Canoísta Nuno Barros campeão da Europa de maratonas C1

Imagem

Foto FPC

O canoísta Nuno Barros sagrou-se, este sábado, campeão da Europa de maratonas, em C1, elevando para duas medalhas de ouro o atual pecúlio da seleção de Portugal em Piestany, Eslováquia.

Campeão da Europa em 2011 e do Mundo em 2010, o atleta voltou ao topo da canoagem internacional com uma prova consistente, arrancando, imparável, para o “sprint” final a 400 metros da meta, deixando os rivais da Hungria e da Espanha para trás Para Nuno Barros, este título é a “justa recompensa” pela forma como reagiu às adversidades e o corolário da forma física e mental com que se apresentou na Eslováquia.

“Este título Europeu sabe simplesmente a desfrutar. Passei por momentos difíceis. É uma recompensa por isso. Dedicado a todos aqueles que este tempo em que estive inibido de competir me apoiaram e deram força para persistir. Voltei ao topo, mostrei que tenho valor e continuo vivo”, vincou.

Em declarações à Lusa, o canonísta limiano assumiu ter vivido um “ano complicado, fruto de “um golpe” que nunca esperou viver na vida – castigo de um ano por controlo positivo de doping “ainda sem explicação” -, recordando que é “sempre leal e limpo” em tudo o que faz.

Com discurso emotivo, congratulou-se por não ter cedido aos que lhe sugeriram “desistir”, enaltecendo o “orgulho por dar mais uma medalha a Portugal” e assumindo que não compete por dinheiro, pois “o prazer de treinar e competir” são a sua maior recompensa.

“Na prova, pensavam que estava morto. Queriam desgastar-me, mas eu vinha na onda deles. Foi na última viragem que senti que ia ganhar. Os dois rivais perderam-se um pouco e ataquei. Fiquei sozinho. O campeão do Mundo era o único que me podia fazer frente, mas ambos perceberam que estava mais forte. Que era o meu dia”, sintetizou.[JN]

Nuno Barros campeão da europa na Eslováquia

Nuno Barros campeão da europa na Eslováquia

O canoísta Nuno Barros sagrou-se este sábado campeão da Europa de maratonas, em C1, elevando para duas medalhas de ouro o atual pecúlio da seleção de Portugal em Piestany, Eslováquia.