TRIPULAÇÕES PARA O MUNDIAL DE VELOCIDADE – MOSCOVO 2014

O Campeonato do Mundo de Velocidade está mesmo a chegar e é a prova mais aguardada da época. O palco está montado, no Centro Desportivo Krylatskoye, para receber a elite mundial de canoagem de velocidade de 6 a 10 de Agosto em Moscovo, Rússia.

O campeonato deste ano já dará muitas indicações quanto aos atletas que conseguirão o apuramento para os Jogos Olímpicos Rio’2016. A um ano do apuramento, no final deste mundial, ficaremos a saber mais concretamente quais as reais possibilidades de apuramento e de conquista de medalhas.

TRIPULAÇÕES PORTUGUESAS

1000 metros

K4 Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, David Fernandes

K2 João Ribeiro, Emanuel Silva

K1 Fernando Pimenta

500 metros

K4 Joana Vasconcelos, Maria Cabrita, Beatriz Gomes, Helena Rodrigues

K1 Teresa Portela

200 metros

C1 Hélder Silva

K1 Teresa Portela

OUTROS PORTUGUESES EM PROVA

Rui Fernandes, treinador da seleção masculino do Brasil, estará com os seus atletas Eduardo Schuh e Vagner Júnior, que chegaram às semifinais no K2 1000m do Campeonato Mundial Junior e Sub-23 2014 em Szeged, na Hungria, e competem agora pela categoria Sénior. O técnico Rui Fernandes acredita no potencial da dupla. “São atletas de futuro e que estão em fase de crescimento. Espero bons resultados deles”.

Os já experientes Celso Oliveira e Edson Freitas competem nas provas de K1 1000m, 500m e K1 200m.

O Carlos Marques participará em representação da Turquia.

EUROPEU DE CANOAGEM DE MAR EM PORTUGAL 15 A 17 AGOSTO

A Federação Portuguesa de Canoagem em parceira com a Nelo Mar kayaks e Municípios de Vila do Conde e Esposende promove entre os dias 15 e 17 de Agosto o primeiro Campeonato da Europa de Canoagem de Mar, depois de em 2013 ter organizado o Campeonato do Mundo.
Esta organização, atribuída pela Associação Europeia de Canoagem a Portugal, irá trazer já no inicio da próxima semana muitas dezenas de atletas de toda a Europa ao nosso país, mais concretamente a Vila do Conde onde se encontra a logística do evento, junto ao Forte de S. João.
Com a presença confirmada de pelo menos 20 países, esta prova que terá um percurso de 18 quilómetros terá largada na praia da Apúlia e chegada a Vila do Conde em Surfski Monolugares masculinos e femininos e nos escalões Absoluto, sub23, júnior e ainda em Veteranos.
De acordo com as condições atmosféricas mais favoráveis neste momento a competição deverá acontecer no dia 16 de Agosto, sábado em horário a indicar no inicio da próxima semana.
Portugal estará representado nesta competição com um conjunto de atletas a convocar no final do Campeonato nacional de Canoagem de mar, que decorre este fim de semana em Esposende.

A nelo mar kayaks, como forma de promoção do evento, irá ainda realizar uma competição head 2 head com alguns dos melhores canoístas do mundo, no dia 15 de Agosto após a cerimónia de abertura do Campeonato da Europa.
Esta prova, que contará com atletas como Ronald Rauhe e Andrey Kraitor e ainda com alguns dos melhores atletas nacionais de Velocidade, como a dupla vice Campeã olímpica, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, disputa-se ao sprint numa distância de 120 metros.

Mais informações assim como a lista de participantes disponível brevemente no site oficial da prova em oceanracingportugal2014.com

FPC PRESS

Teresa Portela: «Espero receber a bolsa com os retroativos»

Foto Aleksandar Djorovic

A olímpica do Benfica, Teresa Portela, é uma das estrelas da Seleção Nacional no próximo Mundial de Moscovo, que decorre entre quinta-feira e domingo. Mas a medalhada com o bronze no Europeu em K1 200 e 500 metros vai para a prova na Rússia, onde correrá nas mesmas distâncias, com alguma ansiedade, apesar de já ter resolvido muitas divergências com a federação de canoagem, que chegou a mover à atleta um processo disciplinar, entretanto arquivado.

