Teresa Portela: «O melhor para mim é treinar sozinha» #canoagem

Foto João Relvas/LUSA

A poucos dias de começar mais um estágio da Seleção Nacional feminina de velocidade, Teresa Portela confidenciou ao nosso jornal as razões por que não tem marcado presença nos trabalhos, apesar de estar convocada. “Tal como aconteceu no ano passado, em 2015 continuo a treinar-me sozinha. Tenho tido a liberdade para fazer o meu próprio planeamento.” E será esta a solução mais eficaz? “Tenho a certeza que sim. O melhor para mim é continuar desta maneira. Foi uma opção que tomei após os Jogos Olímpicos e a experiência do ano passado agradou-me.”

São conhecidos os problemas que a canoísta do Benfica teve com a Federação, ao incompatibilizar-se com o conceituado treinador polaco Ryszard Hoppe, há vários anos radicado em Portugal. “Não sei o que me reserva o futuro, mas neste momento o mais fácil é cada um seguir o seu caminho. Gostei de trabalhar com o Ryszard. Não se trata de ser ou não bom treinador, mas houve uma rutura e o melhor foi separarmo-nos”, explicou.

Novo treinador

Em 2014, Teresa Portela trabalhou com um treinador romeno, mas agora treina-se sob as orientações de um espanhol. “Não tinha condições financeiras para continuar com o anterior treinador. Procurei então um que fosse de mais perto. Não tenho que lhe pagar as despesas das deslocações.”

A canoísta trabalha para continuar a ser a “dona” portuguesa do K1 200 e 500. “Para que isso aconteça, tenho de ganhar a seletiva interna, em março. Não depende só de mim, o nível competitivo está cada vez mais alto. Só depois dessa prova é que poderei planear a época.”

FPC está par de todo o processo

A Federação está a par de todo o processo que envolve a canoísta do Benfica. “A Teresa já tinha manifestado o interesse em focar-se na seletiva interna e ser de novo a representante no K1. Temos várias opções em femininos para outras embarcações, ao contrário do masculino”, explicou o diretor técnico nacional, Ricardo Machado. “Aceitámos o seu pedido, pelo menos até à seletiva. Sabemos o que ela está a fazer, embora se treine à parte. É sempre convocada para os estágios e tem sempre a opção de se treinar com a Seleção.” E as outras canoístas como reagem a esta situação? “Bem. Foi dada a todas a mesma opção de se treinarem sozinhas até à seletiva.”

Jornal Record [AQUI]

Deixe um comentário