Isaquias rema com foco no pódio olímpico #canoagem #Rio2016

Foto CBCa – Pódio C1 500 metros Moscovo2014

Na nova casa da canoagem velocidade brasileira, em Lagoa Santa (MG), Isaquias Queiroz, 21 anos, encontra a tranquilidade para o treinamento diário. Estimulado e cobrado pelo técnico espanhol Jesús Morlán, o baiano está animado com as competições de 2015 e acredita que a atual temporada será ainda melhor que a do ano passado.

Em 2014, Isaquias foi bicampeão mundial na categoria C1 500m e faturou um bronze ao lado de Erlon de Souza na C2 200m, ambas provas não olímpicas. Por pouco o canoísta não subiu ao pódio na Rússia mais uma vez: ele liderou a prova olímpica C1 1000m de ponta a ponta, mas virou a canoa nos últimos metros do percurso, sendo desclassificado.

“Foi um ano excelente para o meu aprendizado, foi essencial ganhar experiência para 2016. O Mundial foi incrível, comprovei que sou capaz de ir além do que imaginava. Na C1 1000m, achavam que o alemão (Sebastian Brendel, atual campeão olímpico) iria ganhar fácil e eu acabei apavorando todo mundo. Não deu dessa vez, mas mostrei que, se largar na frente, ninguém vai me pegar”, disse. Brendel foi o campeão da prova.

Isaquias possivelmente reencontrará o alemão e outros fortes oponentes em maio, na Copa do Mundo da modalidade, disputada em três etapas (Portugal, Alemanha e Dinamarca). Em julho, será a vez de enfrentar os adversários das Américas, sobretudo cubanos e canadenses, no Pan de Toronto (Canadá). No mês seguinte, o Campeonato Mundial, na Itália, será outro grande teste antes dos Jogos Rio 2016.

“A Copa do Mundo, o Pan e o Mundial são as principais competições de 2015. Como o Brasil tem vaga garantida na C1 1000m nas Olimpíadas por ser sede, fico mais tranquilo, mas temos que dar o melhor nessas competições e mostrar que, em 2016, não vai ser fácil para ninguém”.

Estrutura, legado e apoio

Manter o foco ficou mais fácil em Lagoa Santa, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.  A lagoa de 6,3km exclusiva para treinamento da Seleção Brasileira ganhará raias no próximo mês, segundo o atleta. Além da estrutura – que conta com moradia e serviço de fisioterapia –, Isaquias destaca a liderança e a experiência do técnico Jesús Morlán.

“Para nós é essencial. Sem ele, a gente não teria alcançado os resultados que conseguimos e não teríamos chances de medalha nas Olimpíadas. E os treinadores brasileiros absorvem a experiência dele. O Jesús está deixando um legado para a canoagem brasileira”.

O esporte conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vários atletas da modalidade recebem a Bolsa Atleta ou a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.  Isaquias – que teve o primeiro contato com a canoagem em 2005, por meio do programa Segundo Tempo, na cidade natal, Ubaitaba (BA) – passou a receber a ajuda do Bolsa Atleta em 2011, justamente na temporada em que foi campeão mundial júnior.  Dois anos depois, o benefício passou a ser a Bolsa Pódio.

“É muito importante essa ajuda financeira. Muitas vezes o atleta deixa o esporte por falta disso. Para mim foi e é um grande incentivo, e começou logo em um ano em que venci um Mundial. Eu ajudo minha mãe no interior da Bahia, consegui comprar a casa própria. A bolsa me dá tranquilidade para treinar, posso ter foco e dedicação, fico despreocupado. Um atleta precisa disso”, reforçou.

A mãe, os cinco irmãos e a namorada são os espectadores que ele mais deseja ver nas arquibancadas do Rio nos Jogos Olímpicos do ano que vem. De preferência, para serem testemunhas de um feito inédito na história da canoagem brasileira.

“A Olimpíada é a consagração. Não vejo melhor resultado possível do que ganhar uma medalha dentro de casa, ajudando seu país no próprio país. Do jeito que estou treinando, pelos meus resultados, acredito que é possível. O foco é diário para isso”, disse.