“Não tenho recebido a bolsa desde há um ano, apesar de ter subido, entretanto, do nível 2 para o nível 1. Nada tem acontecido, mas dizem que vou ser reintegrada no Projeto Olímpico e que tudo se vai resolver. Agora, espero receber a bolsa com os retroativos a que tenho direito”, revelou Teresa Portela.

A velocista, de 26 anos, resolveu alguns dos seus problemas com as entidades dirigentes, pelo que admitiu estar mais tranquila para trabalhar, mas continuam a existir muitas arestas por limar:“ Para já e antes do Mundial, não quero entrar em pormenores”, sustentou.

LUTAR PELAS FINAIS

Nesta fase, a canoísta das águias está concentrada, essencialmente, na competição, traçando os seus objetivos para o Mundial de Moscovo, rampa de lançamento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016: “Vou lutar para estar nas finais e competir ao mais alto nível. Preciso ganhar confiança e experiência para os próximos anos, naquela que será a última prova da época. Espero acabar o ano bem e conseguir um bom resultado no Mundial.”

A preparação de Teresa Portela, diferenciada do resto dos elementos da Seleção, está realizada:“Tive três semanas de preparação após o Campeonato da Europa, o que não é muito tempo, mas o trabalho está feito. Falta acertar alguns pormenores.”

Jornal Record – Alexandre Reis

Seleção está preparada para atacar Mundial

Foto Bruno Pires

Parte da Seleção Nacional que vai atuar no próximo Mundial de Moscovo, entre quinta-feira e domingo, concluiu ontem um estágio de preparação em Aviz, trabalho que aumentou as expectativas para a prova na Rússia. Portugal aposta, de vez, em três embarcações olímpicas (K1, K2 e K4 – todas a 1.000 metros –, visando os Jogos do Rio em 2016.

A preparação decorreu conforme o planeado. Estamos todos motivados e ninguém se magoou. Só falta o Mundial para fecharmos a temporada em beleza. Espero que todos estejam à altura, pois os indicadores foram muito bons e o moral está levantado”, considerou Emanuel Silva, vice-campeão olímpico em Londres’2012, em parceria com Fernando Pimenta.

A dupla que ganhou a prata nos Jogos desfez-se, entretanto, mas Emanuel mantém-se no K2, agora ao lado de João Ribeiro.

Os dois também fazem parte também do K4, com David Fernandes e Fernando Pimenta, sendo que o último passou a apostar na prova individual (K1), sem que isso enfraquecesse a frota nacional.

NOVO DESAFIO

Fernando Pimenta defendeu o seu ponto de vista: “O K1 é um novo desafio para mim, pois só este ano voltei a competir nesta embarcação. Preciso de algum tempo para ganhar experiência. Mas assumo o que me predispôs a enveredar pelo K1: já tenho um nível suficientemente bom para conseguir resultados internacionais.”

Para Fernando Pimenta abriu-se um novo leque de oportunidades na Seleção Nacional: “Ao escolher o K1, a equipa nada perdeu, bem pelo contrário, pois tanto o Emanuel como o João têm feito um bom trabalho no K2. Portugal ganhou mais uma embarcação competitiva com a minha opção. Quanto ao K4, vai ser outro dos desafios, num trabalho conjunto onde todos vão dar o tudo por tudo. O bronze conquistado no último Europeu foi um bom indicador para voltarmos a brilhar no Mundial.”

Jornal RECORD – Alexandra Reis

 

NÁUTICO DE PONTE DE LIMA CAMPEÃO DE VELOCIDADE

O Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se campeão Nacional de Velocidade 2014, ao terminar a competição com um total de 3576 pontos, alcançados no somatório dos dois fins de semana de provas no CAR de Montemor-o-Velho. Na segunda e terceira posições ficaram o Náutico de Crestuma e o Náutico de Prado com  2852 e 2796 pontos, respetivamente.

Este fim de semana marcou o final das competições de velocidade no CAR de Montemor-o-Velho, que em 2015 volta a receber as mais importantes provas nacionais da disciplina e ainda a Taça do Mundo em Maio e Campeonato do Mundo de Juniores e Sub23 em Julho.

Todos os resultados individuais e coletivos do Campeonato Nacional de Velocidade podem ser encontrados AQUI.

FPC PRESS