Federação Alemã Reestrutura Equipa Técnica

Em preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio e, como consequência dos resultados decepcionantes do campeonato mundial deste ano, em Moscovo, a Associação de Canoagem Alemã (DKV) reestruturou a sua equipa técnica. Isto, tendo em conta a disputa das quotas olímpicas do próximo ano em Milão.

“Naturalmente, em Moscovo os resultados ficaram aquém das nossas expectativas, mas algumas das nossas presenças em finais poderiam ter-se transformado em medalhas. As mudanças na equipa técnica são direccionadas para existir uma maior ligação entre os atletas e os técnicos” disse o presidente da DKV, Thomas Konietzko, depois de uma análise minuciosa da equipa técnica e do pessoal de apoio [Leia também : Ronald Rauhe critíca Associação de Canoagem Alemã]

O novo treinador dos kayaks mulheres será Kay Vesely , que até agora, foi parcialmente responsável pela equipa de canoas. Ralph Welke vai assumir toda a especialidade de canoa a partir de agora. Arndt Hanisch, que tinha sido treinador nacional para a especialidade de velocidade em kayaks, vai treinar os homens no futuro e será apoiado por um assistente, que tem ainda a ser anunciado. Rainer Kiessler manter-se-á treinador principal da Equipa Nacional-A.

De acordo com a Associação de Canoagem Alemã, a situação relativa à sucessão da equipa de canoagem de velocidade é bem mais grave do que os resultados do último campeonato mundial. Após resultados decepcionantes dos Júniores, foi adicionado um novo técnico à equipa. A posição será assumida por Detlef Hofmann, que até agora tinha sido, o seleccionador nacional para os kayaks homens de caiaque. Agora vai ser responsável por criar melhorias na formação júnior, no processo de seleção, bem como para melhor identificar e melhorar os jovens talentos, a fim de trazer a equipa nacional alemã de volta ao topo do ranking mundial.

O Director Diretor Desportivo, Dr. Jens Kahl, comentou sobre este assunto:Resolver o nosso problema da sucessão da equipa de canoagem vai-nos permitir, nos próximos 5 anos, saber se nos mantemos competitivos no futuro. Não consigo pensar em alguém mais competente que o Detlef Hofmann. As suas abordagens para o desenvolvimento de jovens talentos têm sido um sucesso durante o seu trabalho em Karlsruhe. A sua tarefa agora é aplicar essas técnicas, de forma adaptada, em outras regiões da Alemanha “.

A renovada equipa técnica vai ser a base para o êxito no Mundial de Milão’2015 onde será necessário garantir as quotas de apuramento Olímpico. A equipa Júnior reorganizada vai atacar os problemas relativos à sucessão e levar uma grande quantidade de jovens talentos de volta ao topo do ranking mundial.

Artigo original kanu.de e tradução para inglês em Sportscene.tv

PREPARAR ATAQUE A 2015 PARA CHEGAR AO RIO’2016 – vice-campeões mundiais de volta ao trabalho

Depois de um merecido período de férias, os canoístas portugueses já iniciaram a pré-temporada, com vista a estarem na melhor forma num ano que se reveste de grande importância. O Campeonato do Mundo de 2015 é também a prova de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro’2016. Para já, os atletas têm feito preparação física e exames médicos, ficando para mais tarde os treinos nos caiaques.

Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes estão entre os melhores do planeta no K4 1.000, depois de este ano, na Rússia, terem sido vice-campeões do Mundo. Um resultado que os colocaria de imediato no maior evento desportivo do Planeta em 2016 – a embarcação precisa de ficar classificada até ao 7.º lugar na final A –, mas isso não os vai fazer dormir à sombra da bananeira, pois como refere Fernandes. Em 2015 os adversários também vão querer estar na máxima força em agosto para conseguirem o passaporte rumo ao Brasil.

Trata-se de um apuramento muito desejado, depois de o K4 ter falhado a presença em Londres’2012 por apenas 0,312 segundos, impossibilitando que João Ribeiro e David Fernandes estivessem no evento. Recorde-se que Fernando Pimenta e Emanuel Silva participaram em K2 1.000, trazendo para Portugal a única medalha da comitiva – a prata.

Outras provas

Ainda que o Campeonato do Mundo, em Milão, seja a prioridade dos canoístas, outras provas vão merecer atenção, como são os casos do Europeu, da Taça do Mundo de Montemor-o-Velho, ambas em maio, e da primeira edição dos Jogos Europeus, em junho, no Azerbaijão.

TEM A PALAVRA

“O apuramento olímpico vai ser o grande objetivo do próximo ano, por isso queremos chegar a agosto na melhor forma possível. O modelo de apuramento é ingrato, por ser numa só prova. Falhámos a qualificação para Londres por muito pouco, há ainda esse amargo de boca “Fernando Pimenta, canoísta

“Trabalhar o melhor possível para aperfeiçoarmos alguns aspetos. Podemos falhar em todas as provas, menos em agosto, no Mundial. Podemos estar num dia menos bom, temos é que evitar que seja nessa altura”Emanuel Silva, canoísta

“Vamos começar a época com as provas de integração na equipa nacional. Depois disso, o foco é o Mundial, prova de apuramento olímpico. Espero sinceramente que no próximo ano tudo corra bem, sem lesões, pois no início de 2014 estive dois meses parado devido a problemas físicos”João Ribeiro, canoísta

“O objetivo é naturalmente o apuramento olímpico, por isso temos de ficar entre os sete primeiros. Todos vão querer estar na máxima força nessa prova, pois querem o mesmo, estar no Rio de Janeiro’2016”David Fernandes, canoísta

Jornal Record, 08/10/2014

EQUIPA DE SLALOM INICIA PREPARAÇÃO PARA APURAMENTO OLÍMPICO

A Equipa Nacional de Slalom, composta por José Carvalho (AD Amarante) e Ivan Silva (ABC) viajou ontem, 6 de Outubro de 2014 para La Seu Urgel, onde a Federação Portuguesa de Canoagem criou um centro de Estágio com vista à preparação da Equipa Nacional para o apuramento Olímpico, numa forte aposta da modalidade nesta disciplina.
O plano de preparação prevê o estágio em permanência dos dois atletas na pista Olímpica em La Seu Urgel, em Espanha, com diversas saídas a outras pistas na Europa ao longo dos próximos meses assim com a participação no campeonato Europeu e Taças do Mundo. Especial destaque para a pista de Lee Valley no Reino Unido, onde se realizará o Campeonato do Mundo e apuramento Olímpico em Setembro de 2015. O centro de estágio estará no entanto aberto a outros atletas que venham a demonstrar nível competitivo.
Ivan Silva e José Carvalho estarão já no final do mês de Outubro em Lee Valey na realização do British Open. O programa de preparação, que tem como objectivo o apuramento Olímpico,  será liderado pelo Técnico Pere Guerrero.
Portugal esteve representado nesta disciplina apenas em 1996 em Atlanta com Aníbal e Florence Fernandes e em 2000, em Sydney com apenas Florence Fernandes.
Portugal esteve, quer para Pequim 2008 quer para Londres 2012 muito perto da qualificação Olímpica, que quer a canoagem Portuguesa agora ver concretizado já em 2015.
A Federação Portuguesa de Canoagem, para apoio direto a este projeto candidatou-se em 2014 ao projeto de Solidariedade Olímpica, através do Comité Olímpico de Portugal de onde espera obter parte do financiamento para a próxima época.

FPC, PRESS