2013 – 23 MEDALHAS INTERNACIONAIS GANHAS PELA CANOAGEM

Image

Samuel Amorim – Campeão Mundial de Maratonas C1 SUB23

Em 2013 a canoagem alcançou 23 medalhas em competições internacionais. Em Campeonatos do Mundo alcançamos 5, em Campeonato da Europa foram 8, duas nos Jogos Mundiais de Cali – Colômbia, 4 em Taças do Mundo, duas nas Universíadas e duas na Regata Internacional de Piestany – Eslováquia.

Venha 2014!

MARATONA

CAMPEONATO DA EUROPA, PRADO – PORTUGAL

1

OURO RUI LACERDA C1 SUB23

2

PRATA SAMUEL AMORIM C1 SUB23

3

PRATA JOSÉ RAMALHO K1 SENIOR

4

PRATA MIGUEL RODRIGUES K1 JUNIOR
CAMPEONATO DO MUNDO, COPENHAGA – DINAMARCA

5

OURO SAMUEL AMORIM C1 SUB23

6

BRONZE RUI LACERDA C1 SUB23
JOGOS MUNDIAS, CALI – COLOMBIA

7

PRATA ALFREDO FARIA K1 SENIOR

8

BRONZE RUI LACERDA/SAMUEL AMORIM C2 SENIOR

VELOCIDADE

CAMPEONATO DA EUROPA JUN/SUB23, POZNAN – POLÓNIA

9

OURO DIOGO LOPES K1 JUN 200M

10

BRONZE JOANA VASCONCELOS K1 SUB23 200M
CAMPEONATO DA EUROPA, MONTEMOR-O-VELHO – PORTUGAL

11

PRATA FERNANDO PIMENTA K1 SEN 5000M

12

PRATA F.PIMENTA, E.SILVA, J.RIBEIRO, D.FERNANDES K4 SEN 1000M
CAMPEONATO DO MUNDO JUN/SUB23, WELLAND – CANADÁ

13

PRATA DIOGO LOPES K1 JUN 200M

14

PRATA JOANA VASCONCELOS K1 SUB23 200M
CAMPEONATO DO MUNDO, DUISBURGO – ALEMANHA

15

OURO EMANUEL SILVA/JOÃO RIBEIRO K2 SEN 500M
TAÇA DO MUNDO I, SZEGED – HUNGRIA

16

BRONZE J.VASCONCELOS, T.PORTELA K2 SEN 500M

17

BRONZE F.PIMENTA, E.SILVA K2 SEN 500M
TAÇA DO MUNDO II, RACICE – REPUBLICA CHECA

18

OURO E.SILVA, F.PIMENTA K2 SEN 500M

19

PRATA F.PIMENTA, E.SILVA, J.RIBEIRO, D.FERNANDES K4 SEN 1000M
UNIVERSÍADAS 2013, KAZAN, RÚSSIA

20

OURO FERNANDO PIMENTA K1 500M

21

OURO FERNANDO PIMENTA K1 1000M
REGATA INTERNACIONAL DE PIESTANY, ESLOVÁQUIA

22

OURO DIOGO LOPES K1 JUN 200M

23

OURO TIAGO TAVARES C1 SUB23 500M

O BRILHO DE PORTUGAL NA CANOAGEM E A AUSÊNCIA DE OUTRAS SELECÇÕES

Image

Público, 31/12/2013

Balanço de 2013 nas outras modalidades que não o futebol.

Em 2013, a canoagem portuguesa conquistou 13 medalhas, em várias especialidades e escalões etários, em Europeus e Mundiais. A mais relevante foi a obtida por Emanuel Silva e João Ribeiro em K2 500 metros no Mundial sénior realizado na Alemanha. Pela primeira vez, Portugal consegue um título mundial absoluto na velocidade, a disciplina rainha da modalidade responsável pelo único pódio do país nos Jogos de Londres. É, curiosamente, com uma tripulação relativamente improvisada que a medalha de ouro é alcançada: o parceiro natural de Emanuel Silva seria Fernando Pimenta, a dupla responsável pela prata olímpica em K1 1000m, mas as divergências deste último com a federação fizeram-no abdicar do evento. João Ribeiro já tinha sido vice-campeão mundial da distância em 2010, então numa dupla com Pimenta.

NOVA PISTA DE VELOCIDADE DE CANOAGEM

Image

WSC – SÃO DOMINGOS WATERSPORTS CENTRE

O Clube Náutico de Mértola em parceria com a Câmara Municipal de Mértola e a ARKHÉTYPOS e com o apoio do PRODER vai avançar com a construção de uma pista de canoagem e remo, tendo já as necessárias licenças e o financiamento aprovado.

