As qualificações Olímpicas ao último dia – Crónicas de Milão #Planetcanoe #canoagem #Milão2015

Dia mais fresco e com a ameaça de chuva que se viria a confirmar já da parte da tarde para as provas de 5000m. Mas nada conseguiria hoje estragar o dia de festa dos Portugueses, com algumas confirmações de resultados…

Começamos o dia aos 200m e quase imediatamente com a Final B dos 200m com a Teresa Portela. Boa largada mas nunca esteve verdadeiramente em contacto com o pelotão da frente. No final a 8ª posição. Penso que a Qualificação para os Jogos olímpicos do Rio em 2016 no k1 500m deve ter retirado um pouco a motivação à Teresa. No entanto ela já tem o bilhete…

De entre outras provas, chegamos ao k4 1000m masculino Final B. Aqui a luta era importante pelos restantes lugares de apuramento “extra-europa”. Uma luta especialmente interessante para o Continente Americano, uma vez que o Brasil (treinado pelo português Rui Fernandes) tinha uma luta especial com o Canadá e com a Argentina. Leva a melhor a Argentina neste duelo particular.

Depois disto já nada mais parecia interessante nesta parte inicial do dia de competições, e quase perco a final do k1 e k2 500m masculino, onde o René Poulsen (Dinamarca) viria a sagrar-se Campeão do Mundo, fazendo assim a dobradinha nos 1000m e 500m… Ai que ninguém o cala… Nos k2 de referir a vitória dos Australianos seguidos dos Espanhóis. Também passa quase despercebida a dobradinha da Lisa Carrington (Nova Zelândia) que além dos 500m (ontem) viria hoje a ganhar os 200m.

Começamos a preparar para ver o k4 1000m Final A e a tão esperada qualificação, mas deparo-me com a Final A de C2 1000m, onde o “nosso” Isaquias Queiróz volta a fazer das suas e..vence o Título mundial! Que Grande Atleta!  Por motivos também de recolocação de vagas, agora a “sorte” toca a Portugal, com o resultado da C2 nos 1000m a permitir a repescagem do Hélder Silva (C1 200m) para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Mais uma celebração!!! Continuamos em grande!!! Mas nem podemos festejar (duplamente) pois prepara-se a largada do k4 masculino.

As pernas mesmo cansadas ajudam a chegar a tempo para ver a largada. Todos muito iguais e alguns metros depois a Eslováquia destaca-se não mais perdendo o comando da prova. Mas os nossos Tugas aguentam-se bem e mesmo não tendo entrado no pódio, conseguem a tão desejada qualificação para os Jogos Olímpicos. Assiste-se a um misto de alegria (qualificação Olímpica) e tristeza (não medalha) pelo 5º lugar final. Temos que dar os parabéns a este Bravos, pois a pressão era muita… Numa luta pessoal levamos a melhor sobre a Espanha… Ganhei a aposta…

Finalmente chegada a hora de algum descanso e de carregar as baterias com uma refeição no mais famoso dos Restaurantes de Fast-food…

Da parte da tarde começa a cair a chuva para acalmar os ânimos e preparar para os 5000m.
Primeiros a entrar em acção os C1. Sigo em bicicleta e vejo o primeiro problema na rondagem dos 1250m. Os atletas da frente, onde se incluía o Alemão Sebastian Brendel, enganam-se numa bóia e são obrigados a voltar para trás… Sem exagero perdem uns 200m para o grupo da liderança (ESP, POL e ITA), mas o Brendel é verdadeiramente impressionante na recuperaçãoAinda conseguiu ganhar a provao Tono Campos (ESP, 2º Classificado) dizia que nem acreditava quando o viu reentrar no grupo…Uau…

Segue-se o k1 feminino, onde sem grande surpresa as melhores partiram para a frente. Surpresas na frente: a atleta Espanhola cai e consegue entrar sozinha no barco e continuar a prova! que rapidez. Até o público aplaudia. No entanto encheu o barco de água e não mais recuperou posições. No final viria a ganhar (sem saber que tinha acabado a prova!) a atleta da Bielorrússia.

Fantásticas as anteriores, estávamos ansiosos pela prova masculina… e não nos defraudou… 42 atletas (países) na largada, fazendo disto um excelente evento. Primeira rondagem e todos os favoritos na frente. Antes do final da volta grande, o Argentino tenta acelerar do lado interno do Grupo e…cai à água! Perturba alguns atletas, de entre os quais o Francês Carré que nunca mais viria a entrar no grupo. Max Hoff (alemanha) e o Ken Wallace (Australia) encarregam-se de “rebentar” o Dinamarquês Rene Poulsen e discutir sozinhos a vitória. Que Grande ultrapassagem do Ken ao Max nos últimos 200m. Parecia que o Max era um Atleta de provas de “feira”… Entretanto na luta pelo bronze o Yurenia (BLR) aguentou bem a tentativa de recuperação do Poulsen.

Temos sempre pena que o que é um espectáculo acabe sempre rápido. Termina assim o Mundial 2015, onde existiu alguma polémica pelas condições do local para a realização de uma prova deste calibre.

Agora…FESTAAAAAAA!

Ah, e pode ser que consiga fazer uns relatos do Pré-Olímpico no Rio no início de Setembro… Até breve.

Filipe Pereira

Hélder Silva apurado para os Jogos Olímpicos #canoagem #Rio2016 #ICFsprint

Foto de Aleksandar Djorovic

O canoísta português que ontem ficou a apenas um lugar da qualificação directa para os Jogos Olímpicos, depois de terminar na 8ª posição da final A de C1 200m, viu hoje confirmada a qualificação para o Rio’2016.

A vaga de qualificação foi aberta pelo atleta do Brasil, Isaquias Queiroz dos Santos que ontem foi medalha de bronze na final de C1 200m e hoje garantiu o título Mundial na regata n.º 265, final A da C2 1000m (qualificavam para os Jogos as 6 primeiras embarcações), deixando vaga a cota de qualificação dos 200m para o português.

Parabéns Hélder Silva

Teresa Portela apurada para os Jogos Olímpicos    #canoagem #Rio2016 #ICFsprint

A canoísta portuguesa viu confirmado o apuramento para os Jogos Olímpicos que se realizam no Rio de Janeiro, Brasil, no próximo ano.

A portuguesa, que terminou na 9ª posição na final A do K1 500m, aguardava o resultado da regata n.º 261 – K4w 500m -porque as atletas da HUN (Anna Karazs), POL (Ewelina Wojnarowska) e BLR (Volha Khudzenka) que terminaram na sua frente no K1, fazem também parte da tripulação K4 e garantindo o apuramento dessa embarcação, abriam vaga para a Teresa.

Foi exactamente isso que aconteceu esta manhã.

As tripulações da BLR e HUN terminaram nas 1ª e 2ª posições respectivamente (apuravam as 7 primeiras europeias + NZL e CHN e ARG da final B) e abriram mais uma cota para Portugal.

Parabéns Teresa Portela!!