Teresa Portela regressa a pensar no Mundial

teportelaFinalK1200_Londres2012

Teresa Portela será a única portuguesa a competir no fim de semana, em Racice, na República Checa, naquela que será a sua estreia internacional na temporada de 2014. A canoísta do Benfica competirá em K1 200 e K1 500 metros. Quais são então as expectativas para uma competição que marca igualmente o seu regresso à Seleção Nacional?

“É verdade que não compito há um ano em K1. Estou, por isso, um pouco ansiosa, pois não sei como me encontro em relação ao nível das adversárias”, frisou. “A época começou bem, mas neste momento, o que interessa é ver como estou, pois o grande objetivo do ano é o Mundial, em agosto. Ainda falta alguns tempo”, afirma. Seja como for, a canoísta do Benfica fica “contente se chegar às finais e, depois, conseguir o melhor possível”.

Teresa Portela vai ser a única portuguesa a competir na Rep. Checa, depois da baixa de última hora de Joana Vasconcelos devido a lesão (fraturou de uma costela).

Masculinos

A Seleção Nacional viaja hoje para Racice com sete atletas. Além de Portela, competirão a equipa masculina de kayaks, com Emanuel Silva, Fernando Pimenta, David Fernandes e Diogo Lopes, aos quais se juntam a de canoas, com José Lima de Sousa e Hélder Silva. Para estes últimos, a Rep. Checa marca também a estreia internacional.

Já para os kayaks, a Taça do Mundo no fim de semana é a segunda prova, depois da participação em Milão. E, tal como em Itália, há quinze dias, competem os mesmo atletas e nas mesmas embarcações, com destaque para Pimenta e Emanuel no K1 1.000 e K2 500.

Recorde-se que, nessa prova, Portugal conquistou três medalhas, todas envolvendo Fernando Pimenta. Começou com o bronze na final do K1 1.000, seguindo-se o mesmo metal no K2 500, com Emanuel Silva, para terminar com a prata no K1 5.000.

Expectativas

Para Ricardo Machado, vice-presidente da Federação e chefe da comitiva na Rep. Checa, as expectativas não fogem das traçadas para Milão. “Vamos repetir as tripulações em kayaks masculinos. Será mais uma prova de preparação para o Europeu e Mundial, mas com a ambição de conseguir os melhores resultados. Os atletas já mostraram que estão bem, vamos ver se mantêm o registo”.

Em relação às canoas e a Teresa Portela, o dirigente refere que “não há ainda referências internacionais”. “Por isso, estamos na expectativa”, admite.

A comitiva portuguesa viaja hoje para Racice. A competição começa sexta-feira com algumas eliminatórias, estando as finais reservadas para sábado e domingo.

Jornal RECORD, 14/05/2014