Coincidências? – Opinião de Mário Santos

Mario Santos

Jornal A BOLA – 4/7/2014 – Sem link

No último fim de semana Portugal conseguiu cinco resultados desportivos de referência internacional, todos em disciplinas e distâncias olímpicas. Reforço este facto, pois é reconhecida a maior competitividade, exigência e densidade de participação nestes eventos.
A canoagem obteve três medalhas de bronze nos Europeus Juniores e Sub-23: Joana Vasconcelos (K1 200), Francisca Laia e Maria Cabrita (K2 500), Tiago Tavares (C1 200). A estas medalhas somou mais duas finais, com a C2 sub-23 Nuno Silva e Bruno Afonso em sétimo e a júnior Márcia Aldeias oitava em K1 200.

O triatlo obteve um segundo lugar numa das Etapas do Campeonato do Mundo que decorreu em Chicago através de João Pereira (já é 5.º no ranking Mundial) e Pedro Mendes arrecadou uma medalha de bronze no Europeu de sub-23.

O que têm estes atletas em comum? O facto de todos terem frequentado ou frequentarem as residências desportivas das respetivas federações em Montemor-o-Velho (no caso do triatlo já foi encerrada) e quase todos serem universitários

Os projetos das Federações e Autarquia visam promover a compatibilização do alto rendimento com a formação académica dos atletas, pelo que sempre tiveram como parceiros o Agrupamento de Escolas e a Universidade de Coimbra

É verdade que o projeto ainda tem muito a evoluir para chegar à eficiência de outros países, contudo foi possível criar um sistema que tem trazido consistentes resultados de referência, tanto no desporto como na concretização da cidadania, com o investimento na formação académica.

Sublinhar esta coincidência não me obriga a defender a aplicação transversal deste sistema, contudo deve merecer uma profunda reflexão e estudo aquando da definição de caminhos rumo ao desejado sucesso no alto rendimento. Ainda recentemente vimos que há quem subscreva que não devemos mudar só porque as coisas correm mal. E há quem ache que o êxito é pura coincidência. Não me revejo em qualquer destes pensamentos.

Mário SantosPresidente FPC 2004-2013 e chefe de missão JO Londres’2012

 

Deixe um comentário