#Dusi Canoe Marathon – 19 a 21 de Fevereiro – África do Sul #ICFcanoemarathon #Planetcanoe #canoagem

É já esta semana a edição de 2015 da mítica Dusi Canoe Marathon. Fundada em 1951, o “Dusi” como é mais conhecido, tem um percurso de 120 km entre as cidades de Pietermaritzbugr e Durban em Kwazulu-Natal, na costa este da África do Sul.

É a maior prova de canoagem de África e uma das maratonas de rios mais populares de todo o mundo, atraindo entre 1600 a 2000 canoístas a cada ano.

Podem competir em K1, K2 ou K3 (até um K4 já terminou um Dusi). A construção tem de ser robusta para aguentar as pancadas nas rochas e leme de “maratona”. Os canoístas são obrigados a usar saiote e colete e em condições muito extremas – caudal do rio muito elevado – a organização obriga também ao uso de capacete.

A prova começa no rio uMsindusi, que atravessa Pietermaritzburg e tem vários açudes e rápidos de grau 1 e 2 no seu percurso. A cerca de meio da prova o rio uMsindusi aflui no rio uMngeni  que é mais largo e aí a prova torna-se mais difícil com rápidos de grau 3+ e alguns rápidos muito técnicos, como o Island 2 que pode ser feito por uma portagem. A maior parte dos rápidos podem ser feitos em portagem, se os atletas quiserem.

Dia 19 – 42 km de Camps Drift (Pietermaritzburg) até Dusi Bridge

DayOne

Dia 20 – é a etapa mais dura e mais longa da prova, 46 km da Dusi Bridge até Msinsi Resort na barragem Inanda e termina com 11km em águas planas na barragem.

DayTwo

Dia 21 – 36 km da barragem Inanda até à Blue Lagoon (Lagoa Azul) em Durban. Começa com 4km em águas planas e termina com 10 km também em águas planas já no estuário do rio.

DayThree

No site a prova podem ver fotos espectaculares da edição de 2014 – AQUI