A pista de canoagem de velocidade preparada com 9 pistas para regatas de 200, 500 e 1000 metros vai assegurar as condições para competições nacionais e internacionais, dando a Portugal uma segunda pista de canoagem.

O site do WSC tem toda a informação sobre o projecto. Podem ver AQUI.

CANOAGEM – FACTO DESPORTIVO DO ANO

A medalha de ouro no Mundial em Duisburgo – Alemanha, em K2 500 metros, alcançada pelos nossos grandes campeões Emanuel Silva e João Ribeiro foi considerado um dos maiores factos desportivos do ano e aparece em primeiro neste excelente vídeo.

SÃO TOMÉ – REFORÇA APOIO À CANOAGEM

Image

São Tomé, 26 Dez (STP-Press)– O Presidente da República, Manuel Pinto da Costa vai reforçar apoio para a incrementação da modalidade de canoagem em São Tomé e Príncipe, anunciou um responsável da modalidade no país.

Romuel d’Apresentação, seleccionador nacional da modalidade e porta-voz dos cinco membros da delegação de canoagem que esteve em Tunis, que, revelou o facto à imprensa, esta quarta-feira, após uma audiência no palácio do Morro na cidade da Trindade, acrescentou que o Chefe de Estado se comprometeu em auxiliar os atletas com alguns incentivos visando a conquista dos mínimos indispensáveis e qualificativos para os jogos olímpicos de [Brasil], em 2016.

No mês de Novembro em Tunis (Tunísia), no âmbito do campeonato africano unificado de canoagem, Bully Afonso e Altamiro de Ceita, conquistaram uma medalha de prata e duas bronze, convertendo São Tomé e Príncipe em vice-campeão de África da modalidade.

De acordo com D’Apresentação, e antes da disputa dos mínimos para os jogos de Brasília em 2016, a canoagem tem doravante pela frente os jogos olímpicos da CPLP, em Janeiro de 2014, em Goa (Índia), bem como jogos africanos da juventude.

DIOGO LOPES – CAMPEÃO APONTA AOS JOGOS

Image

Diogo Lopes – Europeu de Velocidade – Montemor-o-Velho

Diogo Lopes viveu um ano de sonho, sagrando-se campeão europeu e vice-campeão mundial de juniores, em K1 200. Agora, aponta aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, embora até lá tenha Europeus e Mundiais – já como sénior – para confirmar qualidades e obter os mínimos. “Foi uma grande época, com bons resultados, fruto de muito trabalho, perseverança e empenho”, diz o jovem canoísta, de 18 anos, estudante de Desporto, natural da Mexilhoeira da Carregação e praticante há sete anos. “Comecei numa colectividade da minha terra com o rio aos pés, influenciado por um tio. Nos últimos cinco anos passei a representar o Castores e todo o meu plano de trabalho é traçado pelo Nuno. O rio ao pé de casa? É um privilégio e uma fonte de motivação”, reconhece o campeão, confessando que só no inverno, nos dias de muito frio e vento, trocas as águas do Arade pela preparação física no ginásio. Satisfeito pela maior divulgação da modalidade, Diogo considera que as medalhas olímpicas de Pimenta e Emanuel Silva contribuíram para este “boom”, a que ele se associou, conquistando a já citada prata no mundial de juniores, e falhando o ouro por nove milésimos de segundo. “A prova correu bem e fiquei contente. Nos 200 metros as diferenças são sempre mínimas”, conclui.

Excerto da reportagem de 27/12/2013 no Jornal O JOGO – Hélio Nascimento. Sem link

“PORTUGAL TEM TUDO PARA SER UMA POTÊNCIA MUNDIAL”

Image

Nuno Silva, Diogo Lopes, Luís Ventura – Campeonato da Europa de Velocidade – CAR Montemor

“Todos os nossos canoístas presentes nos Jogos Olímpicos obtiveram marcas significativas, ficando nos oito primeiros lugares. Para lá das medalhas, metade dos pontos conquistados nos Jogos de Londres foram da canoagem, A esta metade corresponde cinco por cento da verba dada pelo Comité Olímpico Português”, lamenta Nuno Silva, justificando o desânimo e o desconsolo dos dirigentes da canoagem. “Houve um certo baixar de braços porque constataram que fazendo muito ou pouco vai tudo dar ao mesmo”. Apesar destas vicissitudes, Nuno Silva é optimista e acredita que “Portugal tem tudo para ser uma potência mundial. Temos condições naturais e bom clima e nos próximos Jogos vamos conquistar mais medalhas, o que é raro, porque neste tipo de modalidades as medalhas nem sempre se reproduzem”. A canoagem, argumenta, pode ser excepção. “Sabemos que é duro e todos querem ganhar, mas temos um vice-campeão mundial de juniores [Diogo Lopes] e alguns bons indicadores, o que leva a prever mais sucessos”.

