Revelações sobre a Federação Francesa de Canoagem

Maxime Beaumont, Etienne Hubert, Theo Lambert … todos eles têm uma coisa em comum, um homem que acreditava neles quando a Federação não o fez. Esse homem é Manu Voynnet, ex- treinador Nacional de França. Depois de vários anos ausente, ele decide falar novamente, após a demissão do Presidente da Comissão de Regatas em Linha, Olivier Bayle. “Eles escondem-se atrás de eleições, onde nos bastidores se compram as vozes dos líderes de certas regiões.” O Presidente faz escolhas livremente?

  • A Federação parisiense “Francesa” de canoagem diz-se democrática…
  • A realidade é bem diferente e a liberdade de expressão não existe.
  • O rei é na verdade é o DTN (Director Técnico Nacional), e o presidente é apenas o seu peão.
  • O Presidente na realidade, não decide nada. Ele valida constantemente as escolhas do DTN.
  • Os dados são carregados e tudo se decide antecipadamente em reuniões antes das reuniões e eleições.Eles escondem-se atrás de eleições, onde nos bastidores se compram as vozes dos líderes de certas regiões.
  • O DTN, o Conselho Federal e o BEX (Conselho Executivo) criaram a sua federação, a sua visão.
  • Eles simplesmente correram com o presidente da Comissão de Regatas em Linha (Olivier Bayle) porque ele não partilha, e com razão, essa visão estreita e limitada para o desenvolvimento da canoagem.
  • A substituição seria assegurada pelo vice-presidente da federação, Patrick Berard, que além de tudo, é membro do famoso BEX há 12 anos …
  • 12 anos durante o qual ele foi acusado por parte dos clubes, dirigentes e atletas por, infelizmente, nunca defender os seus interesses, quando ele estava no comando, supostamente ao mais alto nível!

Quando a federação não acredita nos seus atletas.

  • O K4 masculino está entre as nove melhores equipas europeias, mas não tem o direito de tentar disputar a qualificação para os Jogos Olímpicos no Rio tal como as Canoas Femininas no Campeonato Mundial.
  • A minha convicção sobre o desporto, leva-me a acreditar que uma prova não está ganha nem perdida, enquanto não se cruzar a linha de chegada.
  • A minha visão como treinador sempre se baseou na confiança nos atletas para se destacarem e vencerem!
  • O alto rendimento, em minha opinião, pode resumir-se desta forma: “Não limites os teus desafios, mas desafia os teus limites!”
  • O DTN e o BEX (incluindo o Sr. Berard) conseguem saber, desde o seu gabinete em Paris, que estes atletas não terão sucesso e preferem não os incluir, em vez de confiar neles para defender as nossas cores!Esta é a diferença mais óbvia entre eles e nós: a confiança!
  • Como podemos pedir um investimento nos nossos atletas, treinadores, clubes, quando 10 dirigentes decidem em Junho nem sequer inscrever as embarcações para estarem na linha de largada!
  • Não se preocupem com o DTN, o Presidente Hohler ou Sr. Berard, eles lá estarão como turistas a beber uns copos no Campeonato do Mundo, representando FFCK claro!!

Um treinador Inconveniente

  • Eu treinei diariamente e durante anos, vários campeões. Alguns ainda estão no activo e em bom plano (Max Beaumont, Etienne Hubert, William Tchamba).
  • Toda a federação não os queria e não apostava um centavo neles …
  • Chegaram a dizer que eles nunca seriam nada … e um ano depois estavam no top 5 na Europa. ..A Federação não soube reconhecer e explorar o seu potencial.
  • Eu fui expulso da equipa de França, em 2004, por me atrever a defender os atletas. Em 2004 eu tive duas medalhas no Campeonato da Europa e 8 atletas em finais… A federação acabou por me ir buscar de novo em 2005. No final da época de 2006, a federação obrigou todos os meus atletas a deixarem o meu comando sob pena de não poderem participar nos estágios de selecção para a equipa de França! Fiquei apenas com os Juniores sem experiência: em 2007 Theo Lambert e Tony Sauvage tornam-se vice-campeões Europeus de C2 e com o Maxime Delannoy fazem terceiro no Campeonato do Mundo de Juniores, mas a 15 dias da prova, eles demitiram-me pela segunda vez. .. Depois de eu sair, fui  repudiado.

Uma verdadeira federação é …

  • Para mim uma Federação deveria ser:
  • Um grupo de homens e mulheres que se reúnem em torno de um projecto de desenvolvimento comum.
  • Um projecto onde o Presidente preside e onde o DTN implementa as políticas do BEX e do Conselho Federal.Infelizmente, hoje em dia, estamos numa situação em que o empregador é direccionado pelos funcionários…
  • É surpreendente que quando falamos individualmente com os membros do Conselho Federal, os treinadores nacionais, não é incomum ouvir as suas dificuldades em expressar e lidar com o DTN.
  • Parece-me primordial ter um Presidente da Comissão de Regatas em Linha que represente os atletas, treinadores e clubes.Acho que o Olivier Bayle tem capacidade para nos fazer transcender e puxar os limites dos atletas de Regatas em Linha.
  • Peço que ele seja reposto no seu cargo imediatamente e que os nossos atletas possam defender as nossas cores com orgulho, honra e confiança nos campeonatos do mundo para nos trazer a cota máxima para as Olimpíadas no Rio!

Por: Manu Voynnet / Pierre Poizat AQUI

Deixe um comentário