Canoagem teme que “problemas estruturais” do CAR periguem provas internacionais

 

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem disse esta segunda-feira estar preocupado com alguns problemas estruturais no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, que vão poder colocar em causa um conjunto de provas internacionais.

“O CAR vai ser palco todos os anos de eventos internacionais, como Campeonatos do Mundo e Taças do Mundo. Estamos preocupados com alguns problemas estruturais que tem neste momento, principalmente o da parede arbórea que protege a entrada de vento na pista, a única falha que as instâncias internacionais têm apontado à nossa pista”, disse à agência Lusa Vítor Félix, presidente da federação.

Em 2015, Portugal organiza em Montemor-o-Velho o Campeonato do Mundo de juniores e sub-23, bem como uma Taça do Mundo sénior, que se repete no ano seguinte. O ponto alto será em 2018 com os Mundiais absolutos.

Vítor Félix revela que o projeto, que custou 25 milhões de euros, está ainda necessitado de obras na torre de chegada, bem como manutenção e substituição de balizagem das pistas. As algas que têm impossibilitado o uso da pista de retorno é outra das prioridades para o dirigente.

“No final deste ano teremos seguramente uma vistoria por parte ICF [Federação Internacional de Canoagem] e ECA [Associação Europeia de Canoagem], que podem colocar em causa a própria organização dos eventos”, adverte o presidente da federação.

O dirigente revela o compromisso tripartido assumido entre o município de Montemor-o-Velho, a Fundação do Desporto (entidade pública que superintende os modelos de gestão dos CAR) e a federação para que este verão a pista já tenha sido devidamente intervencionada.

Além das provas internacionais de pista, disciplina olímpica, a FP Canoagem também ganhou a organização dos Europeus de maratonas em 2017 e mundiais em 2018, além de Taça do Mundo em 2016. Este ano, promove o I Campeonato toda Europa de kayak canoagem de mar, após ter sido responsável para estreia mundial da competição, em 2013.

“Temos vindo a organizar sucessivos eventos desportivos internacionais com nível de excelência. Era um sonho organizar em 2018 os dos primeiros eventos da canoagem mundial, mas ficou mais uma vez demonstrada a confiança da ICF na canoagem portuguesa e na sua capacidade”, conclui Vítor Félix.

Desporto Sapo, 31/04/2014

Portugal acolhe Mundiais de pista e maratonas de 2018

Imagem

Portugal vai organizar os Campeonatos do Mundo de canoagem de pista e maratonas em 2018, decidiu este domingo a federação internacional (ICF), reunida em Lausanne, Suíça.

Uma semana após a Associação Europeia de Canoagem (ECA) atribuir a Portugal os Europeus de maratona em 2017 (Vila Nova de Gaia), agora foi a vez da ICF premiar a federação com os Mundiais de pista (Montemor-o-Velho) e maratonas (Prado, Vila Verde) em 2018.

“É mais uma prova da atenção que a canoagem merece do país e dos seus responsáveis. Além dos excelentes resultados internacionais, ímpares no desporto português, também consegue trazer para o país as mais importantes provas a nível mundial”, disse à agência Lusa Mário Santos, antigo presidente da federação, que participou na decisão do conselho executivo da ICF, composto por 25 elementos de todos os continentes.

Mário Santos revelou ainda que o país também ganhou Taças do Mundo de pista e maratonas para 2016. “Todas estas provas são muito importantes para a sustentabilidade das parcerias e infraestruturas que temos, em especial o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, que merece maior atenção e cuidado da tutela”, frisou.

Mário Santos acredita que as cinco provas internacionais que Portugal vai organizar até 2018 também “projetam a imagem de um país competente e audaz, capaz de organizar os dois maiores eventos internacionais da modalidade num mesmo ano, tal como em 2013, com os Europeus de pista e maratonas, separados por apenas uma semana”.

Depois de ter organizado os Mundiais de maratonas em 2009, Portugal promoveu os Europeus sub-23 e júnior de pista em 2012, bem como os europeus absolutos de pista e maratonas em 2013, ano em que teve a responsabilidade do I Campeonato do Mundo de kayak canoagem de mar: em 2014, organiza o primeiro europeu desta disciplina.

Do vasto lote de candidaturas que Portugal apresentou, apenas o Mundial de Ocean Racing 2015 não foi assegurado, sendo disputado no Tahiti.

