ESTÁGIO 14-18 ABRIL – Cadetes kayaks (M/F) e canoas M

Cadetes – 14 a 18 de Abril

Kayaks masculinos

Luís Ferreira – CN Crestuma

Ruben Boas – GD Gemeses

Pedro Lurdes – CNPLima

João Cunha Pereira – CNPLima

Canoas masculinos

Marco Apura – CNCrestuma

Sérgio Maciel – DarqueKC

Kayaks femininos

Francisca Carvalho –CNPLima

Lucélia Graça – CNPrado

Sara Sotero –CMCSol

Inês Costa – CNCrestuma

O K1 DA CONCÓRDIA

Imagem

 

Foto Bruno Pires – Jornal Record

O ditado de que uma imagem vale mais do que mil palavras adapta-se na perfeição sobre o que se passou ontem em Montemor-o-Velho. Após cortar a meta em 1º na final de K1 1.000 metros, Fernando Pimenta esperou pelos adversários, nomeadamente Emanuel Silva (2º) e José Ramalho (3º) para os cumprimentar. Mas a saudação com o canoísta do Sporting foi muito mais do que isso. Ainda dentro de água, nos respectivos kayaks e perante a surpresa das muitas pessoas que estavam a assistir às provas, Pimenta agarrou-se a Emanuel e assim ficaram alguns minutos à conversa. Um gesto que pode dizer muita coisa, a começar pelo facto de os mal entendidos entre ambos, estarem perto do fim.

O primeiro passo foi dado precisamente ontem, não só pelo gesto de fair-play de ambos, mas pelo conteúdo do diálogo. Uma conversa que vai ter seguimento, agora em privado, fora de olhares de terceiros, para que o bom ambiente volte a imperar entre os dois, a bem dos resultados internacionais. Se os voltaremos a ver como dupla, o tempo o dirá. Por agora, importa é registar o momento emotivo a que se assistiu ontem.

Jornal Record, 14/04/2014 – sem link – Ana Paula Marques

ESTÁGIO DEFINIRÁ EQUIPA PARA AS TAÇAS DO MUNDO

Imagem

Foto Cláudia Matos – Fotografias de Canoagem

Fernando Pimenta (K1 1000), Emanuel Silva (K1 200), Teresa Portela e Joana Vasconcelos (K1 500 e 200) conseguiram, face aos requisitos para a selectiva interna, um lugar nas Taças do Mundo em maio. Seja como for, e no caso da Selecção masculina, a definição da equipa e respectivas embarcações, só vai ser tomada após o estágio de duas semanas que vai acontecer a partir de hoje e que terá a supervisão de Hélio Lucas e José Sousa.

Em cima da mesa está a possibilidade de Portugal levar os dois K1 1.000 às Taças do Mundo, com a inclusão de Emanuel Silva. Por outro lado, existe a questão do K4, que na ausência de João Ribeiro, por lesão, está em suspenso, acontecendo o mesmo em K2 500. Aqui, não é também descurada a hipótese de Pimenta e Emanuel fazerem dupla. “Todas estas questões são para resolver durante o estágio”, frisou Hélio Lucas.

Em femininos, e de acordo com o seleccionador nacional, o polaco Ryszard Hoppe, as Taças do Mundo decidirão qual é a melhor, entre Teresa Portela e Joana Vasconcelos, para ser a representante portuguesa no K1 no Campeonato da Europa (Julho) e do Mundo (Agosto).

Jornal Record – 14/04/2014, Ana Paula Marques

Náutico de Ponte de Lima vence 1º Taça de Portugal de Velocidade

Imagem

O CAR de Montemor-o-Velho recebeu este fim de semana a I Taça de Portugal de Velocidade, numa organização da Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Autarquia de Montemor-o-Velho.

Ao longo dos dois dias de competição realizaram-se um total de mais de 170 regatas que contaram com a presença de 700 atletas e 40 clubes que competiram também na Seletiva Nacional para ingresso nas seleções Nacionais.

Depois de sábado se terem realizado as provas eliminatórias e semifinais nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros, domingo contou com as Finais A e B nas diferentes distâncias e categorias.

Das diversas categorias em prova destaque para o escalão Sénior com Fernando Pimenta (CNPLima) a vencer a prova de K1 1000 metros, frente a Emanuel Silva (SCPortugal), que mais tarde viria a vencer a prova dos 200 metros, frente a Diogo Lopes (KCCArade). Nas canoas, José Lima de Sousa venceu na distância de 1000 metros frente a Nuno Barros (CNPLima), tendo sido terceiro mais tarde na distância de 200m, que teve como vencedor Hélder Silva (CNPrado) que levou a melhor sobre Tiago Tavares (ARCOR).

No setor feminino, Teresa Portela (SLBenfica) venceu nas duas distâncias [200 e 500], frente à sua colega de equipa Joana Vasconcelos que foi segunda também nas duas distâncias.

A nível coletivo, o Clube Náutico de Ponte de Lima foi o vencedor, ao terminar a primeira prova da Taça de Portugal de Velocidade com um total de 2352 pontos, seguido do Gemeses com 1148 e do Náutico de Prado com 1128

Todos os resultados individuais desta primeira prova da Taça de Portugal de Velocidade estão disponíveis AQUI.

FPC PRESS – 13/04/2014