DIOGO LOPES – CAMPEÃO APONTA AOS JOGOS

Image

Diogo Lopes – Europeu de Velocidade – Montemor-o-Velho

Diogo Lopes viveu um ano de sonho, sagrando-se campeão europeu e vice-campeão mundial de juniores, em K1 200. Agora, aponta aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, embora até lá tenha Europeus e Mundiais – já como sénior – para confirmar qualidades e obter os mínimos. “Foi uma grande época, com bons resultados, fruto de muito trabalho, perseverança e empenho”, diz o jovem canoísta, de 18 anos, estudante de Desporto, natural da Mexilhoeira da Carregação e praticante há sete anos. “Comecei numa colectividade da minha terra com o rio aos pés, influenciado por um tio. Nos últimos cinco anos passei a representar o Castores e todo o meu plano de trabalho é traçado pelo Nuno. O rio ao pé de casa? É um privilégio e uma fonte de motivação”, reconhece o campeão, confessando que só no inverno, nos dias de muito frio e vento, trocas as águas do Arade pela preparação física no ginásio. Satisfeito pela maior divulgação da modalidade, Diogo considera que as medalhas olímpicas de Pimenta e Emanuel Silva contribuíram para este “boom”, a que ele se associou, conquistando a já citada prata no mundial de juniores, e falhando o ouro por nove milésimos de segundo. “A prova correu bem e fiquei contente. Nos 200 metros as diferenças são sempre mínimas”, conclui.

Excerto da reportagem de 27/12/2013 no Jornal O JOGO – Hélio Nascimento. Sem link

“PORTUGAL TEM TUDO PARA SER UMA POTÊNCIA MUNDIAL”

Image

Nuno Silva, Diogo Lopes, Luís Ventura – Campeonato da Europa de Velocidade – CAR Montemor

“Todos os nossos canoístas presentes nos Jogos Olímpicos obtiveram marcas significativas, ficando nos oito primeiros lugares. Para lá das medalhas, metade dos pontos conquistados nos Jogos de Londres foram da canoagem, A esta metade corresponde cinco por cento da verba dada pelo Comité Olímpico Português”, lamenta Nuno Silva, justificando o desânimo e o desconsolo dos dirigentes da canoagem. “Houve um certo baixar de braços porque constataram que fazendo muito ou pouco vai tudo dar ao mesmo”. Apesar destas vicissitudes, Nuno Silva é optimista e acredita que “Portugal tem tudo para ser uma potência mundial. Temos condições naturais e bom clima e nos próximos Jogos vamos conquistar mais medalhas, o que é raro, porque neste tipo de modalidades as medalhas nem sempre se reproduzem”. A canoagem, argumenta, pode ser excepção. “Sabemos que é duro e todos querem ganhar, mas temos um vice-campeão mundial de juniores [Diogo Lopes] e alguns bons indicadores, o que leva a prever mais sucessos”.

Excerto da reportagem de 27/12/2013 no Jornal O JOGO – Hélio Nascimento. Sem link

HELENA RODRIGUES – “OS OBJETIVOS SÃO OS MESMOS”

Apresentacao da equipa de canoagem do Clube Naval do Funchal

Original Tribuna da Madeira. Helena Rodrigues é agora uma ‘mamã olímpica’ Tornou-se mãe a 10 de setembro, mas já está em forma e a treinar normalmente para esta altura do ano. A Madalena trouxe-lhe outra força.

A Madalena nasceu a 10 de setembro e, como é natural, mudou por completo o mundo de Helena Rodrigues. A canoísta de 29 anos, que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim e saiu diplomada nos Jogos Olímpicos de Londres, não esconde sentir outra pujança na sua carreira e espera contar com o apoio da filha no Brasil, em 2016.

Como está a correr esta nova fase da vida?

Está a correr tudo bem. A gravidez decorreu de forma normal, deu para treinar e manter a forma, consoante os diferentes momentos, só na ponta final limitei-me a fazer ginásio. Um mês e meio depois do parto recomecei os treinos, de forma gradual, e estou já a entrar em forma e a treinar normalmente para esta altura do ano.

Qual a diferença?

A disponibilidade não é a mesma, é preciso fazer um pouco mais de ginástica para conseguir conciliar horários (risos), mas é possível, também graças à ajuda da minha mãe. Mais um momento importante na sua vida, desta vez a outro nível… Cada momento na vida tem a sua importância, este é completamente diferente porque é para toda a vida.

Quais os objetivos a curto prazo em termos desportivos?

Estou a recuperar bem a forma e quero, no próximo ano, alcançar boas classificações a nível nacional para poder ser opção para o selecionador nacional e ser chamada a algumas provas internacionais, que serão importantes para poder ganhar ritmo.

A participação em estágios será possível?

A partir de janeiro começam os estágios e já sei que serei convocada. Manifestei a minha disponibilidade ao selecionador e ele respondeu que contava comigo. Vou começar mais devagar, respeitando os ritmos, e tenho a certeza que há de correr bem.

Ser mãe mudou a forma de estar na canoagem?

Deu-me uma vontade de treinar diferente. Os objetivos são os mesmos, mas quando estou a treinar sinto que tenho de dar um pouco mais, como que para rentabilizar todo o tempo em que não estou com ela. Não é por ela ter nascido que vou abdicar da minha carreira desportiva, não quero que isso aconteça ou que ela venha mais tarde a sentir isso. Quero que seja mais uma espetadora a puxar por mim.