5º Estágio Velocidade Kayaks Homens Seniores #canoagem #Milão #Racice

Os atletas da Seleção Nacional de kayaks masculinos de velocidade encontram-se desde o passado domingo em Milão, na pista de Idroscalo a preparar o Campeonato da Europa, que decorre na próxima semana em Racice na República Checa.
Idroscalo será o palco do Campeonato do Mundo Sénior 2015, onde se disputará também o apuramento Olímpico para o Rio 2016 e onde Portugal procurará as primeiras vagas da canoagem portuguesa.
Emanuel Silva (SCPortugal), Fernando Pimenta (CNPLima), João Ribeiro (SLBenfica) e David Fernandes(CNFunchal) preparam as diferentes embarcações K4,K2 e K1 que competirão nas grandes competições Internacionais da presente época, na companhia dos  técnicos Nacionais Hélio Lucas e José Carvalho Sousa até ao próximo dia 28, altura em que viajam para Racice para se juntar à restante comitiva que disputará o Campeonato da Europa.

FPC PRESS

Foto facebook João Ribeiro

4º estágio Equipas Nacionais de Kayak-Polo #canoagem

A seleção Nacional de kayak Polo, sob o comando do Técnico Nacional João Ribeiro, regressa aos trabalhos de preparação da época 2015, no próximo fim-de-semana em Coimbra com um total de 23 atletas, 10 Séniores e 13 Sub21.
A seleção nacional de Kayak polo tem prevista na época 2015 a presença em dois torneios Internacionais, um em França no mês de maio e outro em Junho na Bélgica, ambos de preparação para o Campeonato da Europa, que terá lugar em Setembro em Essen, na Alemanha.
Durante este estágio que decorre Sábado e Domingo, os atletas ficarão alojados no Centro nacional de canoagem em Montemor-o-Velho.

Atletas convocados:

Seniores
Vitor Assunção – Clube Fluvial de Coimbra
Ricardo Assunção – Clube Fluvial de Coimbra
Fernando Lea – Clube Fluvial de Coimbra
Sérgio Bento – Clube Fluvial de Coimbra
Ricardo Coelho – Clube de Canoagem de Setúbal
Nuno Alves – Associação Náutica do Seixal
Daniel Ferreira – Clube Kayak-Polo Barra
Diogo Andrade – Clube Kayak-Polo Barra
Ricardo Pereira – Clube Kayak-Polo Barra
João Roque – AP Sul

Sub-21  <span “=”” style=’outline: 0px; font-weight:inherit;font-style:inherit’>   
Guilherme Rolin – Clube Kayak-Polo Barra
Tiago Rolin – Clube Kayak-Polo Barra
Guilherme Bispo – Clube Kayak-Polo Barra
João Cerol – Clube Kayak-Polo Barra
Luís Duarte – Clube Kayak-Polo Barra
Rafael Silva – Clube de Canoagem de Setúbal
Joel Moutinho – Clube de Canoagem de Setúbal
David Moutinho – Clube de Canoagem de Setúbal
João Esteves – Alhandra Sporting Clube
Fábio Pedroso – Alhandra Sporting Clube
Bruno Silva – Associação Náutica do Seixal
Hélder Rodrigues – Associação Náutica do Seixal
Pedro Assunção – Clube Fluvial de Coimbra

FPC PRESS

Náutico de Ponte de Lima vence Esperanças I em Alcoutim #canoagem

O Clube Náutico de Ponte de Lima venceu este domingo, na vila algarvia de Alcoutim, a primeira prova do Campeonato Nacional de Esperanças que encheu por completo o rio Guadiana, que se apresentou bastante difícil para alguns dos participantes.
O clube minhoto arrecadou um total de 423 pontos, seguido do Clube Náutico de Prado com 316 e do Crestuma com 160 pontos a fechar o pódio desta primeira prova de um total de três que compõem este campeonato nacional.
A nível individual e com mais de 500 atletas em prova, destacamos as dificuldades atípicas presentes neste dia no Rio Guadiana que levou a algumas dificuldades por parte dos atletas menos experientes nas primeiras largadas do dia. Contudo ao longo de toda a manhã foram disputadas grandes provas, com especial destaque para o K1 Cadete Feminino com vitória de Maria rei do SaavedraGuedes, que terminou ao sprint com Sara Sotero(CMCSol) naquela que foi a chegada mais emocionante do dia.
Destaque ainda para Ruben Boas (Gemeses) que foi mais uma vez, no escalão cadete, o melhor atleta em prova, tendo vencido frente a Luis Oliveira Santos do CRPArnelas, repetindo-se as duas posições do Nacional de Fundo do passado mês de Março.
Ainda uma palavra para Márcia Faria do CNPrado, que foi a primeira vencedora de sempre em Portugal em C1 Cadete Feminino, nesta competição, e que embora tendo realizado a prova sozinha, obteve uma excelente participação.
Todos os resultados coletivos e individuais, das mais de 20 regatas disputadas podem ser encontrados em fpcanoagem.pt no menu competições|resultados e em http://resultados.fpcanoagem.pt.