Original em www.brasil2016.gov.br

Campeão do Mundo, Rene Poulsen, em Portugal #Aguieira #canoagem @nelokayaks

Rene Poulsen vai treinar em Portugal durante uma semana. O actual campeão do mundo em K1 – 500 metros e medalha de bronze em K1 – 1000 metros, ficará no centro de treino da Nelo Kayaks, Montebelo Aguieira Lake & Resort, de 1 a 7 de Fevereiro.

Foto facebook Rene Poulsen [AQUI]

Diplomacia Económica – opinião de Mário Santos

Jornal A Bola, 30/01/2015 – sem link

As Grandes Opções do Plano para 2015 definem também as prioridades políticas na área do desporto. Destaco esta: “Promover internacionalmente o valor das condições proporcionadas por Portugal para a prática desportiva, em especial de alto rendimento, e a indústria associada ao setor. Neste âmbito, será utilizada a rede de dirigentes portugueses em organismos desportivos internacionais como bolsa de embaixadores e será desenvolvido um conjunto de iniciativas que permitirão desenhar um plano de ação para o desenvolvimento da economia do desporto nacional”.

Muitos países têm na sua estratégia a presença de dirigentes nas instituições internacionais. Em Portugal vigorava um programa de financiamento público para esse fim, programa que foi descontinuado por não se reconhecer o seu valor estratégico.

Não tenho qualquer dúvida da mais-valia da presença estratégica de dirigentes desportivos em cargos internacionais, como uma eficiente forma de aquisição de conhecimentos e contacto com diferentes modelos de organização. Com essa experiência adquirida, podiam – e deviam – ter uma função importante na definição de uma estratégia para a internacionalização da economia do desporto português, não como embaixadores, mas como consultores.

A opacidade nos processos de decisão foi já sinalizada como uma fragilidades tanto no COI como na FIFA. Os eleitos para os órgãos internacionais têm o dever de defender os interesses globais, de TODOS aqueles que os elegeram.
É o meu caso: exerço funções de direção na Federação Europeia de Canoagem (vice-presidente) e na Federação Internacional de Canoagem (membro da direção, como representante da Europa).

Se a ideia é vender, primeiro defina-se o que se quer vender, como e a quem. Os vendedores devem atuar no mercado de forma transparente, para que a diplomacia económica não se confunda nem misture com tráfico de influências. Eu não subscrevo este caminho. E não vejo o Luís Figo, se conquistar a presidência da FIFA, a subscrevê-lo.

Mário SantosPresidente FPC 2004-2013 e chefe de missão JO Londres’2012

Fotografia – Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho – Palco em 2015 da I Taça do Mundo de Velocidade 2015 (15-17 Maio), do Campeonato do Mundo de Velocidade Masters (18 e 19 Julho) e do Campeonato do Mundo de Velocidade JUN/U23 2015 (23-26 Julho)

2015 Campeonato do Mundo #Velocidade Masters / #CanoeSprint World Championships #Portugal

Imagem de uma das finais de 200 metros Ottensheim2014

A ICF confirmou a organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Masters (veteranos) em Portugal, nos dias 18 e 19 de Julho.

Mais um grande evento a realizar no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, uma semana antes do Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23.

Distâncias de 200 metros e 2000 metros (com volta)

Mulheres

200: K1, K2, K4

2000: K1, K2

Homens

200: K1, K2, K4, C1, C2, C4

2000: K1, K2, C1, C2

Mixed / Misto

200: K2, K4 [2M,2W – 2H,2M]

2000: K2, K4 [2M,2W – 2H,2M]

Grupos de idade: 35-39, 40-44, 45-49, 50-54, 55-59, 60-64, +65

Vejam aqui as melhores imagens do Campeonato do Mundo de 2014 que se realizou em Ottensheim, Áustria.

