Pela Turquia sem esquecer Portugal #InêsEsteves #canoagem

Inês Catarina Pereira Esteves, na canoagem só Inês Esteves, nasceu em Vila Nova de Milfontes, há 24 anos e começou a praticar a modalidade tinha apenas 9. Mas no próximo sábado iniciará uma nova etapa na sua vida. Como cidadã da Turquia, estreia-se a competir pelo seu “novo” país, depois de ter abandonado a camisola da Selecção Nacional, desiludida com a falta de oportunidade.

“Tive pessoas que me incentivaram a continuar, pois a canoagem sempre foi a minha vida desde os 9 anos de idade. Claramente, não contaram comigo em Portugal e eu queria competir ao nível internacional”, frisou a jovem, que esta semana está em Istambul a ultimar o processo de naturalização – ainda não tem o passaporte, só o documento provisório – podendo já no fim de semana competir com as cores turcas numa prova de teste em França. A primeira grande competição pela Turquia será o Campeonato da Europa, no início do Maio, na Rep. Checa. Foi aliás neste evento, em 2014, que representou Portugal pela última vez.Inês Esteves

“O seleccionador não contou comigo, apesar de ter sido a 3ª a nível nacional. A Turquia deu-me a oportunidade que não tive no meu país.”

O sonho de Inês Esteves é um dia poder estar nuns Jogos Olímpicos, mas para o Rio’2016 a tarefa perspectiva-se difícil. “Temos tripulações novas, conhecemo-nos há pouco tempo. Temos que preparar em meses o que muitas selecções prepararam em anos. Mas lutaremos até ao fim”, confessou Inês Esteves, que compete nas embarcações de K2 500 e K4 500 metros.

APOIO DA FAMÍLIA FOI FUNDAMENTAL

A família foi a primeira a apoiar a decisão de Inês Esteves de passar a competir por outra nação. “Os meus pais e o meu irmão entendem perfeitamente a situação e foram os primeiros a fazer-me ver que não faltei ao respeito a Portugal. Tanto eles como eu respeitamos muito o nosso país. Outras pessoas é que não me respeitaram. A Turquia acolheu-me, deu-me valor e a oportunidade de fazer o que mais amo.”

FPC DIZ TER SEGUIDO O TOPO DA PIRÂMIDE

Quando, no início do ano, Inês Esteves tornou pública a decisão de trocar Portugal pela Turquia, alegando falta de oportunidade, a Federação (FPC) reagiu através do DTN Ricardo Machado. “Independentemente do nível competitivo e dos objectivos definidos, qualquer selecção baseia-se no topo da pirâmide. Não sendo possível a participação de todos, há a necessidade de escolher os melhores.”

Jornal Record – link apenas para assinantes

Ana Paula Marques