Judo e Canoagem são esperanças Nacionais #BakuGames2015

Portugal com mais de uma centena de atletas no Azerbaijão

São 101 os atletas que vão defender as cores nacionais na 1.ª edição dos Jogos Europeus. Uma delegação heterogénea, onde a juventude se mistura com vários elementos mais experientes e com participações olímpicas.

Emanuel Silva e Fernando Pimenta são os únicos que sabem o que é vencer uma medalha nos Jogos Olímpicos e no Azerbaijão, mais precisamente em Mingachevir, onde se realizarão as provas de canoagem, surgem como dois dos nomes mais fortes da comitiva. Aliás, é na canoagem que a delegação nacional deposita mais esperanças em medalhas, isto apesar de todos os atletas frisarem que os Jogos Europeus são um passo na preparação para os Mundiais de Milão, onde se vai definir o apuramento olímpico.

Por outro lado, com os Campeonatos da Europa de judo a realizarem-se em simultâneo com os Jogos Europeus, Portugal levará a sua melhor equipa, com Telma Monteiro à cabeça. E onde quer que vá, Telma é sempre uma forte candidata ao ouro…

Outra das modalidades onde Portugal pode sonhar é no ténis de mesa. A Seleção Nacional chega a Baku como campeã da Europa de equipas e na prova individual Marcos Freitas terá uma palavra a dizer, até porque o apuramento direto para o Rio’2016 está em jogo. João Pereira e João Silva (triatlo) ou o porta-estandarte João Costa (tiro) são também atletas a ter em conta em Baku, tal como a equipa de futebol de praia. 

Objetivos “não estão quantificados”

  • A atitude do Comité Olímpico de Portugal perante a sempre incómoda questão dos “objetivos” tem sido de confiança, mas contida. “As expectativas não estão quantificadas”, frisa o Chefe de Missão, José Garcia. “O objetivo é o melhor possível, ao nível do já conquistado. Temos muitos atletas que hoje conquistam medalhas em competições internacionais, Mundiais e Europeus. Queremos que esses resultados também se revelem”, sublinha o ex-canoísta, que espera que os Jogos Europeus sejam essencialmente “mais um momento de superação” dos atletas nacionais.

Os atletas da Canoagem (13)

Beatriz Gomes, Francisca Laia, Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos, Márcia Aldeias, Maria de Fátima Cabrita, Teresa Portela, Hélder Silva, David Fernandes, Diogo Lopes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro

Jornal Record, 09/06/2015

link 1

link 2

Ponte de Lima revalida título Nacional de Maratonas #canoagem

A Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com o Clube Náutico de Prado e Autarquia de Vila Verde promoveu no passado fim de semana a edição 2015 do Campeonato nacional de maratona, uma das mais importantes provas do calendário nacional.
Durante dois dias disputaram-se um total de 26 regatas e títulos nacionais individuais, com destaque para a categoria Sénior, onde, sem surpresa José Ramalho (CF Vilacondense) revalidou o título em K1 masculino ao completar as 8 voltas do circuito em 02:12:54.83, seguido Alfredo Faria ( Gemeses) e de Miguel Rodrigues (Gemeses).
No C1 masculino, também Nuno Barros do Náutico de Ponte de Lima revalidou o seu título de Campeão ao completar o percurso da prova em 02:14:30.02, menos 38 segundo que o segundo classificado Filipe Dias Vieira (SCPortugal). Fábio Lopes da ARCOR foi terceiro a quase dois minutos do primeiro classificado.
No sector Feminino também uma revalidação do título 2014 para Joana Sousa em K1 Sénior. A atleta do náutico de Crestuma terminou a sua prova com o tempo de 02:15:08.94, seguida de Marta Noval (CC Amora)  a 3 minutos e 49 segundos  e de Ana Nogueira do Prado a mais de 6 minutos a fechar o pódio.
No C1 Feminino vitória  para Maria Santos (Saavedraguedes) com o tempo de 00:54:45.40.
Já no segundo dia de provas, dedicado às embarcações bilugares, novamente José Ramalho em destaque que com o seu colega de equipa Ricardo Carvalho venceu a prova de K2 Sénior, ficando a dupla de Gemeses com Alfredo Faria e José Maciel a pouco mais de 2 segundos. Terceira posição para o Ponte de Lima com Diogo Lacerda e Roberto Martins.
Em Canoas, André Machado e Filipe Dias Vieira foram os vencedores, deixando a dupla de Ponte de Lima com Nuno Barros e João Sá Morais na segunda posição. A fechar o pódio o Rio Mau com Alberto Azevedo e Gilberto Cruz. No feminino, Ana Rolla e Marta Noval foram as vencedoras deixando na segunda posição a dupla do Náutico de Prado, Mónica Cunha e Márcia Costa e na terceira posição Sónia Cunha e Ana Nogueira, também do CN Prado.
Nas canoas femininas, novamente Maria Santos em destaque ao vencer a prova de C2 Sénior com Ana Esteves do Clube Náutico de Prado.
Coletivamente a vitória foi para o Clube Náutico de Ponte de Lima, que revalidou assim o seu título Nacional de Maratona, depois de conquistar um total de 214 pontos. Na segunda posição com 160 pontos terminou o Náutico de Crestuma e a fechar o Pódio o Gemeses com 146 pontos.

FPC PRESS