Pimenta em duas finais de Taça do Mundo de canoagem

Imagem

Portugal garantiu esta sexta-feira a disputa de duas finais da primeira Taça do Mundo de canoagem, em Milão, Itália, com Fernando Pimenta a marcar presença tanto no K2 500, acompanhado por Emanuel Silva, como no K1 1.000.

A dupla vice-campeã olímpica em K2 1.000 foi segunda classificada na sua semifinal em Milão, Itália, e vai disputar a final de domingo: em K2 500, Portugal é campeão do Mundo, com Emanuel Silva a fazer equipa com João Ribeiro, lesionado.

“Estamos contentes com o desempenho neste primeiro dia, com duas finais A. O Pimenta dominou a sua prova e o Emanuel fez igualmente uma excelente regata. Noutra semifinal poderia ter chegado à final”, disse o técnico nacional Hélio Lucas.

Em K1 1.000, Fernando Pimenta controlou a sua meia-final, vencendo em 3.42,620 minutos, com 632 milésimos de avanço para o checo Josef Dostal, pelo que disputará a regata das medalhas de sábado.

“Na final de K1 1.000 estão oito dos finalistas do último campeonato do Mundo. Está tudo em aberto. Importante era estar lá. Não prometemos medalhas, mas é para isso que trabalhamos. Esperamos consegui-lo”, acrescentou o treinador.

Emanuel Silva concluiu a sua prova em 3.46,066, o que lhe valeu o terceiro lugar, a escassos 60 milésimos do espanhol Cubelos Sanchez, que conseguiu o apuramento e relegou o português para a final B.

Em K1 500, David Fernandes foi quinto na sua meia-final pelo que vai também à final B, do 10. ao 18. lugares.

No sábado, enquanto Fernando Pimenta vai lutar pelo ouro e Emanuel Silva disputa a a final B, entra em ação no K1 200 o jovem Diogo Lopes, que em 2013 foi campeão da Europa e vice-campeão do Mundo: “Está cá para ganhar experiência, pois nos seniores é outro campeonato”.

RTP, 02/05/2014 – Carlos Barros

Taça do Mundo Milão – 1º dia visto por dentro por Filipe Pereira

Imagem

“Manhã com más condições climatológicas, com a chuva a acompanhar a realização das competições. Mas a chuva que iria dar tréguas na parte da tarde não impediu os principais favoritos de marcar presença nas finais. Nas competições femininas, as Polacas e a Campeã Olímpica dos 200m Lisa Carrington deram nas vistas, qualificando-se com relativa facilidade para as finais.

No sector masculino contavamos com a presença de Emanuel Silva, Fernando Pimenta (k1 1000m) e David Fernandes (k1 500m). Fernando Pimenta vence as suas eliminatória e semi-final no k1 1000m fazendo inclusivé o tempo mais rápido de todas as SF. No entanto nas outras provas grandes nomes como Max Hoff (GER), Rene Poulsen (DEN), Ken Wallace (AUS) e Francisco Cubelos (ESP) passavam à final com tempos mais lentos mas com relativo à vontade.

Emanuel Silva entra 3º na sua SF mas o seu tempo não lhe permite classificar-se para a final. Fica classificado como 10º tempo de entre todos os semi finalistas.

Nos 500m a tarefa do David Fernandes era bastante pesada, uma vez que este atleta tem vindo a especializar-se em barcos de equipa (k4) na distância de 1000m. No entanto classifica-se num honroso 4º lugar na sua semi-final, sendo batido por 0,8s pelo Italiano Rizza (3º) que em 2013 foi 9º classificado na mesma distância nos Europeus disputados em Portugal.

Muitos dos protagonistas dos 500m em k1 são os mesmos que estarão na final dos 1000m (Koeverden, Hoff, Brandjes, Josef, Poulsen, etc).

Entretanto Emanuel Silva e Fernando Pimenta juntam-se para um k2 500m que se revela bem mais forte em participação do que na distância olímpica dos 1000m. O k2 Português viria a ser classificado na 2ª posição da sua semi-final, e esperando encontrar Servia, Hungria, Eslováquia, Suécia entre outros na final de amanhã.

Amanhã será um dia de muito espectáculo e emoções. Esperemos com algumas surpresas com os nossos a demonstrarem todo o seu valor.”

Filipe Pereira