“Medalhas e títulos não são suficientes?” Emanuel Silva questiona Cavaco Silva

A dois dias da homenagem à Seleção Nacional de ténis de mesa, Emanuel Silva questiona o Presidente da República quanto aos critérios para agraciar este ou aquele atleta. E sem colocar em causa o mérito de Marcos Freitas e companheiros – “parabéns aos ténis de mesa”, diz –, o canoísta do Sporting diz que a modalidade não tem tido o reconhecimento das mais altas instâncias do Estado português.

“Nos Jogos Olímpicos de Londres’2012 fui um dos protagonistas da conquista da única medalha portuguesa, em equipa com o Fernando Pimenta, e não tivemos nenhuma homenagem pelos mais altos magistrados da nação. Em 2013, com João Ribeiro, conquistámos o título mundial em K2 500 e em 2014 o título de campeões da Europa. Ainda este ano, obtivemos o bronze no Europeu em K4 1.000 e a prata no Mundial, um feito único na história da canoagem portuguesa.” Por tudo isto, Emanuel Silva questiona: “Não somos todos portugueses? As medalhas e títulos que conquistámos não são suficientes para sermos homenageados pelo nosso Presidente da República? Ou só o que é praticado com bola é que conta?”

A Seleção Nacional de ténis de mesa, campeã da Europa, recebe amanhã a Ordem Infante D. Henrique, a mesma que já havia sido entregue a Cristiano Ronaldo. O futebol, de resto, tem dominado as homenagens de Cavaco Silva.

Ruben Faria desiludido com ausência em almoço

Os atletas portugueses deixaram de estar acomodados às situações e são já frequentes os reparos e críticas, seja a quem for. E como vemos nesta página, nem as mais altas figuras do Estado escapam. Se Emanuel Silva faz agora reparos a Cavaco Silva, no ano passado foi Ruben Faria a tecer comentários semelhantes, mas então dirigidos ao primeiro-ministro, Passos Coelho.

Tudo porque o motard ficou fora da lista de 12 atletas portugueses que foram convidados para almoçar com o chefe do Governo. Isto, num ano em que Faria fez história, ao conseguir o segundo lugar no Dakar. “Tenho isto preso na minha garganta e tenho que o dizer. O primeiro-ministro fez um almoço com atletas que obtiveram sucessos para Portugal e esqueceu-se de mim. Não entendi. Em janeiro, todos se lembram de mim e agora nem por isso. Acho que todos sabem como é difícil terminar um Dakar na segunda posição, desabafou o piloto. “Não estou chateado, estou apenas triste.”

Jornal Record, Ana Paula Marques, 30/11/2014 – link

Foto Bruno Pires