Nacional de Velocidade da Nova-Zelândia atrai atletas internacionais #ICFcanoesprint #canoagem

Foto Lisa Carrington – Ian McGregor/Farifax NZ

É esperado um número record de participantes no Campeonato Nacional [da Nova-Zelândia] que se realiza na próxima semana. [13 a 15 de Fevereiro]

Quase 300 atletas da Nova-Zelândia, Austrália, Europa e Pacífico vão participar nos campeonatos no lago Karapiro, perto de Cambribge, de sexta a Domingo.

Á campeão Olímpica Lisa Carrington e à campeã do Mundo Teneale Hatton vão juntar-se, na divisão Open, as melhores australianas, Naomi Flood e Jo Brigden-Jones, enquanto os homens da Nova-Zelândia, vão pôr à prova as suas ambições Olímpicas.

Mark Weatherall, director executivo da Canoe Racing New Zeland, disse que este é um ano muito importante para os canoístas de topo, devido à aproximação dos Jogos do Rio e também uma oportunidade para a próxima geração.

Weatherall afirmou que a canoagem está muito bem devido aos resultados internacionais alcançados por Lisa Carrington que levaram a um aumento do número de jovens praticantes.

“Na próxima semana, vamos ter 76 canoístas femininas com menos de 18 anos – é um grande aumento em relação a 2011 em que tivemos 71 canoístas no total de todas as categorias”, disse Weatherall.

“Obviamente os resultados alcançados, por Lisa e a Teaneale, ajudaram bastante mas parece surgir um grande número de jovens que são muito dedicados à canoagem. São eles que esperamos ver nos próximos anos a subir aos pódios internacionais.”

O número de praticantes tem vindo a subir ao longo dos anos e o nível dos campeonatos tem chamado a atenção de atletas de outros países.

A Flood e Brigden-Jones competiram na Regata de Blue Lakes em Rotorua em Dezembro, depois de 3 semanas de estágio com a Carrington na ilha do Sul. Essa experiência levou a dupla Olímpica, parte do K4 dos Jogos de Londres, a regressar para os nacionais.

www.stuff.co.nz