Um ano para os JO! Opinião de Mário Santos

A Bola 07/08/2015 – sem link
Um ano para os JO!

Daqui a um ano os desportistas de todo o Mundo já competem no maior evento multidesportivo planetário, desafiando outros da sua estirpe e lutando pela própria superação de limites. O resultado será o reflexo do trabalho de anos, alavancado em grande investimento pessoal e financeiro.

Para o Rio2016, Portugal tem 115 atletas de 18 modalidades enquadrados no Projeto de Preparação Olímpica. Dez atletas integram o nível 1 (medalha), 25 o nível 2 (finalista). Destes 10, seis (Fernando Pimenta, Emanuel SilvaJoao RibeiroDavid Fernandes, Teresa Portela, Hélder Silva) são da canoagem, dois do judo (Telma Amlet Monteiro e Jorge Fonseca), um do Taekwondo (Rui Bragança) e um do ciclismo (Rui Costa). Ou seja, atentas às condições, Portugal tem neste momento, teoricamente, sete/oito resultados que projetam possível medalha. Assim, considerando os referenciais de resultados previstos no PPO, será expectável uma ou duas medalhas no Rio2016. Ou seja, manter-se-ia aquele que é histórico de participação olímpica dos portugueses: 0 a 3.

Na hora de falar em medalhas todos se abstêm de o fazer. Tem-se relativizado a importância do resultado – confundindo-o, por vezes, com o fair-play – a um ponto que não posso esquecer a surpresa de um treinador de canoagem, perante um desses discursos: “Um dia destes acusam o vencedor de falta de fair-play por se ter esforçado para ganhar ao segundo”. No alto rendimento, mede-se, cronometra-se, distinguem-se os três primeiros dos outros. O objetivo é, sempre, o melhor resultado.

Esperemos que as previsões fiquem aquém do nosso sucesso no Rio2016. Que mais atletas atinjam a glória resultante de muitos anos de trabalho.

Mário SantosPresidente FPC 2004-2013 e chefe de missão JO Londres’2012

Deixe um comentário