VÍTOR FÉLIX: “QUEREMOS MELHORAR NO RIO’2016”

Imagem

Foto Manuel Araújo

A canoagem portuguesa ambiciona melhorar no Rio’2016 o desempenho dos Jogos Olímpicos Londres’2012, em que se destacou com a conquista da única medalha e metade dos pontos da Missão.

“O objetivo passa por alcançar mais pontos do que em Londres’2012, onde a canoagem conquistou 14 pontos, metade dos 28 da Missão portuguesa. O primeiro objetivo é melhorar esses 14 pontos, estar presentes em mais finais”, explica Vítor Félix, presidente da federação, que comemora esta segunda-feira 35 anos.

Em declarações à Lusa, o dirigente começa por apontar o desejo de apurar uma equipa “de oito a dez atletas“, superando assim os seis de Londres’2012, nomeadamente os vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva (K2 1.000), bem como Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues.

“O ciclo vai a meio e apenas com o apuramento olímpico garantido é que podemos falar da conquista de medalhas”, alertou.

O presidente assume que as “expectativas em relação aos resultados da canoagem estão bastante elevadas”, entendendo que essa exigência acrescida se estende “ao Comité Olímpico de Portugal, Instituto do Desporto de Portugal e toda a administração pública desportiva”.

O dirigente entende que fazer melhor do que no passado recente “é difícil, mas não impossível”, pois, defende, “os recordes no desporto são para ser batidos”.

“Claramente a canoagem é a modalidade que em Portugal tem atingido melhores resultados na última década. Recordo as 76 medalhas só em Campeonatos da Europa e do Mundo, além da prata olímpica, a primeira da modalidade”, concluiu, em dia de aniversário.

Agência Lusa

Federação Portuguesa de Canoagem celebra 35 anos

FPC

A Federação Portuguesa de Canoagem completa hoje 35 anos com o desafio de se manter como uma das modalidades mais bem sucedidas do desporto luso em termos internacionais, após os sucessivos pódios Europeus e Mundiais nos últimos anos.

As 76 medalhas ganhas por canoístas portugueses em campeonatos da Europa e do Mundo ao longo dos últimos nove anos – só em 2013 foram 13 pódios – na era de Mário Santos são herança difícil de manter pela equipa agora dirigida por Vítor Félix, que fez parte da sua equipa desde finais de 2004.

A este pecúlio junta-se a prata olímpica conquistada pelo K2 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva, única de Portugal em Londres2012, onde a modalidade conquistou 14 dos 28 pontos da Missão.

Agência Lusa

BRASIL A CAMINHO DO CHILE – JOGOS SUL-AMERICANOS, Santiago 2014

Imagem

A equipa brasileira de canoagem de velocidade embarca hoje [10/03/2014] para Santiago do Chile onde vai competir nos X Jogos Sul-Americanos.

É o primeiro teste para o português Rui Fernandes que comanda a equipa de kayaks do Brasil, rumo aos Jogos Olímpicos Rio’2016. 

As provas de canoagem decorrem de 4ª a 6ª feira.
 
Equipa brasileira de kayaks no Chile
Feminino
Ana Paula Vergutz
Cinara de Lima Camargo
Bruna Chicato Ribeiro Gama

Masculino
Celso Dias de Oliveira Junior

Gilvan Bitencourt Ribeiro
Vagner Junior Souta
Edson Isaías Freitas da Silva
Hans Heinrich Mallmann