K1, K2 e K3 – IPC anuncia as provas para os Jogos #Paralímpicos Rio2016 #ICFParacanoe

Foto de Fernando Fernandes, atleta do Brasil, candidato a uma medalha Olímpica

O Comité Paralímpico Internacional (IPC) anunciou as 6 provas a disputar na estreia da canoagem nos Jogos Paralímpicos Rio2016.

As 6 provas foram aprovadas no encontro IPC, deste fds (30 Janeiro e 1 de Fevereiro), em Abu Dhabi, UAE.

Assegurando a igualdade de género, vamos ter 3 provas para homens e três para mulheres.

Homens e Mulheres

Kayak (K1) – K1 LTA (uso das pernas, tronco e braços)

Kayak (K2) – K1 TA (uso do tronco e braços)

Kayak (K3) – K1 A (uso apenas dos braços)

Xavier Gonzalez, do ICP, disse “Estamos muitos satisfeitos com a estreia da canoagem nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, em simultâneo com o triatlo que também participa pela primeira vez”

“Desde a entrada no programa Paralímpico em Dezembro de 2010, a Federação Internacional de Canoagem (ICF) tem trabalhado muito para terminar o sistema de qualificação e levado a cabo um projecto de investigação.

Apesar de considerarmos robusto o sistema de classificação adoptado para o kayak, temos algumas reservas sobre o sistema proposto para as Va’a. É necessário estudar mais esta questão e achamos que não há tempo suficiente para estar pronto e completamente implementado antes do primeiro evento de qualificação para os Jogos do próximo ano.

O resultado disso é que apenas as provas de kayaks vão estar na estreia no Rio2016”

A partir de Agosto, no Campeonato do Mundo de Velocidade da ICF em Milão, Itália, que será o primeiro evento de qualificação para o Rio 2016, todos os atletas de kayak serão reclassificados de acordo com o novo sistema.

As provas no Rio serão todas de 200 metros a disputar no Estádio Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Situada no coração da cidade, a pista tem uma paisagem espectacular das montanhas, do Parque Natural da Tijuca e do Cristo Redentor.

Cerca de 4.350 atletas de mais de 160 países vão estar no Rio a competir por 528 medalhas em 22 desportos diferentes. A quota da Paracanoagem é de 60 atletas.

Deixe um comentário