José Ramalho e outros campeões nos Nacionais de maratonas

Imagem

Foto Manuel Araújo

PROVA VAI DECORRER EM VILA VERDE (PRADO)

O K1 vice-campeão Europeu José Ramalho e os campeões da Europa e do Mundo sub-23 C1 Rui Lacerda e Samuel Amorim são as principais estrelas dos Nacionais de maratonas, em canoagem, a 17 e 18 de maio, em Vila Verde.

O ex-campeão Nuno Barros (C1) também regressa à competição na prova que vai ditar a convocatória para os Europeus de Piestany, de 13 a 15 de junho, sendo que estes medalhados em provas internacionais em 2013 estão pré-convocados, pelo que só uma lesão ou extrema má forma os afastará da Eslováquia.

Antigo campeão da Europa e do Mundo, Nuno Barros volta ao ativo após cumprir um ano de castigo, por controlo antidoping positivo. Pelo seu currículo, é sempre forte candidato ao pódio nas principais provas internacionais. Miguel Rodrigues foi bronze europeu em K1 júnior, mas como mudou de escalão, não está automaticamente convocado.

A competição vai contar com cerca de 500 canoístas de 52 clubes, sendo que as provas de K1 e C1 se disputam sábado e as de K2 e C2 domingo.

“Os nacionais de maratonas vão já cumprir com as novas normas internacionais, que visam aumentar a espetacularidade junto do público: as voltas foram reduzidas a 3,75 quilómetros, com as oito passagens pela portagem a perfazer assim 30 quilómetros”, explicou à agência Lusa o vice-presidente da federação José Sousa.

Durante a apresentação da prova, organizada pelo CN Prado em parceria com a federação de canoagem – será palco da Taça do Mundo em 2016 e do Campeonato do Mundo em 2018 – foi também inaugurada a exposição que esteve vigente da Assembleia da República, nomeadamente “Desporto/Autarquias/Economia – A Canoagem como fator de desenvolvimento”.

Jornal RECORD, 07/05/2014