Eventos agendados para Portugal:

2015 – Taça do Mundo de velocidade e Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 de Velocidade (CAR Montemor-o-Velho);

2016 – Taça do Mundo de velocidade e Taça do Mundo de maratona;

2017 – Campeonato da Europa de maratona (Vila Nova de Gaia);

2018 – Campeonato do Mundo de velocidade (CAR Montemor-o-Velho). 2018 – Campeonato do Mundo de maratona (Vila de Prado)

Bruno Pires, Jornal RECORD, 30/03/2014

VILA DE PRADO – CAPITAL MUNDIAL DA CANOAGEM

Imagem

Vila de Prado/VILA VERDE vai acolher Taça do Mundo de Maratona em Canoagem 2016 e Campeonato do Mundo de Maratona 2018

A Vila de Prado vai ser a «capital mundial da Canoagem» em 2016 e 2018. A Federação Internacional de Canoagem (ICF) acaba de proceder à atribuição oficial ao município de Vila Verde e à Federação Portuguesa de Canoagem da co-organização de duas das mais importantes provas mundiais de canoagem, a Taça do Mundo de Maratona 2016 e aquela que é a prova “rainha” da canoagem mundial, o Campeonato do Mundo de Maratona 2018. As duas candidaturas foram apresentadas pelo município de Vila Verde à co-organização das duas competições e foram aprovadas esta manhã, durante a Reunião Ordinária da Federação Internacional de Canoagem (Internacional Canoe Federation), que decorre na Suíça.

«É com imenso orgulho e satisfação que vemos a Vila de Prado e o Concelho de Vila Verde surgirem destacados no plano internacional, com referências à qualidade dos equipamentos e à capacidade organizativa, como ficou amplamente comprovado no Europeu de Maratona em Canoagem 2013». É desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, reage – a partir da Suíça – à atribuição da organização das duas competições. O edil vilaverdense, que se faz acompanhar do Vereador do Desporto, Dr. Patrício Araújo, diz que «o Município de Vila Verde e o Clube Náutico de Prado, suportados pela vontade de outros organismos locais e a determinação da Federação Portuguesa de Canoagem, soube sempre estar à altura dos desafios colocados. A Vila de Prado torna-se, assim, a cada dia que passa, uma referência incontornável da competição. Ganha a vila de Prado, ganha Vila Verde e ganha Portugal».

As duas candidaturas simultâneas à organização da Taça do Mundo de Maratona 2016 e do Campeonato do Mundo de Maratona 2018 estão a ser preparadas desde há já algum tempo, logo após o anúncio público por parte do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, em pleno Europeu 2013, da intenção de acolher uma prova mundial na Vila de Prado.

«O Europeu 2013 deu-nos conhecimentos importantes, para além de termos conseguido estar acima das expectativas criadas, quer ao nível organizativo, quer ao nível da qualidade das infra-estruturas», sustenta. Verifica, contudo, que «ainda há muito trabalho a fazer, pois as exigências de um mundial são maiores, mas saberemos responder à altura dos desafios que nos colocam, mais uma vez com espírito positivo, construtivo e de união entre todos os parceiros. Queremos que a Vila de Prado se torne a maior referência nacional no plano internacional em provas de alto rendimento desportivo. Vamos unir esforços e responder afirmativamente».

Suíça, 30 de Março de 2014

Assessoria de Imprensa

VILA VERDE VIVA

 

VIDEO PROMO DO MUNDIAL MARATONAS 2018 – VILA VERDE

A FPC e a Autarquia de Vila Verde estiveram esta manhã em Lousane na Suiça , sede da Federação Internacional de Canoagem a apresentar a candidatura ao Campeonato do Mundo de Maratona.
Conheça agora o video apresentado, que acabaria por garantir para Portugal a mais importante prova Mundial da disciplina de Maratona a Portugal no ano de 2018, depois de Crestuma 2009

CONFIRMADO: 2018 MUNDIAIS DE VELOCIDADE E MARATONA EM PORTUGAL

Imagem

As candidaturas portuguesas foram hoje vencedores no encontro dos “Board of Directors” da ICF, realizado em Lausanne, Suiça.

Taça do mundo 2016 de Velocidade – Montemor o Velho.
Campeonato do Mundo de Velocidade 2018 – Montemor o Velho 
Taça do Mundo de Maratona 2016 – Prado, Vila Verde
Campeonato do Mundo de Maratona 2018 – Prado, Vila Verde

FERNANDO PIMENTA VENCE EM K1 SENIOR NO NACIONAL DE FUNDO

Imagem

O Rio Douro em Melres recebeu mais uma edição do Campeonato Nacional de Fundo, numa prova promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem, Município de Gondomar, e clube Ligadura.

