Medalhas garantem pré-convocatória – Europeu de Velocidade

Imagem

Pódio K2 500m – Foto FPC

TAÇAS DO MUNDO SÃO BARÓMETRO PARA O EUROPEU

De acordo com os critérios definidos pela FPC no início da época para as Seleções Nacionais, “encontram-se pré-convocados para o Campeonato da Europa as tripulações medalhadas ou que tenham atingido finais A em distâncias olímpicas nas Taças do Mundo”. Ora, este balanço já pode ser feito em relação à equipa masculina de kayak, que encerrou ontem a participação nas Taças do Mundo, salvaguardando, porém, o facto de a última palavra pertencer sempre à equipa técnica.

Seja como for, e tendo em conta os critérios pré-definidos, Fernando Pimenta será o representante português no Europeu em K1 1.000 metros, depois de nas Taças do Mundo de Milão e Racice ter conquistado a medalha de bronze. Também Hélder Silva se encontra na mesma situação, pois o canoísta do CN Prado cumpriu para já os requisitos, ao chegar ao pódio ontem em Racice, na Rep. Checa. Foi 3.º na final A de C1 200 m. Teresa Portela cumpre igualmente os parâmetros, ainda que não tenha conseguido a medalha. Esteve em duas finais A, K1 200 (7.ª) e K1 500 (9.ª).

Pimenta/Emanuel

A última medalha conseguida por Portugal em Racice foi a de prata, em K2 500 metros, por Fernando Pimenta e Emanuel Silva, melhorando o bronze obtido há 15 dias em Milão. Refira-se que esta distância não é olímpica. Pimenta não conseguiu, no entanto, chegar ao pódio no K1 5.000 m, ao ser 4.º, depois da prata conquistada em Itália.

Portela e canoas na Hungria

Teresa Portela em K1 200 e K1 500, Hélder Silva em C1 200 e José Lima de Sousa em C1 500 e C1 1.000 vão participar em mais uma Taça do Mundo, entre sexta-feira e domingo, na Hungria. Já a equipa masculina de kayak regressou ontem a Portugal. “O balanço da Taça do Mundo de Racice é muito positivo. Terminámos com mais duas medalhas, sendo que em relação ao Hélder Silva, não sendo de todo uma surpresa, havia grande expectativa por ser a primeira prova internacional do ano”, destacou o vice-presidente da FPC, Ricardo Machado.

Jornal Record – 19/5/2014, Ana Paula Marques

Deixe um comentário