Ryszard Hoppe honrado com distinção do governo polaco

Imagem

Ryszard Hoppe – Foto AMÂNDIA QUEIRÓS

SELECIONADOR NACIONAL RECEBEU MEDALHA DE MÉRITO

O selecionador português de canoagem, Ryszard Hoppe, manifestou-se este sábado “muito honrado” com a medalha de mérito com que foi agraciado pelo governo da Polónia, que abriu um consulado no Porto.

“Este é um prémio muito importante, dedicado aos polacos que se distinguem no Mundo. Habitualmente, é entregue a pessoas importantes da política, da cultura… É bom para mim. Não esqueceram que o Hoppe ainda funciona”, disse.

Em declarações à Lusa, o técnico de 63 anos revela que o seu trabalho em Portugal “tem sido acompanhado atentamente na Polónia, principalmente após a medalha de prata em Londres’2012”, com o K2 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva.

“Também tiveram grande impacto na Polónia distinções em Portugal nas quais fiquei à frente do selecionador de futebol Paulo Bento”, acrescentou.

À margem do prémio, Ryszard Hoppe diz que as equipas da seleção estão a “trabalhar normalmente” para os Europeus da Alemanha, em julho, e Mundiais da Rússia, em agosto.

“Está tudo calmo. Eu e o Tiago Lourenço com a equipa feminina e as canoas e o Hélio Lucas e o ‘Chalana’ (José Sousa) com a equipa masculina de caiaques. No fim da época, avaliaremos os resultados e logo decidiremos o que fazer para 2015, o ano do apuramento olímpico”, completou.

Jornal Record (Agência LUSA), 31/5/2014

Portugal conquista três medalhas em Piestany

Imagem

Tiago Tavares – Pódio C1 Sub-23 500m, foto FPC

REGATA DECORRE NA ESLOVÁQUIA

Portugal conquistou estes sábado três medalhas na Regata Internacional de Piestany, disputada pela Seleção Nacional de velocidade, Júnior e sub-23.

Tiago Tavares venceu o ouro, Márcia Aldeiras o bronze e Arménio José a prata, todos em finais de 500 metros. A prova prossegue no domingo.

Resultados deste sábado:

Hugo Figueiras – Heats – K1 Junior Masculinos 500m – 3.º Lugar – Apurado SF
Márcia Aldeiras – Heats – K1 Junior Femininos 500m – 1.º Lugar – Apurada FINAL A
Arménio José – Heats – C1 Jun Masculinos 500m – 2.º Lugar- Apurado Final A
Tiago Tavares – Heats – C1 sub-23 Masculinos 500m – 2.º Lugar- Apurado FINAL A
Hugo Figueiras – SF – K1 Junior Masculinos 500m – 3.º Lugar – Apurado FINAL A
Tiago Tavares – Heats – C1 sub-23 Masculinos 500m – medalha de ouro
Márcia Aldeiras – FINAL A – K1 Junior Femininos 500m – medalha de bronze
Hugo Figueiras – FINAL A – K1 Junior Masculinos 500m – 7.º Lugar
Arménio José – FINAL A – C1 Junior Masculinos 500m – medalha de prata

Calendarização para domingo:

7H15 – Hugo Figueiras – Heats – K1 Junior Masculinos 200m
7H52 – Márcia Aldeiras – Heats – K1 Junior Femininos 200m
8H16 – Arménio José – Heats – C1 Junior Masculinos 200m
13H04 – Tiago Tavares – FINAL A – C1 sub-23 Masculinos 200m

Jornal Record – 31/5/2014

José Carvalho falha entrada para o Projeto Olímpico Rio de Janeiro’2016

Imagem

FOI 35.º EM C1 NOS EUROPEUS DE SLALOM

O canoísta José Carvalho (C1) falhou esta sexta-feira o objetivo das meias-finais nos Europeus de slalom em águas bravas, hipotecando assim a hipótese de entrar para o Projeto Olímpico Rio de Janeiro’2016.

O atleta da AD Amarante procurava colocar Portugal nos 10 primeiros países, para assim atingir o seu objetivo, mas o sonho ruiu quando falhou a penúltima porta da segunda manga, que lhe custou uma decisiva penalização de 50 segundos.

José Carvalho completou a primeira manga com 104.274 pontos, cedendo um toque (dois segundos de penalização por cada toque) e alcançado a 31.ª posição.

Na segunda passagem arriscou mais e falhou a penúltima porta, o que lhe iria custar uma penalização de 50 segundos, concluindo com 152.33 pontos. O canoísta terminou em 35.º da geral, ficando a meros quatro segundos da meia-final, onde poderia lutar pelo seu objetivo.

José Carvalho segue agora para Londres, onde se junta a Ivan Silva, para disputar, entre 6 e ou de junho, a Taça do Mundo, que decorrerá em Lee Valley, na pista Olímpica de Londres’2012, palco do Campeonato do Mundo de 2015 e onde se disputará o apuramento Olímpico para o Rio de Janeiro’2016.