FPC PRESS

IPDJ apoia com 225 mil euros provas internacionais em Montemor-o-Velho #canoagem

O Governo, através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), irá apoiar em 225 mil euros a Taça do Mundo de Velocidade e o Campeonato do Mundo júnior e sub-23 de canoagem, que vão decorrer em Montemor-o-Velho.

De acordo com o contrato-programa de desenvolvimento desportivo em eventos desportivos internacionais, assinado hoje entre o IPDJ e a federação portuguesa de canoagem naquela vila do Baixo Mondego, a Taça do Mundo de Velocidade, a realizar entre 15 e 17 de maio, no centro náutico local, terá uma comparticipação financeira estatal de 70 mil euros.

Já o Campeonato do Mundo júnior e sub-23, entre 22 e 25 de julho, igualmente em Montemor-o-Velho, será alvo de um apoio financeiro de 155 mil euros.

À margem da sessão, em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, disse que Montemor-o-Velho possui “um dos melhores equipamentos do mundo” destinados não só à canoagem, como ao remo, natação e triatlo – numa alusão ao Centro de Alto Rendimento ali instalado -, considerando “importante que seja rentabilizado”.

“As grandes competições servem para montra, mas não são as grandes competições que viabilizam a sustentabilidade destes equipamentos. Se conseguimos ter cá campeonatos da Europa, provas da Taça do Mundo, temos também de ter capacidade de trazer as grandes seleções, as grandes equipas a virem cá fazer os seus estágios e os seus treinos, frisou.

“Isso sim é que garante a sustentabilidade de todo o projeto”, acrescentou Emídio Guerreiro.

Questionado, a esse propósito sobre a falta de unidades de alojamento em Montemor-o-Velho, o governante admitiu que essa é uma dificuldade com que os organismos e entidades ligadas à modalidade se confrontam.

“Tem na região, não tem muito perto, isso implica encontrar outras soluções. Há algumas casas adaptadas para acolher [atletas]. Mais uma vez tem tudo a ver com a raiz disto [do planeamento e construção dos Centros de Alto Rendimento]. Montemor foi pensado, sobretudo, para a canoagem. O Governo anterior pensou uma outra estrutura mais a norte, no Pocinho [rio Douro] para o remo, e a situação é inversa, no Pocinho temos 85 quartos, mas não temos hangares para os barcos, aqui temos a pista para os barcos e não temos a unidade de dormida”, referiu.

No entanto, Emídio Guerreiro considerou que as dificuldades “também constituem uma oportunidade para a vila de Montemor-o-Velho criar essas ofertas diferenciadas”.

“Porque quem vem paga, tanto paga num centro de estágio público como numa residencial, adaptada para esse efeito, privada. Por isso as pessoas também têm de perceber que este esforço público que está a ser feito, quer do poder local, quer do Estado central com os apoios que dá a estes eventos, que para haver alguma continuidade destas diferentes competições, há aqui também um desafio lançado à sociedade que pode criar unidades de negócio”, sustentou Emídio Guerreiro.

desporto.sapo

Troféu José Maurício – 1ª Maratona de #Canoagem – Santarém

O Clube de Canoagem Scalabitano organiza em parceria com a Associação de Canoagem da Bacia do Tejo e da Federação Portuguesa da Canoagem, a 1ª Maratona de Canoagem Troféu José Maurício, no dia 25 de abril com início às 10h30. Esta vai ser a primeira maratona de canoagem a ser realizada em Santarém nos últimos 10 anos, desta forma o grupo organizador pretende trazer de volta à região centro os grandes eventos da Canoagem nacional e também dar continuidade à forte aposta que está a ser feita a nível nacional para o crescimento e desenvolvimento da prática da canoagem. A organização prevê a participação de 10 clubes / 150 atletas.

Data: 25 abr.

Horário: 10h30

Local: Santarém

10452305_838843502818246_6630133777654186835_n