RONALD RAUHE CRITÍCA FEDERAÇÃO ALEMÃ DE CANOAGEM

Ronald Rauhe, 13 vezes campeão mundial de velocidade, culpou a Associação de Canoagem Alemã (DKV) pela derrocada histórica no campeonato mundial de velocidade em Moscovo.

“Talvez seja necessário examinar o nosso passado e repensar as velhas qualidades e características que nos trouxeram sucesso. Por outro lado, talvez devêssemos ter uma abordagem mais inovadora e a coragem de experimentar coisas novas”, disse o campeão olímpico de Atenas no canal de TV” ARD “.

A anteriormente bem-sucedida, Associação de Canoagem Alemã, ficou aquém das suas próprias metas para o Campeonato do Mundo na capital russa, com apenas um ouro, uma prata e uma medalha de bronze nas doze modalidades olímpicas. Este é o pior resultado desde a reunificação alemã.

Associação de Canoagem Alemã anunciou que haverá uma análise global dos resultados decepcionantes. “Precisamos investigar onde foram cometidos erros, mas sem stresses ou pressões de tempo”, disse o seu Presidente (DKV) Thomas Konietzko.

Nos campeonatos mundiais em Milão’2015, o objectivo será a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. “No próximo ano temos de nos concentrar no Campeonato Mundial, pois o objectivo são as quotas para os Jogos Olímpicos. Não é impossível.”, disse o treinador Reiner Kiessler.

Em Moscovo, foi evidente que os outros países se foram aproximando e que os atletas de topo mundial estão agora a terminar mais juntos do que nunca. Apesar disso, a Associação de Canoagem Alemã deu seus atletas mais liberdade para a sua educação (estudos) nesta época de provas.

O campeão olímpico Sebastian Brendel (Potsdam) trouxe o único título nas “mais importantes” distâncias olímpicas, nos 1000m. Rauhe (Potsdam) e Tom Liebscher (Dresden) alcançaram a prata no K2 200m, enquanto Yul Oeltze e Ronald Verch (Magdeburg / Potsdam) alcançaram o bronze no C2 1000m.

OS PIORES RESULTADOS DESDE 1990

Apesar do excelente desempenho de Sebastian Brendel, os atletas alemães terminaram os campeonatos mundiais com o pior resultado desde a reunificação alemã.

A equipa, que alcançou muitos sucessos no passado, marcou apenas um ouro, uma de prata e uma medalha de bronze entre as 12 distâncias olímpicas. O objectivo da Associação de Canoagem Alemão era conquistar seis medalhas e alcançar dois títulos.

“Nós não cumprimos os nossos objectivos e vimos mais sombra do que luz”, disse o presidente da associação Thomas Konietzko referindo-se ao decepcionante 4º lugar no quadro de medalhas.

Apenas o campeão olímpico Sebastian Brendel cumpriu as expectativas com a sua medalha de ouro no percurso olímpico de 1000m. Além disso, o campeão europeu de Potsdam ganhou o título Mundial na distância não-Olímpica de 5000m olímpica e acrescentou uma medalha de prata nos também não-Olímpicos 500m, no domingo.

Artigo original Sport1 e tradução para inglês em Sportscene.tv

SARA RAFAEL VICE CAMPEÃ DA EUROPA DE SURFSKI – OCEAN RACING

A portuguesa Sara Rafael conquistou o título de Vice Campeã Europeia de Canoagem de Mar em SS1 Sénior Feminino no 1º Campeonato da Europa de Ocean Racing (que engloba surfski e OC-1) que se realizou em Portugal no percurso entre a praia da Apúlia e Vila do Conde.

A atleta do Clube Naval de Sesimbra percorreu os 17 quilómetros de prova em  1:22:57,02 horas, perdendo apenas para a francesa Angie Mouden (1:16:41,48) em 3º lugar ficou a britânica Chloe Bunnett (1:23:38,95).

David Fernandes foi o melhor português da geral com o 9º lugar absoluto com 1:10:40,73, seguido de Guilherme Cabral em 13º com 1:11:27,22, Luís Ventura “Varino” em 18º com 1:12:09,32 e Bruno Rafael em 22º com 1:12:57,78.