Os Mundiais de slalom decorrem em setembro, nos Estados Unidos: dadas as condicionantes financeiras, assumidas pela federação, colocam em dúvida a participação dos portugueses, em busca da desejada integração no Projeto Olímpico Rio de Janeiro’2016.

Jornal Record (LUSA), 30/5/2014

Douro Canoa Clube conclui obras de cobertura das suas instalações

Imagem

Com a conclusão das obras de cobertura das suas instalações, o Douro Canoa Clube deu um passo importante na instituição da sua actividade.

As condições agora criadas vão permitir, ao DCC, melhorar a sua resposta aos anseios dos jovens que o procuram, sobretudo ao nível da qualidade da preparação desportiva. Para além de hangar de embarcações as instalações desportivas do DCC passam a contar, agora, também com ginásio e gabinete para a Direcção e equipa técnica.

Estas condições aliadas ao esplêndido plano de água que o rio Douro oferece, ali junto à barragem, para a prática da Canoagem, são um forte estímulo para que o Douro Canoa Clube se torne numa associação desportiva de sucesso.

Assim, é com enorme satisfação que Atletas, Técnicos e Dirigentes vêem o resultado da união de esforços na concretização deste anseio, através do qual lhes permite verificar que a dignidade da sua preparação desportiva está mais protegida.

É de salientar o empenhamento da Câmara Municipal de Gondomar e da União das Juntas de Freguesia Foz do Sousa e Covelo, que reconhecendo a qualidade da actividade desenvolvida pelo Douro Canoa Clube sempre demonstraram disponibilidade, para apoiar o DCC nas suas necessidades e projectos, tendo orgulho no êxito desportivo já alcançado por este jovem Clube de Canoagem.

DCC – 30/5/2014

SAMUEL AMORIM – ATLETA DO ANO CNID/AJD

Imagem

O canoísta Samuel Amorim foi distinguido com o Prémio Atleta do Ano pela Associação de Jornalistas de Desporto.

Em representação do atleta do Clube de Náutico de Ponte de Lima esteve o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix.

Samuel Amorim, representando a Selecção Nacional de Canoagem, alcançou em 2013 o título de Campeão do Mundo de Maratona de Sub-23 em C1, nos Mundiais de Copenhaga – Dinamarca; vice-campeão da Europa de C1 Sub-23 em Vila Verde – Portugal e a medalha de bronze nos Jogos Mundiais em Cali – Colômbia em C2 senior com Duarte Lacerda (CN Ponte Lima).

A cerimónia decorreu no Teatro Tivoli em Lisboa e o seu encerramento coube ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude que destacou a importância dos Prémios CNID/AJD ao distinguirem “um conjunto de atletas de vários modalidades e a imprensa regional”, fazendo um apelo à imprensa desportiva no sentido de facultarem mais espaço às modalidades.

Imagem

José Carvalho (C1) quer levar slalom português ao Rio2016

Imagem

O canoísta José Carvalho (C1) quer chegar aos 10 primeiros lugares nos Europeus de slalom, de sexta-feira a domingo em Viena, na Áustria, para alimentar o sonho de competir nos Jogos Olímpicos Rio2016.

“O primeiro objetivo é passar à semifinal e tentar integrar o Projeto Olímpico 2016. Para isso, preciso estar nos 10 melhores países em prova”, esclareceu o único português em competição.

Em declarações à agência Lusa, o canoísta da AD Amarante assume que está a “ganhar cada vez mais forma”, mas adverte que “o objetivo não são os Europeus ou Mundiais deste ano, mas o apuramento olímpico”, que decorrerá em 2015 em Londres.

“Foi por pouquito [que não cheguei a Londres2012]. Por erros da ICF [federação internacional], porque sobrou uma vaga na altura. Quem devia ter ido era eu, mas foi um argentino. Politiquices…”, lamentou.

José Carvalho lamenta a ausência de qualquer pista de slalom em Portugal, recordando que, face a essa limitação, está em “clara desvantagem” perante os seus rivais internacionais.

“Enquanto os outros trabalham todo o ano em pista artificial com outras condições e movimentos de água, nós evoluímos em rio natural com grande variação de água. Ora há muita, ora pouca, ou não treinamos no verão porque não há água. Os outros não passam por isso”, vincou.

O canoísta considera que entrar no Projeto Olímpico Rio2016 lhe permitiria ter mais condições para competir internacionalmente e assim potenciar as suas possibilidades de qualificação para o Brasil.

O crónico campeão nacional das canoas em águas bravas vai participar “desfalcado” do também amarantino Ivan Silva (K1), impedido de ir a Viena por motivos profissionais.

José Carvalho, que em abril esteve em destaque na Taça Pireneus, onde conquistou o bronze, vai ser orientado pelo técnico Pere Guerrero.

Desde 2000 que Portugal não está representado em slalom nos Jogos Olímpicos.

Terminado o campeonato da Europa, José Carvalho junta-se em Londres a Ivan Silva e ambos competem de 06 a 08 de junho na Taça do Mundo que decorrerá em Lee Valley, pista Olímpica de Londres 2012 e palco do Campeonato do Mundo de 2015, onde se disputará o apuramento Olímpico para o Rio2016.

Desporto.Sapo, 29/5/2014