K2 1000 metros masculino de fora dos Jogos Olímpicos?

Pimenta e Mane K2 Celebracao

O site do Royal Canoe Club avançou a notícia que o K2 1000 metros masculino poderá ser o escolhido para sair, no programa olímpico dos Jogos de Tóquio’2020, a fim de permitir a entradas da C1 200 metros femininos. São os mesmos que avançaram a possibilidade de saída do K2 200 metros masculinos.

“O que alguns membros da comissão nos têm dito é que a decisão de largar o K2 200m homens irá ‘provavelmente’ se inverter no final deste mês [Março], na próxima reunião do conselho da ICF. Mas será necessário retirar uma prova de kayaks masculinos para permitir a entrada das canoas femininas para 2020 e promover a igualdade de género. A nova preferência para sair dos Jogos, em vez do K2 200 metros masculinos, é o K2 1000 metros masculino. Sem dúvida haverá alguma federação nacional de canoagem a opor-se a isso.” 

Ver notícia completa AQUI.

Entretanto continua a decorrer o inquérito, que a ICF criou, para saber o opinião da comunidade sobre as suas distâncias preferidas, para o programa Olímpico. Podem votar AQUI.

Existe incerteza em relação à distância que vai ser do programa  Olímpico mas o que parece cada vez mais certo é que as canoas femininas vão participar nos 200 metros, nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, e Portugal tem um longo caminho a percorrer para se tornar competitivo nesse escalão/distância. Faltam 6 anos.