4º Estágio Velocidade Kayaks Homens Seniores e Sub23 #ICFcanoesprint #Canoagem

José Sousa e Hélio Lucas convocaram para o 4º estágio de Kayaks Homens e Sub-23, que se realiza de 6 a 15 de Abril, um total de 11 atletas, sendo 4 Seniores, 4 Sub-23 para os 1000 metros e 3 Sub-23 dos 200 metros.

O 5º estágio será no seguimento deste, de 16 a 30 de Abril, em Milão na pista Idroscalo que receberá o Campeonato do Mundo, de apuramento Olímpico, de 20 a 23 de Agosto.

Ainda não foram avançados os nomes dos atletas que participarão no 5º estágio em Milão e que seguem directamente para a República Checa onde disputarão o Campeonato da Europa de Absolutos em Racice de 1 a 3 de Maio.

Sub-23 200 metros
Diogo Lopes- KCCArade
Diogo Quintas – AN Torreira
Hugo Rocha – CN Marecos

Sub-23 1000 metros
David Varela – AlhandraSC
Cristian Baies – AADMCarregação
Artur Pereira – CN Fão
Fábio Cameira – Alhandra SC

Kayaks  Masculinos 1000 metros
Emanuel Silva – SC Portugal
João Ribeiro – SL Benfica
David Fernandes – CN Funchal
Fernando Pimenta – CN PLima

6º Estágio Velocidade Kayaks Mulheres e Canoas Homens #ICFcanoesprint #Canoagem

Ryszard Hoppe, Selecionador Nacional convocou para o 6º estágio de Kayaks Mulheres e Canoas Homens, que se realiza de 7 a 25 de Abril, um total de 6 atletas do kayaks mulheres e 5 atletas da canoa homens, para o último estágio antes do Campeonato da Europa Absoluto que se realiza em Racice, Républica Checa.

Kayaks Femininos

Joana Vasconcelos – SL Benfica

Helena Rodrigues – CN Funchal

Beatriz Gomes – CF Coimbra

Teresa Portela – SL Benfica

Fátima Cabrita – KCCArade – Sub-23

Francisca Laia – CDPatos – Sub-23

Canoas Masculinas

Hélder Silva – CN Prado

Nuno Silva – CN Prado – Sub-23

Tiago Tavares – ARCOR – Sub-23

Fábio Lopes – ARCOR – Sub-23

Bruno Afonso – CN Mértola – Sub-23

#Canoagem celebra Dia do Autismo #Moçambique

A ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas designou 2 de Abril como Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo. A canoagem moçambicana juntou-se às celebrações deste ano com uma actividade de sensibilização e compreensão do autismo, que tiveram início a 14 de Fevereiro, tendo chegado ao auge ontem, em Maputo.

No contexto da efeméride, o grupo de montanhismo venezuelano Cúspides do Alba e o Clube Marítimo de Desportos organizaram uma maratona de canoagem na Baía de Maputo, com a participação dos atletas que representam Moçambique em várias competições internacionais de canoagem e outros praticantes da modalidade de países como Venezuela, Portugal, Espanha, Holanda entre outros.

Esta actividade exibiu mensagens em várias línguas em prol dos direitos dos meninos e meninas de todo o mundo que sofrem com esta desordem e acima de tudo com a exclusão social. “Não se trata de terem o direito a ser iguais mas de terem o direito a ser diferente. Há alguém ali”.

A actividade faz parte do movimento que acontece em todo o mundo para chamar à atenção da sociedade para o transtorno, que apesar da sua gravidade ainda é pouco conhecido.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA), sendo, no entanto, de ressaltar que é único para cada pessoa e existem vários níveis diferentes.

Há pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

É também divulgado que nos limites dessa variação há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro a raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive aos génios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein.

jornalnoticias.co.mz