Campeão do Mundo, Josef Dostál, testa novo K1 para condições extremas

Original canoe.cz, traduzido para inglês para Sportscene.tv por Barbora Zehanova

Dóstal, recentemente, esteve de férias em Paris, apanhou cogumelos na floresta perto da casa de férias da família e relaxou no Hawaii. Participou uma Maratona na Bohemia onde sofreu para terminar a prova mas enquanto falamos com Josef Dostál, o Campeão Mundial de K1 e K4 1000 metros, ele prepara afincadamente a nova época. Durante o mês de Novembro vai trocar as nuvens da República Checa pelo sol da Califórnia.

Qual o teu maior objectivo com o treino em Chula Vista, Califórnia?

Durante as 4 semanas nos EUA vamos treinar resistência. É a melhor base de trabalho para a época.

Após terminada a tua época passaste umas férias no Hawaii. O que achaste?

Foi fantástico. Fui visitar um amigo, Ryan Dolan, que treina connosco em San Diego e visitei 4 ilhas do Hawaii que são lindas. Fomos à pesca em outrigger canoes. Fizemos um pequeno percurso a rebocar fios de pesca com isco e apanhamos 3 peixes de 50 cm o que é óptimo.

Quando começaste os treinos para a nova época?

Assim que regressei do Hawaii. Com apenas 30 km de treino na primeira semana decidi participar na Maratona Krumlov. Arrependi-me aos 15 km de prova e acho que ter terminado a prova foi uma das prestações mais corajosas da minha carreira. Doeu muito! Sofri dos 15 aos 25 km. A doer no peito era demais e tive muitas cãibras. No fim da prova não conseguia respirar ou andar.

A caminho dos EUA foste a Portugal. Ouvi dizer que o construtor NELO KAYAKS desenhou um kayak especial para ti. É verdade?

O director de marketing da Nelo Kayaks convidou-me para testar uns barcos. Foi um misto de estágio e férias. Diverti-me imenso. Trataram-me como uma estrela e gostei muito. Andaram comigo em bons carros e não se importaram com a quantidade de comida que eu comia. Num restaurante consegui acabar com o marisco e eles tiveram de reabastecer o stock. No dia seguinte fui almoçar com o Nelo que também é boa boca e comemos meio leitão, cada um.

A NELO desenhou um kayak para condições mais extremas como as que te prejudicaram nos Europeus de Brandenburgo. Como correu esse teste?

Experimentámos o barco no mar. A proa tem a mesma altura da C2 o que é completamente diferente da maioria dos K1’s. Enquanto lá estive também testei o XXXL que é um modelo totalmente novo. Quando olhei para o barco pela primeira vez pensei que ele estava ao contrário.

Então na próxima época vais ter 2 barcos de prova, um deles para condições mais extremas?

Sim, mas ninguém vai notar a diferença, a não ser que os barcos estejam ao lado um do outro. O pessoal costuma espreitar o meu barco porque é enorme. Quero ver os comentários depois de verem este novo modelo.

Ainda falta muito tempo para o início da próxima época de provas. Quais são os teus planos para o treino de Inverno?

Depois de regressar dos EUA vou dedicar-me à Física, Matemática e mais uma disciplina na Universidade. Na passagem de ano vou duas semanas para Livigno em Itália e depois passo duas semanas em casa. Depois disso regresso para os EUA para o início da próxima época de provas.

Página do facebook de Josef Dostal:  www.facebook.com/kayakjosefdostal