Universíadas 2015 #Gwangju #Korea

Jornal A Bola, 03/07/2015 – sem link

Começam hoje, em Gwangju, na Coreia do Sul, as Universíadas 2015, um evento multidesportivo para estudantes à escala global, organizado com o objetivo de promover a cultura e a educação pelo desporto. Só atletas com frequência universitária – e com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos – podem competir.

Este evento atingiu um elevado grau de organização e competitividade, contando com a participação de atletas de referência internacional. Muitos dos resultados aqui obtidos são considerados para enquadramento em projetos de apoio ao alto rendimento e muitas modalidades têm este evento no seu processo de qualificação olímpica.

Portugal participa com 45 atletas de 10 modalidades: Andebol, Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco.

Entre outros, Portugal vai defender o título Mundial Universitário de Andebol, além de apresentar atletas integrados no projeto olímpico como Mário Silva , Michel Fernandes, Júlio Ferreira e Rui Bragança do Taekwondo ou Gustavo Simões e Filipa Martins da ginástica, que podem nesta competição somar pontos para a qualificação olímpica.

Mais importante do que os resultados, esta é uma oportunidade para conhecer estes nossos atletas e o seu exemplo, promovendo com eles o desporto, em especial o Olimpismo, como uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito.

É dando a conhecer estes atletas de elite, com carreiras académicas de igual sucesso, e não simplesmente pela foto com a medalha, que se promove o valor educativo do bom exemplo e de um estilo de vida que contraria o preocupante sedentarismo dos mais jovens e cujos benefícios vão muito além de uma questão de saúde pública.

Mário SantosPresidente FPC 2004-2013 e chefe de missão JO Londres’2012

Deixe um comentário