Campeã do Mundo de Maratona, Renata Csay, adia a despedida #ICFcanoemarathon #canoagem #Planetcanoe

Original em kajak-kenu sport, traduzido para inglês no sportscene.tv 

Renata Csay alcançou, em Oklahoma, o 15º título Mundial da sua carreira desportiva. A atleta com mais sucesso da cidade de Gyor, é um icon da cidade e um modelo a nível internacional. Falei com ela sobre o futuro, o seu reconhecimento no desporto e a sua paixão pela canoagem.

Como estás e como consegues manter-te no topo da disciplina?

“É simples. Eu adoro o que faço. Encontrei o meu espaço na disciplina e faço a minha vida de acordo com isso e consigo treinar e preparar-me para as regatas internacionais. Na verdade estou com receio da próxima época porque afirmei que me retirava depois do Campeonato do Mundo de Maratonas em Gyor 2015.

Então gostarias de adiar a tua “despedida”?

“Sim, gostaria! Porque gosto do que faço. Não me sinto cansada, não sofro, não tenho lesões e o mais importante é que continuo no topo. Por isso começo a stressar um pouco porque não quero para já. Mas depois de 2015 gostava de continuar de forma diferente e, em simultâneo, preparar a minha carreira de treinadora. Gostava de criar uma equipa, aqui em Gyor, com o meu treinador.”

Que tipo de saudações recebes, dos teus adversários, quando chegas a uma prova internacional?

“Bem, as rivais de longa data estão a desaparecer, cada vez há mais jovens nas provas. Recebo sempre saudações calorosas e de alegria e muitas vezes vêm ter comigo para pedir alguns conselhos.”

És um modelo para elas?

“Não tenho a certeza mas espero continuar a ser.”

Sentes que os teus resultados são reconhecidos aqui na Hungria?

“Antigamente, quando treinava com o Robert Ludasi, ele tinha cerca de 10 campeões do mundo na sua equipa. Nessa altura sentia que era apenas mais uma. As coisas são diferentes aqui em Gyor. As pessoas conhecem-me, ficam contentes por me ver e recebo cumprimentos muito simpáticos na escola do meu filho e no infantário da minha filha. O dono da loja vegetariana e as pessoas no super mercado deram-me os parabéns depois da vitória no Campeonato do Mundo. E claro, o meu clube apoia-me a 100%! É muito importante para mim, todo o apoio que recebo deles.”

Na próxima época deves estar ainda mais no centro das atenções porque o Campeonato do Mundo de Maratonas vai ser aqui em Gyor…

“Vai ser um ano muito importante para mim e claro que o grande objectivo é o Campeonato do Mundo aqui na minha cidade. Mas também não ponho de lado tentar alcançar o título Mundial de Velocidade nos 5000 metros. Essa distância encaixa bem no meu programa de preparação para a maratona…”