OUTROS PORTUGUESES EM PROVA***

João Silva em surfski JUN foi o 2º classificado (1:16:16,56) atrás do francês Noe Pelizza (1:09:54,683) e Ricardo Rodrigues foi 4º classificado (1:21:10,34).

Fábio Cameira foi 4º classificado em surfski SUB23 com 1:16:39,96

Joana Moura venceu a categoria surfski JUN F com 1:32:25,73 e Andreia Ribeiro foi 2º classificada com 2:16:40,40.

Catarina Santos em surfski SUB23 F foi 2º classificada (1:32:34,80) e Ana Rolla foi 3ª classificada (1:33:45,02).

Jorge Ramos foi 3º classificado em surfski Master 60-64 com 1:55:09,29.

Ana Duarte (CN Sesimbra) ficou em 2º lugar (1:47:39,20) na categoria SS Master 45-49 F e Ana Belén Acuña foi 3º classificada (!:49:34,51).

*** Títulos não validados por não termos o mínimo de países representados na categoria em que o/a atleta competiu.

PRIORIDADE À PRATA? – A opinião de Mário Santos

image

Jornal A BOLA, 15/08/2014, sem link

A canoagem granjeou um capital mediático invulgar, reforçado com a brilhante medalha de prata do K4 1000 (regata rainha da canoagem) nos Mundiais de Moscovo. Uma tripulação sem estatuto prioritário na seleção, apesar dos seus repetidos resultados de excelência internacional.

Depois de “cair” o K2 1000 que deu a única medalha olímpica a Portugal, será que este K4, vice-campeão do Mundo e com ouro (2011), prata (2013) e bronze (2014) nos Europeus  será uma prioridade face ao valiosíssimo e aparentemente intocável projeto individual? É que o K1, vencendo a final… B (10.º), nem o apuramento olímpico garantiria.

Este K4 de eleição apenas falhou uma vez, rumo a Londres2012, em 2011, um só mês depois de ser campeão da Europa, com recorde do Mundo. Em regata “atípica”: foi o barco mais rápido em três dos quatro segmentos de 250 metros, mas também foi claramente o mais lento no restante, entre os 500 e os 750 metros. Inédito!

O objetivo das medalhas deve ser assumido, sem medo. Há metas contratualmente fixadas entre atletas, federações e a tutela, pelos quais o Estado aloca meios financeiros, técnicos e humanos, superiores a 50.000 euros ano/atleta, só concebíveis para resultados de excelência.

Para Londres2012, não foi consensual a inequívoca aposta federativa no K2 1000 em detrimento do K1 que alguns, com diminuta informação, defendiam. Privilegiamos o sucesso. A novela do K1, alavancada por estranha pressão mediática, teve ameaças de recurso a tribunais e culminou com a recusa em competir, sem, no entanto, abdicar do soldo. Esqueceram-se da posterior peregrina ideia de mudança de nacionalidade? A memória é um dos nossos mais preciosos bens. Preservem-na.

Analisando os resultados, e fazendo ouvidos moucos às desculpas do vento, ondas, sol, chuva, azar e aos dias “não”, que são para todos, qualquer cego vê qual deve ser a preferência rumo à excelência. Que umbigos de platina não se imponham ao valor da “prata”.

Mário Santos, Presidente FPC 2004-2013, Chefe de Missão Jogos Olímpicos Londres’2012

ALERTA TREINOS / TRAINING ALERT – ECA Ocean Racing

SURFSKI-PORTUGAL

ALERTA TREINOS

As sessões de treinos de quarta-feira e quinta-feira à tarde terá lugar em condições muito difíceis. Recomendamos apenas para remadores bastante experientes.

Pode haver um mini-downwind adicional na quinta-feira de manhã ao invés do da tarde.

Treino na sexta-feira à tarde foi cancelado.

Não vamos assumir a responsabilidade sobre qualquer um que não siga estas regras. 

TRAINING ALERT

Practice sessions on Wednesday and Thursday afternoon will take place in very difficult conditions. Recommended only for very experienced paddlers.

There may be an additional mini-downwind on Thursday morning instead of the afternoon.

Workout on Friday afternoon was canceled.

We will not take responsibility for anyone who does not follow these rules.

View original post