K2 SEN – NUNO BRANDÃO / NUNO NANITA 5º LUGAR E ALFREDO FARIA / MIGUEL RODRIGUES 7º LUGAR – EUROPEU MARATONAS

Imagem

K2 Nanita e Brandão PiestanyNuno Brandão e Nuno Nanita – Foto FPC

K2 Alfredo Faria e Miguel RodriguesAlfredo Faria e Miguel Rodrigues – Foto FPC

 

 

 

José Ramalho: «Não é o triunfo que melhor me soube na carreira»

Imagem

José Leonel Ramalho em Piestany – Foto de Nuno Nanita

TÍTULO EUROPEU APÓS DESCLASSIFICAÇÃO DE ESPANHOL

O canoísta campeão da Europa de K1 maratonas José Ramalho assumiu hoje que este título não foi o que mais prazer lhe deu, consumado após a penalização do adversário espanhol em Piestany, Eslováquia.

“É um facto que não é o triunfo que melhor me soube na carreira. Mas não fui eu quem prevaricou, pelo que estou de consciência mais do que tranquila”, disse.

Em declarações à Lusa, o canoísta do CF Vilacondense assume: “Estou triste com a situação, com tudo o que se passou. Preferia ganhar de outra forma. Mas não fui eu quem prevaricou ou julgou a situação. Acho que foi feita justiça, porém nada há como um `sprint’ limpo”.

Mudanças várias de trajetória no sprint final – ilegais, como, por exemplo, no ciclismo – custaram ao espanhol Ivan Alonso uma penalização de cinco segundos, o que valeu o título a José Ramalho, que tinha ficado a 2,9 segundos, após desistir do ouro nos metros finais.

“Não tinha necessidade de ter mudado bruscamente de direção por duas ou três vezes. Num sprint, todos procuram o caminho mais reto e curto para a meta. Não foi o caso“, explicou José Ramalho.

O português já falou com o rival espanhol: “Ele acha que não foi tão acentuado. No entanto, já é reincidente. Numa prova em Amesterdão fez-me ‘comer’ todas as margens, mudando também bruscamente de direção. Curiosamente, hoje assumiu que merecia ter sido desclassificado nessa prova. Quem insiste em atitudes destas, sujeita-se. Foi o que aconteceu”.

Agora, José Ramalho promete preparar-se para estar “ainda mais forte nos Mundiais de setembro”, pois a sua ideia é “bater todos os adversários, de forma inequívoca e limpa”.

José Ramalho, de 31 anos, conquistou o título Europeu em 2011 e 2014 e foi “vice” em 2009 e 2013: a nível mundial, foi prata em 2012 e bronze em 2009.

[LUSA]