“A CRISE É MUITO GRANDE E ESTE DESPORTO É CARO” KAYAK-POLO

Imagem

Foto (C)2013 {Paulo Cunha Cavaco}, all rights reserved

Jornal O JOGO, 4/03/2014 – Sem link – David Vaz

Praticar kaya-polo não será para todos, a começar pelos gastos, que são consideráveis e obrigam a um investimento que muitos bolsos não suportam. O preço de uma embarcação ronda os 1500 euros e as pagaias custam 300. Como estas são utilizadas nos choques, cada jogador pode precisar de umas seis por época. Em Setúbal, o equipamento da equipa A é exclusivo dos jogadores e muitos deles investem parte dos seus rendimentos em material. Já o material utilizado por toda a formação pertence ao clube. “Apesar de não ser de topo, há equipamento para todos os miúdos e nenhum deles gasta dinheiro para treinar”, diz João Botelho, recordando que há dez anos “era mais fácil convencer um pai a comprar material do que agora”:“A crise é muito grande e este é um desporto caro, o que complica tudo.” “As Seleções Nacionais perdem bons atletas por não existir dinheiro para investir em material e na formação”, conclui.

CURIOSIDADES – SAIBA QUE

Kayak polo é uma disciplina de canoagem que se disputa numa área delimitada em piscinas, rios ou lagos e cujo objetivo consiste em marcar golos numa baliza suspensa.

Nos Mundiaisde 2004,no Japão, e 2006,na Holanda, Portugal foi oitavo. Nos Europeus de 2005,em Madrid, a Seleção foi sétima.

Em Portugal, o campeonato é decidido pelo somatório de cinco torneios autónomos.

Em 2006 registou-se um “boom”, com 20 equipas.

Deixe um comentário