Peregrinação rumo ao #Rio2016 – #canoagem #Portugal

Helena Rodrigues, Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Maria Cabrita têm o desejo de irem aos Jogos Olímpicos do Rio’2016. Este foi um dos muitos pedidos que as canoístas deixaram no Santuário de Fátima, que ontem visitaram após uma caminhada de mais de 70 quilómetros, realizada em duas etapas. A primeira em janeiro; a segunda ontem.

O tiro de partida foi Montemor-o-Velho, localidade que serve de base aos estágios da modalidade. As cinco atletas fizeram-se à estrada no dia 14 de janeiro e após 37 quilómetros tiveram de interromper a aventura devido ao mau tempo. Tinham chegado ao Pombal, ou seja, sensivelmente a meio. Volvidas pouco mais de duas semanas, Helena, Beatriz, Joana, Francisca e Maria retomaram o percurso para chegarem então ontem ao destino: Fátima. Foram mais 37 quilómetros.

“Foi uma ótima experiência. Além da componente física, tivemos a oportunidade de nos cruzarmos com muitas pessoas e até rebanhos de ovelhas, pois fizemos o percurso pelos campos”, explicou Helena Rodrigues.

A acompanhar as atletas esteve o selecionador, o polaco Ryszard Hoppe, que fez o percurso de carro. “Definíamos um local para nos encontrarmos para nos dar comida e água”, frisou Helena.

Mas a visita a Fátima acabou por ter outros contornos. As canoístas tiraram uma foto no Santuário, mostrando uma camisola com a cara do filho de Hoppe que, aos 12 anos, está numa cadeira de rodas devido a doença. E ficou ainda o pedido de a Seleção obter o apuramento olímpico.

Jornal Record [AQUI]

Pista de #canoagem para #Baku2015 – Jogos Europeus – elogiada por membros do #EOC @BakuGames2015

Numa recente visita, dois membros do EOC – European Olympic Committe – elogiaram os progressos da pista de velocidade de Mingachevir.

O consultor sénior do EOC, Guido de Bondt, e o secretário-geral do NOC da Irlanda, Dermot Henihan, visitaram a pista e as obras de renovação.

“Ficámos impressionados com os progressos verificados nas instalações de Mingachevir que vão, de certeza, agradar aos atletas em todos os aspectos e permitir um rendimento de alto nível durante os Jogos.

Apesar do reduzido prazo atribuído a Baku 2015 para os primeiros Jogos Europeus, estamos confiantes que o seu planeamento e dedicação vão garantir que esta pista esaráá pronta a tempo e ao mais alto nível.”

Mingachevir, conhecida como a Cidades das Luzes, é uma cidade ribeirinha situada a cerca de 250km de Baku e é a casa das equipas do Azerbeijão de canoagem e remo. O complexo está a ser modernizado para estar ao nível das exigências dos Jogos Europeus.

As regatas em Mingachevir vão decorrer em 3 dias, de 14 a 16 de Junho e receberão mais de 350 atletas em 12 provas de kayaks (homens e mulheres) e três de canoa (só homens).

Baku 2015 são os primeiros Jogos Europeus de sempre, um evento multi-desportivo, emocionante e inovador para o continente e que se realiza de 12 a 18 de Junho de 2015.

Vão estar 20 desportos em Baku 2015: 16 Olímpicos e 4 não Olímpicos. Mais de 6000 atletas de toda a Europa em representação dos seus países em 17 dias de competição.

Onze desses desportos vão dar oportunidade de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. São eles o Arco, Atletismo, Boxe, Ciclismo, Tiro, Natação, Ténis de Mesa, Taekwonde, Triatlo, Volley e Luta Livre.

Os Jogos foram atribuídos a Baku em Dezembro de 2012 pelo EOC. A Comissão Organizadora dos Jogos Europeus de Baku (BEGOC) organiza os Jogos em colaboração com o EOC.

@TRENDNewsAgency