Câmara de Viana entrega a clubes gestão de centros náuticos #canoagem

A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta-feira a entrega, em regime de comodato, da gestão de quatro centros náuticos, orçados em mais de sete milhões de euros, a outros tantos clubes do concelho.

Os contratos, que vão ser submetidos a ratificação do executivo municipal na quinta-feira, em sessão ordinária da autarquia, incluem ainda as embarcações e equipamentos entretanto adquiridos pelo município.

Os acordos foram celebrados no domingo passado, entre a Câmara e o Clube de Vela de Viana, o Viana Remadores do Lima, o Darque Kayak Clube e o Surf Clube de Viana.

Em causa estão os centros de Alto Rendimento de Surf, Vela, Remo e Canoagem, que resultam de um investimento superior a sete milhões de euros.

Em comunicado, hoje, a autarquia adiantou que aqueles contratos “definem as condições de comodato dos equipamentos construídos e apetrechados pela Câmara para o desenvolvimento de atividades desportivas náuticas nas vertentes de iniciação, escolar, lazer, adaptada e de turismo”.

“Aos clubes cabe o desenvolvimento da atividade regular de iniciação, formação e competição, assim como atividades diversas, participação em eventos desportivos, a disponibilização de instalações e materiais para grupos de desporto escolar e atividades curriculares, campos de férias, entre outros”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Além do investimento nas infraestruturas, a autarquia “apetrechou” aqueles centros náuticos “de equipamentos no valor global de cerca de 670 mil euros”, desde “embarcações diversas, reboques, capacetes, fatos, pranchas, entre outros, para possibilitar a execução das atividades previstas”.

Construídos no âmbito da marca “Viana Cidade Náutica do Atlântico” os equipamentos estão integrados no projeto “Centro de Mar”, inaugurado em novembro passado a bordo do antigo-navio hospital Gil Eannes.

No âmbito daquela marca, a nível local, mais de mil alunos de mais de 50 turmas das escolas do ensino básico participam, este ano letivo, no programa “Náutica nas Escolas”, destinado a rentabilizar aqueles equipamentos.

A iniciativa, que arrancou no ano letivo 2013/2014 tem, por decisão dos respetivos agrupamentos, os desportos náuticos incluídos no plano curricular ou disponíveis como atividade extralectiva.

A prática das aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares na disciplina de Educação Física estão a ser desenvolvidas naqueles quatro centros náuticos.

Desporto Sapo [AQUI]

Deixe um comentário