Crónica do Rio de Janeiro – “Evento Teste Canoagem AqueceRio 2015”

Aproveitando uma deslocação pessoal ao Rio de Janeiro, eis que me deparo com datas coincidentes com o Evento Teste da Canoagem a decorrer entre 4 e 6 de Setembro na Lagoa Rodrigues de Freitas. Por isso não poderia deixar de comparecer.
O ambiente que se vive nestes dias, no Rio de Janeiro, é um ambiente muito desportivo, com a Organização Aquece Rio a testar os locais onde se irão realizar as competições Olímpicas em 2016. 
Também por motivos familiares neste evento não poderei fazer comentários de todos os dias de competição,  mas poderei dar a opinião sobre o primeiro dia de competições e também sobre o local do evento.

4 de setembro- Dia 1 
Lagoa Rodrigues de Freitas no Rio de Janeiro é um dos locais privilegiados para a prática de actividades desportivas. Lago enorme e que nas primeiras horas da manhã se apresenta como um verdadeiro espelho de água. No entanto a parte não visível é a que apresenta piores condições. Poluição e contaminação das águas são um problema sério, mas ao mesmo tempo a presença de algas ainda piora mais as condições do local. Esperemos que até à data do evento Olímpico se realizem algumas limpezas de fundo no local.

Primeiras competições e primeiras surpresas: Canoas (C) do Brasil em greve! Tal como o Notícias Canoagem já publicou  os atletas revindicam desde há muito tempo por verbas atribuídas. 
Seguem-se novas surpresas com o k1, onde o nosso Fernando Pimenta se apura directamente para a final do k1 1000m ao vencer a sua eliminatória. Alguns dos presentes na mesma se queixam de não saber que apurava um directo para a final…
Todos os Portugueses conseguem os apuramentos para as finais da sua distância (também a Teresa Portela no k1 500m e Hélder Silva no C1 200m). 
A participação resume-se a cerca de 150 atletas, mas todos de renome internacional e com curriculum invejável. Devido ao número reduzido por vezes a competição torna-se algo monótona,  com semifinais a apurarem todos os atletas para as respectivas finais.
Mas o dia ficaria marcado pelas constantes alterações na direcção e velocidade do vento, o que fez com que os tempos fossem lentos (k1 1000m masculino com cerca de 4 minutos na semifinal!).
Assistência às competições muito reduzida, o que denota a falta de interesse ou de divulgação do evento.
Actualmente os lugares para a assistência são poucos (diria cerca de 2000), mas confirmam-nos que será de 6000 no local onde existem já bancadas, e a criação de uma bancada flutuante do lado oposto com cerca de 4000 lugares extra. 
Local privilegiado mas com trabalho necessário para o colocar em “forma”.
Despeço-me desejando aos meus amigos toda a sorte para a competição.  E que se divirtam pela Cidade Maravilhosa.

Até breve.

Filipe Pereira