LUÍS FERREIRA (CN CRESTUMA) NOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE – NANJING’2014

Imagem

Foto Cláudia Matos

A Federação Poruguesa de Canoagem, tal como previsto no Plano de Alto Rendimento para as Equipas nacionais de Velocidade, realizou esta manhã, 19 de maio de 2014, no CAR de Montemor-o-Velho, uma selectiva interna, em K1 500 metros, de seleção do atletas que competirá em Nanjing, nos jogos Olimpicos da Juventude ainda este ano.

Luís Ferreira do Clube Náutico de Crestuma foi o vencedor da regata, com o tempo de 1:58.44, seguido de Igor Pinho do Clube de Canoagem de Ovar com 1:59.33 e de António Conceição também do Crestuma com 2:01.20. As condições esta manhã no CAR nao eram as melhores, com muito vento frontal, porém o jovem atleta de Crestuma levou a melhor sobre os seus adversários e entre 23 e 27 de Agosto competirá em Nanjing,na China, nas provas de Head to head e na prova de Slalom, num formato semelhante ao realizado em Singapura, onde estivemos representados por Christina Pedroso e João Silva.

A Canoagem Portuguesa conquistou a vaga em K1 masculino em 2013 com Diogo Lopes que foi vice Campeão do Mundo no Canada no K1 200 metros. Porém a limitação de idade nos Jogos Olimpicos da Juventude obrigou a uma seleção entre os atletas mais jovens, tendo hoje ficado apurado Luis Ferreira.

Site oficial do evento em AQUI

FPC PRESS, 19/5/2014

Medalhas garantem pré-convocatória – Europeu de Velocidade

Imagem

Pódio K2 500m – Foto FPC

TAÇAS DO MUNDO SÃO BARÓMETRO PARA O EUROPEU

De acordo com os critérios definidos pela FPC no início da época para as Seleções Nacionais, “encontram-se pré-convocados para o Campeonato da Europa as tripulações medalhadas ou que tenham atingido finais A em distâncias olímpicas nas Taças do Mundo”. Ora, este balanço já pode ser feito em relação à equipa masculina de kayak, que encerrou ontem a participação nas Taças do Mundo, salvaguardando, porém, o facto de a última palavra pertencer sempre à equipa técnica.

Seja como for, e tendo em conta os critérios pré-definidos, Fernando Pimenta será o representante português no Europeu em K1 1.000 metros, depois de nas Taças do Mundo de Milão e Racice ter conquistado a medalha de bronze. Também Hélder Silva se encontra na mesma situação, pois o canoísta do CN Prado cumpriu para já os requisitos, ao chegar ao pódio ontem em Racice, na Rep. Checa. Foi 3.º na final A de C1 200 m. Teresa Portela cumpre igualmente os parâmetros, ainda que não tenha conseguido a medalha. Esteve em duas finais A, K1 200 (7.ª) e K1 500 (9.ª).

Pimenta/Emanuel

A última medalha conseguida por Portugal em Racice foi a de prata, em K2 500 metros, por Fernando Pimenta e Emanuel Silva, melhorando o bronze obtido há 15 dias em Milão. Refira-se que esta distância não é olímpica. Pimenta não conseguiu, no entanto, chegar ao pódio no K1 5.000 m, ao ser 4.º, depois da prata conquistada em Itália.

Portela e canoas na Hungria

Teresa Portela em K1 200 e K1 500, Hélder Silva em C1 200 e José Lima de Sousa em C1 500 e C1 1.000 vão participar em mais uma Taça do Mundo, entre sexta-feira e domingo, na Hungria. Já a equipa masculina de kayak regressou ontem a Portugal. “O balanço da Taça do Mundo de Racice é muito positivo. Terminámos com mais duas medalhas, sendo que em relação ao Hélder Silva, não sendo de todo uma surpresa, havia grande expectativa por ser a primeira prova internacional do ano”, destacou o vice-presidente da FPC, Ricardo Machado.

Jornal Record – 19/5/2014, Ana Paula Marques

Dupla Brandão/Nanita vence K2 30km – Nacional de Maratona

Imagem

Nuno Brandão e Nuno Nanita – Foto FPC

A dupla Nuno Brandão/Nuno Nanita, do CN Milfontes, venceu este domingo a prova de K2, na distância de 30 quilómetros, do Campeonato Nacional de maratona, em canoagem, que decorreu no Rio Cavado, em Vila Verde.

A equipa Nuno Brandão/Nuno Nanita cumpriu os 30 quilómetros em 2h11m06s, à frente da dupla Alfredo Faria/Miguel Rodrigues, do GCDR Gemeses, com 2h11m08s, e de Diogo Lacerda/Roberto Martins, da CN Ponte de Lima, com 2h12m46s.

Em C2, na distância de 26,50 quilómetros, os lugares mais altos do pódio foram ocupados por duas embarcações do CN Ponte de Lima, com Nuno Barros/Álvaro Esteves, com o tempo de 2h13m30s, a cruzar a linha à frente dos seus colegas Luís Capitolina/Rui Lacerda, que gastaram 2h14m06s.

O terceiro posto foi ocupado pela dupla formada por André Machado e Tiago Santos, do Liga-DucaCEC, que realizam o tempo de 2h20m19s.

Em K2 femininos, na distância de 26,20 quilómetros, o triunfo pertenceu à dupla Ana Silva/Joana Sousa, do CN Crestuma, que realizou o tempo de 2h14m25s, impondo-se a Sara Rafael/Sofia Coelho, do CN Sesimbra (2h18m32s) e Sónia Cunha/Márcia Costa, do CN Prado (2h21m15s).

Esta competição decorreu no mesmo local onde Portugal promoveu em 2013 o Campeonato da Europa de maratona e irá organizar a Taça do Mundo em 2016 e Campeonato do Mundo em 2018, e conto com a presença de perto de 500 atletas, nos vários escalões, e 50 clubes.

Jornal O JOGO – 19/5/2014