Kayaksurf & Waveski com Campeonato Nacional em 2015

O novo regulamento do Campeonato Nacional de Kayaksurf e Waveski já se encontra aprovado para 2015. Como principal novidade surge a promoção da designação anterior de “circuito” a “campeonato”. Esta alteração implica, desde logo, que somente atletas nacionais inscritos na Federação Portuguesa de Canoagem, poderão participar. Os atletas não federados só poderão participar na outra novidade para 2015 – a classe FUN.
Esta será a nova categoria onde todos podem entrar, cumprindo os condicionalismos presentes no novo regulamento.
Mantêm-se assim as classes originais – Kayaksurf HP, IC e Waveski – e a nova FUN será a classe de convite e promoção para todos os que querem aventurar-se nas ondas com uma pagaia.
Os atletas espanhóis poderão participar na Copa Ibérica e nas provas “open” quando existentes como as provas do Santa Cruz Ocean Spirit – mas, o Campeonato Nacional, obviamente, fica destinado a canoístas portugueses.

A primeira prova já está marcada e todas as baterias iniciam este ano na Capital da Onda, Peniche, nos dias 30 e 31 de Maio. Até lá, se ainda não está federado, contacte o clube de canoagem da sua zona e inscreva-se!

FPC PRESS 

#Voluntários #Volunteers Milan #ICFCanoesprint World Championships Milan 2015 @canoeworld2015

MilanPromo

“Candidata-te a voluntário para o Mundial de 2015!

Agradecemos antecipadamente o teu interesse em tornares-te um voluntário activo durante os Campeonatos do Mundo de Velocidade da ICF 2015. O evento será realizado entre 19 e 23 de agosto no Idroscalo, pista de velocidade em Milão .

O Campeonato do Mundo de 2015 será também o evento de qualificação para o Rio de Janeiro,  Jogos Olímpicos de 2016.

Estamos esperando uma grande participação este ano em Milão, com quatro mil pessoas neste evento excepcional, incluindo canoístas , funcionários , treinadores e pessoal da equipa organizadora . É esperada, em Agosto próximo em Milão, uma grande presença de simpatizantes, amigos e familiares de todo o mundo. 

Para te registares como voluntário , por favor preenche o formulário anexo e envia-o de volta para o seguinte e-mail: comunicazione@federcanoa.it 

Os voluntários devem ter, pelo menos, 18 anos de idade. A Comissão Organizadora vai exigir a disponibilidade de cada voluntário a partir do próximo 16 de agosto até 24.

Cada voluntário receberá: um uniforme oficial do evento, o crédito de formação universitária em conformidade com as universidades associadas , refeições vales durante os dias úteis .

A Comissão Organizadora não reembolsa as despesas de viagem.”

formulário de candidatura AQUI

Be ready to candidate yourself as a volunteer for Milan 2015!

Thank you in advance for your interest in becoming an active volunteer during the ICF 2015 Milan Canoe Sprint World Championships. The event will be held on August 19/23th this year at the Idroscalo Canoe Kayak Sprint venue in Milan.

The 2015 Canoe Sprint World Championships will also be the qualification event for Rio de Janeiro 2016 Olympic Games. We are expecting a huge participation this year in Milan, with four thousand people attending this outstanding event, including paddlers, Officials, coaches and team staff . A great attendance of supporters, friends and families from around the world is also expected to visit Milan next August.

In order to be registered as a volunteer, please fill the attached form and send it back to the following email address:comunicazione@federcanoa.it

Volunteers must be 18 years of age at least. The Organizing Committee will require the availability of each volunteer from next August 16th to the 24th. Each volunteer will be provided with : an official event uniform, university training credit in accordance with the associated universities, meals vouchers during working days. The Organizing Committee will not be reimbursing travelling expenses.”

Volunteer Application

MilanPromo

Águas Bravas Clube vence Taça Ibérica de #slalom #canoagem

A Federação Portuguesa de Canoagem em Parceria com o Darque Kayak Clube e com o clube espanhol os teixugos promoveu no passado fim de semana, dias 24 e 25 de Janeiro a edição 2015 da Taça Ibérica de Slalom. Prova que tal como tem acontecido nos últimos anos abriu a época desportiva desta disciplina de Slalom.
Domingo, dia 25 de Janeiro, dia da competição, apresentaram-se em Covas, em Vila Nova de Cerveira mais de meia centena de atletas em representação de oito clubes Portugueses e Espanhóis, nas regatas de C2 masculino, K1 Feminino e Masculino e ainda C1 masculino e Feminino.
A nível individual, destaque para as provas de Seniores com vitória em K1 Feminino para Andrea Ucha dos teixugos com 93.87 segundos, menos 5.18 que a segunda classificada a colega de equipa Sara Fagin. A fechar o pódio ficou a portuguesa Sara Bastos da ADAmarante com 113.46 segundos. Lara Silva, vencedora em 2014 esteve ausente da edição 2015.

