CANOAGEM REGRESSA A VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO – ALGARVE

A Associação Naval do Guadiana (ANG), de Vila Real de Santo António, anunciou que acaba de reiniciar a prática regular de canoagem, nas vertentes de escolas e competição.

Um dos primeiros passos foi a aquisição de cerca de três dezenas de embarcações, que vão ser utilizadas já este verão nos projetos de escolas e férias desportivas que o clube realiza em colaboração com várias entidades.

A canoagem foi uma das modalidades pioneiras na altura da criação da ANG. O clube vila-realense conquistou vários títulos regionais e nacionais e foi fundador da associação regional da modalidade.

O clube revelou ainda que está em implementação, no âmbito da Eurocidade do Guadiana, um projeto inovador de canoagem, com a criação de um espaço/clube de prática conjunta entre Ayamonte e Vila Real de Santo António, cujo objetivo é o aproveitamento de sinergias e gestão de recursos.

Jornal do Algarve, 12/07/2014

Balanço do 1º dia – Europeus de Velocidade

Desporto Sapo, 11/07/2014

Portugal estreou-se hoje nos Europeus de canoagem da Alemanha com o apuramento para cinco de seis finais possíveis em 500 e 1000 metros, classificando já nove atletas para os Jogos Olímpicos Europeus de Baku2015.

Os K1 500 Teresa Portela e K1 1000 Fernando Pimenta, o K2 500 campeão do Mundo Emanuel Silva/João Ribeiro, o K4 1.000 vice-campeão da Europa Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes e o K4 500 Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues atingiram o objetivo, apenas falhado pela ainda jovem dupla Maria Cabrita/Inês Esteves em K2 500.

Na jornada destacou-se triunfo categórico de Teresa Portela na sua eliminatória perante rivais cotadas, bem como a tenacidade dos campeões do Mundo Emanuel Silva e João Ribeiro e do vice-campeão olímpico (tal como Emanuel) Fernando Pimenta, que se notabilizaram em duas provas diferentes.

Apenas 33 minutos depois de partirem no K4 1000 que se qualificou para a final, Emanuel e João já arrancavam para mais 500 metros a “fundo” para garantir nova regata de discussão de medalhas: dois terceiros lugares “controlados” com o esforço indispensável valeram o objetivo.

Em K4 perderam para a Sérvia e Hungria, enquanto a missão K2 foi cumprida apenas atrás da Alemanha e Ucrânia.

Fernando Pimenta já tinha ajudado no K4 e feito a eliminatória dos 1000 que não apurava ninguém quando partiu para a meia-final decisiva, andando sempre na cabeça da prova junto do dinamarquês Rene Poulsen – com segurança, acumulou as duas desejadas finais.

Portela, que liderou sempre, foi a única portuguesa a vencer, cumprindo os 500 metros em 1.51,853 minutos, batendo a alemã Franziska Weber por 1,723 segundos e a sueca Sofia Paldanius por 1,805, poupando-se para os 200 metros de sábado. A final das duas distâncias realiza-se no domingo.

O K4 500 Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues não conseguiu nas eliminatórias um dos três lugares de acesso à final, mas na prova decisiva, em semifinal única, as portuguesas “voaram” para o primeiro lugar, revelando uma consistência que promete tranquilizar a equipa técnica.

Recorde-se que Teresa Portela deixou o K4 para se focar exclusivamente no K1, substituída pela jovem Francisca Laia: paralelamente, as olímpicas Beatriz Gomes e Helena Rodrigues voltaram apenas hoje às provas internacionais após um ano paradas para serem mães e a jovem Joana Vasconcelos saltou para “voga”, o primeiro lugar na embarcação.

O jovem K2 500 Maria Cabrita/Inês Esteves é o menos experiente internacionalmente e foi apenas oitava na meia-final de repescagem que apurava as ultimas três embarcações para a final.

Programa da seleção para sábado (horas de Lisboa):

– Eliminatórias dos 200 metros:

08:15 K1 Diogo Lopes

08:20 C1 Hélder Silva

08:40 K1 Teresa Portela

09:15 K2 Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes

– Finais:

16:00 K1 1000 Fernando Pimenta

16:44 K4 500 Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues