ESTÁGIO SUB-23 MASCULINO: ATLETAS CONVOCADOS

Imagem

Diogo Lopes – Taça do Mundo Velocidade – Foto FPC

A seleção Nacional Sub23 de kayaks masculinos regressa ao CAR de Montemor-o-Velho, no próximo dia 16 de Junho para o último momento de preparação antes do Campeonato da Europa de velocidade de Juniores e sub23 a decorrer no final do Mês de Junho em França [Mantes en Yvelines].
Os 5 atletas juntam-se à equipa Nacional Junior que se encontra em estágio desde o dia 9 de Junho e ainda aos Seniores masculinos e Femininos que também estão em trabalhos de preparação para o Europeu Absoluto.

Atletas convocados:
David Varela – Alhandra SC
Francisco Magalhães – CNPLima
Hugo Rocha – CNMarecos
Diogo Lopes – KCCA
Diogo Quintas – AN Torreira

[FPC-PRESS]

KAYAK-POLO: COIMBRA RECEBE 3ª PROVA DO NACIONAL

Imagem

O Rio Mondego em Coimbra recebe no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de Junho a terceira prova do Campeonato nacional de kayak Polo numa organização da Federação Portuguesa de Canoagem e do Clube Fluvial de Coimbra.
Esta prova será disputada por um total de 106 atletas em representação de 14 equipas divididas por duas divisões.
Ao longo do fim de semana serão disputados 49 jogos em  sistema de liga, como tem habitualmente sido realizado na presente época.
Com duas provas já realizadas, segue na frente da primeira divisão o Clube de Canoagem de Setúbal com 31 pontos, seguido do Fluvial de Coimbra com 30  e do Paço de Arcos com 21. Na  segunda divisão a liderança é do Paço de Arcos B com 42 pontos. [FPC-PRES]

Atividades Náuticas: Peniche recebe encontro nacional de formação – Dias 13 e 14

Imagem

Foto Fundação do Desporto

Realiza-se nos próximos dias 13 e 14, na cidade de Peniche, o 1.º Encontro Nacional dos Centros de Formação Desportiva (CFD) de Atividades Náuticas, promovidos pelo Programa do Desporto Escolar.

O evento tem como objetivo avaliar o impacto das atividades desenvolvidas neste primeiro ano de vigência dos onze CFD do Desporto Escolar, inaugurados em Outubro de 2013, vocacionados para a sensibilização e para o aprofundamento da prática desportiva da vela, canoagem, surf e remo. Estes Centros estão espalhados por todo o país e nos últimos oito meses permitiram que 9000 jovens tivessem contacto com o mar e com os desportos náuticos.

Em reconhecimento do potencial destes polos desportivos nas suas valências educativas, desportivas e culturais, irão estar presentes na cerimónia de abertura, o Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, o Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, assim como outras individualidades associadas à política do mar, ao ensino e ao desporto nacional.

A organização do evento está a cargo da Direção-Geral da Educação e conta com o apoio da Câmara Municipal de Peniche.

Local: Auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Peniche.[Record]

Seleção quer “duas a três medalhas” nos Europeus de maratonas

Jose Ramalho3

A seleção portuguesa inicia na sexta-feira a participação nos Europeus de maratonas esperançada em conquistar “duas a três medalhas”, com o selecionador Rui Câncio “confiante” de que há “ainda mais tripulações” a poder brilhar na Eslováquia.

À semelhança das outras especialidades da canoagem, os nossos objetivos nestes Europeus passam por trazer duas a três medalhas. Temos vários atletas com medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo e alguns estão aqui a competir. Este é, por isso, o resultado expectável”, assume Rui Câncio.

Em declarações à Lusa, o selecionador revela que o K1 José Ramalho (vice-campeão da Europa), a C1 sub23 Rui Lacerda (campeão da Europa) e C1 Nuno Barros (ex-campeão da Europa e do Mundo) são as tripulações mais fortes a atacar o pódio em Piestany.

“Pelos resultados dos últimos anos, são quem nos dá mais garantias de trazer medalhas para Portugal”, reconheceu.

Rui Câncio confessa que ainda não sabe o que esperar das tripulações novas em importantes provas internacionais, mas garante que, “no global, a equipa é bastante competitiva”, pelo que espera que “possa estar à altura das expetativas”.

Não poder contar com o campeão do Mundo e vice-campeão europeu Samuel Amorim em C1 sub-23, devido a lesão, é uma “contrariedade” desvalorizada pelo técnico, que destaca “o valor do todo” e a confiança de que “algumas tripulações vão surpreender pela positiva” e compensar essa ausência.

A C2 júnior José Machado/Pedro Vieira foi quinta em 2013 e o técnico acredita que “pode melhorar, talvez chegar à medalha”, enquanto para os estreantes K1 João Silva e André Azevedo diz ser possível entrarem no “top cinco”.

Os K2 sénior Nuno Brandão/Nuno Nanita e Alfredo Faria/Miguel Rodrigues, quintos e sétimos em 2013, respetivamente, “também podem melhorar e ficar à porta de uma medalha”. Nuno Brandão e Nuno Nanita só chegam sexta-feira: “dificuldades inesperadas” na autorização militar para representar Portugal nos Europeus colocaram em causa a sua participação.

As pagaias ficaram retidas na quarta-feira em Frankfurt e não chegaram ao fim do dia, como esperado, nem esta manhã: “Acreditamos e esperamos que seja esta tarde. Já estamos habituados a esse tipo de situações, mas nós, os portugueses, somos peritos em dar a volta às adversidades e não é isso que nos vai impedir de tirar bons resultados”.

Os Europeus de maratonas decorrem de sexta-feira a domingo em Piestany, cidade termal da Eslováquia. [Record]

Seleção lusa de canoagem ficou com pagaias retidas em Frankfurt e não pôde treinar

CEmaratona2014

Foto PFC

José Ramalho e Alfredo Faria conseguiram treinar em Piestany, na Eslováquia, com pagaias emprestadas. A restante seleção optou por manter a forma com corrida.

A seleção portuguesa de canoagem, na especialidade de maratonas, viu-se esta quarta-feira impossibilitada de testar a pista dos Europeus de Piestany, uma vez que as suas pagaias ficaram retidas em Frankfurt.

A comitiva partiu do Porto às 06h00 e fez escala na Alemanha, rumo a Viena, Áustria, de onde prosseguiu de autocarro 150 quilómetros até Piestany, cidade termal na Eslováquia. As pagaias, essenciais, não chegaram ao destino e a seleção só quinta-feira de manhã saberá se está apta a usufruir do único dia para se adaptar às condições da pista.

Ainda assim, o vice-campeão da Europa José Ramalho e Alfredo Faria contornaram o problema e conseguiram treinar, ao fim da tarde, com pagaias emprestadas. A restante seleção optou por manter a forma com corrida. [Correio da Manhã]