Em K1 masculino a vitória foi para Damien Launay do Darque Kayak Clube, com um total de 77.52 segundos, seguido do seu colega de equipa Antoine Launay a apenas 0.06 segundos. Rodrigo Magalhães do ABC foi terceiro com 80.18.

Ausência em 2015 de Ivan Silva vencedor em 2014, por se encontrar em Estágio permanente da Equipa nacional de Slalom em Espanha.

No C1 José Carvalho da ADAmarante, que interrompeu o estágio da Equipa Nacional para competir em Covas, foi o vencedor com 81.28 segundos, seguido de Marcos Pereira do CPPenedo com 90.62 e a fechar o pódio Adriano Ribeiro do ABC com 99.22 segundos.

Coletivamente, o vencedor foi o Águas Bravas Clube que totalizou 298 pontos seguido do clube TEA com 189 e a fechar o pódio os Teixugos com 163 pontos.

O Slalom regressa à competição no próximo mês de Fevereiro em Fridão Amarante para a edição 2015 da prova Internacional.

FPC PRESS

Apresentação Mundial do novo Nelo K1 “Cinco” #newNeloCinco #canoagem

A empresa Nelo, líder mundial no fornecimento de kayaks de competição, apresenta no dia 27 de Fevereiro, pelas 19:00 o novo modelo de kayak Nelo Cinco2.

É na véspera do Nelo Winter Challenge num fds que promete.

Ver programa completo AQUI.

Nelo Winter Challenge 2015, 28 de Fevereiro #ICFcanoesprint #canoagem

Do site nelo.eu [AQUI]

O Nelo Winter Challenge é uma referência nas regatas de inverno, não só pela qualidade dos atletas que participam, mas também pelo nível de organização que apresenta .

Em 2015 nós queremos que o evento continua a ser, acima de tudo, uma ferramenta para atletas e treinadores para avaliar a sua forma atual em um ambiente competitivo, acolhedor e descontraído.

Portanto, este ano vamos propor um formato de prova diferente, que juntamente com a apresentação mundial dos modelos de caiaque Cinco, vai transformar isso num evento que não pode perder!

O Nelo Winter Challenge será realizado no Centro de Treinamento de Nelo – Montebelo Aguieira e vai acolher muitos dos melhores canoístas de todo o mundo, incluindo medalhados olímpicos.

Competições

O Montebelo Aguieira Lake Resort, o maior dos Centros de Treino Nelo, vai receber as duas provas, a primeira um contra-relógio de 1500m e à tarde um torneio de 200m.No contra-relógio os atletas começam a cada minuto e o vencedor será o mais rápido em cada categoria. Para a prova de 200m, preparámos um formato de eliminatórias que serão tão emocionantes de assistir como de participar , com os canoístas a disputarem as eliminatórias antes da grande final.

Nelo mapa

Inscrições

Para a inscrição, alojamento, informações de viagens ou qualquer outra pergunta, por favor, entre em contato com nwc@nelo.eu

Prémios

K1 Masculino | C1 Masculino | K1 Mulheres (para cada uma das duas etapas)

1º – 300€

2º – 200€

3º – 150€

4º – 100€

5º –  50€

Gala dos Campeões da #canoagem – 15 de Fevereiro, Figueira da Foz

A Federação Portuguesa de Canoagem promove a Gala dos Campeões 2014, dia 15 de Fevereiro, no CAE da Figueira da Foz.

O evento  destina-se à entrega de diplomas de Campeões a todos os vencedores das diversas categorias e disciplinas da Canoagem e a homenagear os atletas internacionais em destaque na época desportiva de 2014.

Medalhas internacionais conquistadas em 2014

Gala1 Gala2