Duisburgo quer os Mundiais de apuramento Olímpico para Tóquio 2020 #ICFPlanetcanoe #canoesprint

Original Sportscene.tv

A Federação de Canoagem da Alemanha (DKV) é candidata à organização dos campeonatos do Mundo de 2019 no parque desportivo de Duisburg-Wedau. As candidaturas adversárias, mais fortes, são Szeged e Moscovo.

A última vez que Duisburg recebeu os Mundiais foi em 2013.

“Primeiro é preciso analisarem a candidatura da Federação de Canoagem da Alemanha”, diz calmamente Dietz [Jurgen Dietz director do Duisburg Sport]. Na terça-feira a Federação anunciou que é candidata ao campeonato do Mundo em parceria com Duisburg. “Queremos organizar os Mundiais de apuramento Olímpico [Tóquio’2020] na nossa famosa pista de Wedau. Entretanto submetemos a candidatura à ICF”, disse o presidente da DKV, Tomas Konietzko”. Ele conhece o valor de Duisburg, onde se organizaram os Mundiais de 2013 com grande sucesso tal como em 1979, 1987, 1995 e 2007.

Actualmente, pouco é necessário acrescentar à pista para a ter pronta para os Mundiais daqui a 4 anos. “Talvez seja necessário melhorar as acessibilidades mas, para além disso, tudo funcionou bem na última vez”, explica Jurgen Dietz. Uma das construções a fazer vai ser o Centro Desportivo da Canoagem: “É nesta área que vai haver uma grande reestruturação que deverá estar pronta até 2017”.

Mesmo a tempo do grande evento, a pista vai ter outro esplendor. Jurgen Dietz, no entanto, não se quer entusiasmar muito: “Não é como antigamente em que, quando Duisburg se candidatava, era automática seleccionada.” Com eternos rivais na corrida, tal como Szeged na Hungria e a capital da Rússia, Moscovo, há sérios adversários. A candidatura vencedora será anunciada no dia 21 de Março em Marrakech.

Caso a candidatura seja vencedora, as tarefas já estão atribuídas a nível nacional. Como habital, Otto Schulte, com a Federação Alemã serão os organizadores. Ele estará em Marrakech assim como Katrin Wagner-Augustin, 4 vezes campeã Olímpica, que ajudará a promover a organização dos Mundiais em Duisburg 2019.