CAR de Montemor o Velho recebeu final das Primeiras Pagaiadas

A Federação Portuguesa de Canoagem, em parceira com o Clube infante Montemor e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, realizou pela primeira vez, no CAR de Montemor-o-Velho, a fase final das Primeiras Pagaiadas, competição destinada aos novos atletas da modalidade.
Sábado, primeiro dia de provas, durante a manhã, teve lugar a prova de Slalom, com perto de 150 jovens atletas a terem o primeiro contato com esta especialidade, num percurso montado no canal de retorno do Centro de Alto rendimento, com um total de 10 portas ao longo de cerca de 200 metros.
Com a presença essencialmente de clubes não ligados a esta especialidade todos os jovens participantes realizaram a prova em sistema de contra relógio com largadas a cada minuto, tendo a vitória na competição sido para o clube mais experiente, o Darque Kayak Clube, que subiu ao lugar mais alto do pódio. Seguiu-se o Fluvial de Coimbra em segundo lugar e a fechar o pódio o Náutico de Crestuma.

Já durante a tarde de sábado teve inicio a fase final das Primeiras Pagaiadas, com a presença de mais de 300 jovens atletas que depois de terem realizado as provas zonais ( Norte, Centro, ACBT e SUL) vieram a Montemor-o-Velho competir em embarcações monolugares mas também em K2, C2, K4 e C4, ao longo do fim de semana.
A tarde de sábado ficou marcada pelas provas de K1 e C1, com largadas nas diferentes categorias , com especial destaque para o número elevado de participações nesta competição, com mais de 65 embarcações na água em alguns escalões.

Domingo, e já em K2,C2, K4 e C4, decorreram as mais de 20 regatas dos escalões de Menores, Iniciados, Infantis e Cadetes.
No final da competição, o Clube Náutico de Ponte de Lima foi o clube vencedor da edição 2014, ao totalizar 942 pontos, seguido do Náutico de Marecos com 421 e do Clube Náutico de Prado na terceira posição com 394 pontos.

FPC PRESS

Canoagem conquista oito medalhas nas Esperanças Olímpicas

Foto FPC – Grupo que esteve na Regata Oympic Hopes

As seleções portuguesas de canoagem júnior e cadetes conquistaram oito medalhas nas Olympic Hopes, uma das mais conceituadas provas internacionais da modalidade para jovens, que decorreu em Piestany, Eslováquia.

Nos 200 metros, destaque para o ouro de António Conceição, Hugo Figueiras, Igor Pinho e Edgar Vieira em K4, a mesma medalha de Edgar Vieira em K1.

João Amorim foi bronze em C1, tal como Lucélia Graça e Beatriz Reis em K2.

Nos 500 metros, Ruben Boas conquistou o ouro em K1, enquanto João Amorim em C1 e a dupla Igor Pinho/Hugo Figueiras foram prata em K2.

A oitava medalha foi obtida nos 1.000 metros, por João Amorim em C1.

Portugal fez-se representar por 12 canoístas que competiram em 25 provas, orientados pelos técnicos nacionais João Tiago Lourenço e Leonel Correia, sendo que os Olympic Hopes reuniram mais de 600 atletas de 27 países.

Sapo Desporto c/ Lusa