E a responsabilização? – Opinião de Mário Santos

Imagem

Jornal A BOLA – 27/5/2014 – Sem link

Quiçá por força da sua pouca mediatização ou desvalorização social (com exceção do futebol), o desporto de alto rendimento em Portugal está completamente fora do escrutínio público. É mau. Tem potenciado uma crescente irresponsabilidade e desresponsabilização dos erros. Para piorar a situação, quem tem o poder, a obrigação de regular e de fiscalizar está mais preocupado em passar entre as gotas da chuva e aparecer bem na fotografia do que em agir em conformidade.

Infelizmente, temos vários casos de atletas e federações financiados com dinheiros públicos para se prepararem para participar em determinadas competições com objetivos de resultado e acontece que, por vezes, uns se recusam a participar, enquanto outros, inexplicavelmente, não estão preparados, ou sequer inscritos, para competir. Consequências? Nenhuma.

Apesar de ter conhecimento de tais factos, mesmo estando em vigor contratos segundo os quais tal incumprimento terá que dar origem obrigatoriamente a um processo de averiguações (seja este incumprimento por parte dos atletas ou das respetivas federações) a verdade é que se desconhece a instauração de qualquer processo de averiguação por parte do IPDJ. Mesmo tendo sido amplamente mediatizados vários casos de incumprimento.

IPDJ e COP cúmplices em sepulcral silêncio, sendo este responsável pela operacionalização da Preparação Olímpica. Evidentemente, é mais fácil resolver tudo “na amizade” e no “deixa lá isso, agora não há nada a fazer”. Mesmo olvidando os dispositivos legais. Coniventes com essa desresponsabilização, terminamos sempre com as mesmas desculpas: o azar, o árbitro ou a falta de meios. Mais fácil do que corrigir erros ou primar pela competência. A sorte dá muito trabalho. Perder e ganhar fazem parte da equação, mas a organização, liderança e responsabilização na procura da excelência são o único caminho de um país avançado para o êxito no alto rendimento.

Mário SantosPresidente FPC 2004-2013 e chefe de missão JO Londres’2012