Excerto da reportagem de 27/12/2013 no Jornal O JOGO – Hélio Nascimento. Sem link

HELENA RODRIGUES – “OS OBJETIVOS SÃO OS MESMOS”

Apresentacao da equipa de canoagem do Clube Naval do Funchal

Original Tribuna da Madeira. Helena Rodrigues é agora uma ‘mamã olímpica’ Tornou-se mãe a 10 de setembro, mas já está em forma e a treinar normalmente para esta altura do ano. A Madalena trouxe-lhe outra força.

A Madalena nasceu a 10 de setembro e, como é natural, mudou por completo o mundo de Helena Rodrigues. A canoísta de 29 anos, que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim e saiu diplomada nos Jogos Olímpicos de Londres, não esconde sentir outra pujança na sua carreira e espera contar com o apoio da filha no Brasil, em 2016.

Como está a correr esta nova fase da vida?

Está a correr tudo bem. A gravidez decorreu de forma normal, deu para treinar e manter a forma, consoante os diferentes momentos, só na ponta final limitei-me a fazer ginásio. Um mês e meio depois do parto recomecei os treinos, de forma gradual, e estou já a entrar em forma e a treinar normalmente para esta altura do ano.

Qual a diferença?

A disponibilidade não é a mesma, é preciso fazer um pouco mais de ginástica para conseguir conciliar horários (risos), mas é possível, também graças à ajuda da minha mãe. Mais um momento importante na sua vida, desta vez a outro nível… Cada momento na vida tem a sua importância, este é completamente diferente porque é para toda a vida.

Quais os objetivos a curto prazo em termos desportivos?

Estou a recuperar bem a forma e quero, no próximo ano, alcançar boas classificações a nível nacional para poder ser opção para o selecionador nacional e ser chamada a algumas provas internacionais, que serão importantes para poder ganhar ritmo.

A participação em estágios será possível?

A partir de janeiro começam os estágios e já sei que serei convocada. Manifestei a minha disponibilidade ao selecionador e ele respondeu que contava comigo. Vou começar mais devagar, respeitando os ritmos, e tenho a certeza que há de correr bem.

Ser mãe mudou a forma de estar na canoagem?

Deu-me uma vontade de treinar diferente. Os objetivos são os mesmos, mas quando estou a treinar sinto que tenho de dar um pouco mais, como que para rentabilizar todo o tempo em que não estou com ela. Não é por ela ter nascido que vou abdicar da minha carreira desportiva, não quero que isso aconteça ou que ela venha mais tarde a sentir isso. Quero que seja mais uma espetadora a puxar por mim.

FEDERAÇÃO – ASSEMBLEIA-GERAL – APROVAÇÃO PLANO ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2014

A Federação Portuguesa de Canoagem vai realizar a Assembleia-Geral no dia 28 de Dezembro pelas 15:30 no Auditório do Centro Náutico Eng.º Edgar Cardoso.

A ordem de trabalhos é de discussão e deliberação para aprovação do Plano de Actividades e Orçamento 2014.

O Plano de Actividades 2014 está disponível AQUI.

O Orçamento de 2014 está disponível AQUI.

SLALOM – ÁGUAS BRAVAS CLUBE VENCE TAÇA CIDADE DE AMARANTE

O Águas Bravas Clube venceu a Taça Cidade de Amarante de Slalom que se realizou no passado dia 22 de Dezembro. A Associação Desportiva de Amarante foi 2ª e o Aventura Marão Clube terminou na 3ª posição.

Lara Silva, Ivan Silva e Rui Ferreira foram os vencedores individuais, nas categorias K1 F, K1 M e C1 M, respectivamente.

Os pódios individuais. Resultados completos AQUI.

K1 Feminino

 

Atleta

Clube

1

Lara Silva

ABravasC

2

Ana Gomes

AMarãoC

3

Sara Bastos

ADAmarante

K1 Masculino

 

Atleta

Clube

1

Ivan Silva

ABravasC

2

Pedro Magalhães

ABravasC

3

Tiago Mendes

ADAmarante

C1 Masculino

 

Atleta

Clube

1

Rui Ferreira

ADAmarante

2

Daniel Ribeiro

ABravasC

3

Tiago Teixeira

ABravasC