EUROPEU VELOCIDADE – PROVAS DOS PORTUGUESES NA 6ª FEIRA

Prova 08 – 08:49 – K1 1.000m Fernando Pimenta.

Prova 10 – 09:07 – K4 500m Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Beatriz Gomes/Helena Rodrigues.

Prova 17 – 12:10 – K1 500m Teresa Portela.

Prova 24 – 12:55 – K4 1.000m Fernando Pimenta/João Ribeiro/Emanuel Silva/David Fernandes.

Prova 25 – 13:08 – K2 500m Maria Cabrita/Inês Esteves.

Prova 29 – 13:28 – K2 500m Emanuel Silva/João Ribeiro.

As semifinais disputam-se de tarde.

JOÃO LAIA EVITA TRAGÉDIA EM ABRANTES

João Laia** estava no local certo à hora certa e com isso impediu que a tarde de 2 de Junho ficasse marcada pela tragédia em Abrantes. O técnico de canoagem do clube Os Patos, de Rossio ao Sul do Tejo, estava na fase final do treino, na margem sul do Tejo, quando se apercebeu que três jovens, dois rapazes e uma rapariga com idades entre os 17 e os 19 anos, se encontravam em dificuldades no meio do rio. Dois deles não sabiam nadar.

Cerca das 19h20, o treinador ouviu os gritos de um dos rapazes e depressa foi em seu auxílio. Quando chegou junto deles já a rapariga estava inanimada e a afundar-se. “Valeu a ajuda do irmão, que conseguiu puxá-la apesar das fortes dores que sentia no ombro. Foi impecável e seguiu sempre as minhas indicações. Sem a sua ajuda não tinha conseguido trazer os dois até à margem”, contou.

João Laia, que é radiologista no Hospital de Abrantes, levou os dois irmãos até à margem onde reanimou a rapariga e lhe prestou os primeiros socorros. Quando a mesma recuperou, voltou à água para ir buscar o terceiro elemento que se encontrava agarrado a um dos pilares da ponte sobre o Tejo. “Tiveram muita sorte, porque cinco minutos depois já não estaria aqui ninguém. A minha decisão foi nunca sair do barco, porque se me tivesse atirado à água eles afogavam-se”, disse o treinador de canoagem.

Esta é a segunda situação em que elementos da secção de canoagem de Os Patos ajudam a salvar vidas no Tejo. Há cerca de quatro anos também dois atletas, José Carlos Damas e Hélder Correia, tiraram um pescador da água.

** – João Laia é treinador da equipa do CD “Os Patos” e pai de Francisca Laia

Notícia completa em O Mirante – link AQUI

Focada apenas no K1, Teresa Portela quer brilhar nos Europeus de canoagem

Brandenburg an der Havel, Alemanha, 10 jul (Lusa) –

Foto Cláudia Matos – Fotografias de canoagem

A canoísta Teresa Portela assume estar mais “tranquila” e “motivada” esta época, na qual vai fazer apenas K1, esperando ver esse estado de espírito projetado em “bons resultados” nos Europeus da Alemanha, de sexta-feira a domingo.

“Este ano tem sido diferente. Estou a ter a oportunidade de competir e estar focada só no K1. Sinto-me mais tranquila e com vontade de agarrar esta oportunidade, conseguir fazer boas provas. Quero estar bem para ganhar mais confiança, para que depois tudo corra melhor nos Campeonatos do Mundo”, disse.

Em declarações à Lusa, a melhor canoísta portuguesa congratula-se com a serenidade reencontrada: “Consegui treinar só o K1, fazer a minha própria preparação. Claro que é tudo ainda muito recente e confio que possa melhorar a cada prova. Ainda não acredito que esteja a 100 por cento, mas estou tranquila e espero estar bem para conseguir bons resultados”.