Mais de 1500 atletas competiram ao longo de todo o dia num total de 23 regatas onde estiveram presentes perto de 50 clubes.
A prova teve inicio com a realização do contra relógio de apuramento para o Campeonato, nas categorias com mais de 65 atletas inscritos, nomeadamente Infantis, Cadetes, Juniores e Seniores Masculinos.
Apurados todos os atletas, teve inicio pelas 11:00 horas o Campeonato Nacional com as provas das categorias mais jovens e de Veteranos C, que percorreram um percurso de 2000 e 3000 metros.

Seguiram-se as regatas de Cadetes, Juniores e séniores com destaque para o escalão sénior, com Fernando Pimenta do Náutico de Ponte de Lima a vencer no K1, com o tempo de 21:21.58, seguido de José Ramalho do CF Vilacondense com o tempo de 21:22.78. A fechar o pódio, David Fernandes do Funchal com 21:39.81.

No setor Feminino, Joana Vasconcelos do Benfica  venceu com o tempo de 24:40.39, a 9 segundos de Joana Sousa do Crestuma e de Francisca Laia que terminou a prova com 25:42.17

Nas canoas, Nuno Barros de Ponte de Lima , de regresso à competição em 2014, venceu com o tempo de 25:04.41, seguido de mais dois atletas limianos, Rui Lacerda e Samuel Amorim.

A nível coletivo a vitória foi para o Náutico de Ponte de Lima que somou 3352 pontos, seguido do Náutico de Crestuma com 2861 pontos e do Clube Náutico de Prado que fechou o pódio com 2047 pontos.

Amanha, domingo realiza-se no mesmo local a Taça de Portugal de tripulações de Fundo a partir das 9:30.
Todos os resultados do Campeonato Nacional de Fundo podem ser encontrados em www.fpcanoagem.pt 

FPC PRESS, 39/03/2014

 

FUNDO K1 FEMININO – TOP 3 de 2004 a 2014

NACIONAL de FUNDO – RESULTADOS 2004 a 2014 – K1 FEMININO

ANO

2014

Joana Vasconcelos Joana Sousa Francisca Laia

2013

Joana Vasconcelos Marta Pinto Joana Sousa

2012

Joana Vasconcelos Beatriz Gomes Inês Esteves

2011

Beatriz Gomes Joana Sousa Joana Vasconcelos

2010

Beatriz Gomes Teresa Portela Helena Rodrigues

2009

Beatriz Gomes Teresa Portela Helena Rodrigues

2008

Teresa Portela Beatriz Gomes Helena Rodrigues

2007

Teresa Portela Beatriz Gomes Joana Sousa

2006

Beatriz Gomes Teresa Portela Joana Sousa

2005

Beatriz Gomes Ana Henriques Joana Sousa

2004

Beatriz Gomes Helena Rodrigues Ana Henriques

FUNDO K1 MASCULINO – TOP 3 de 2004 a 2014

NACIONAL de FUNDO – RESULTADOS 2004 a 2014 – K1 MASCULINO

ANO

2014

Fernando Pimenta José Ramalho David Fernandes

2013

Fernando Pimenta David Fernandes Alfredo Faria

2012

Fernando Pimenta Emanuel Silva André Santos

2011

Fernando Pimenta Emanuel Silva David Fernandes

2010

Fernando Pimenta José Ramalho Emanuel Silva

2009

Fernando Pimenta José Ramalho Emanuel Silva

2008

Emanuel Silva José Ramalho Fernando Pimenta

2007

Emanuel Silva André Santos David Fernandes

2006

Emanuel Silva Leonel Correia José Ramalho

2005

André Santos Emanuel Silva José Ramalho

2004

Luís Ventura José Ramalho André Santos

TRANSMISSÃO do NACIONAL de ESPERANÇAS 1 na RTP 2 DESPORTO

Imagem

A 1ª Etapa do Campeonato Nacional de Esperanças que se realizou na Tapada Grande da Mina de São Domingos, Mértola, vai ser transmitida na RTP2 Desporto amanhã, dia 29 de Março, entre as 13:37 e as 14:07.

Não percam!!

NACIONAL DE FUNDO COM MAIS DE 1300 EMBARCAÇÕES

Imagem

A Federação Portuguesa de Canoagem, em parceira com o clube Ligadura, promove no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de Março a edição 2014 do Campeonato Nacional de Fundo e Taça de Portugal de tripulações, com um total de mais de 1200 embarcações em prova e 1500 atletas, sendo uma das maiores competições nacionais de canoagem realizadas no nosso país.
Sábado, a partir das 9:15 terão lugar as provas de contra relógio de apuramento para o Campeonato nacional, nas categorias de Infantis, Cadetes, Juniores e Seniores masculinos, que devido ao elevado número de inscritos e por não terem conquistado uma vaga no ranking dos 50 melhores atletas Nacionais, terão agora de se classificar entre os 15 melhores atletas no caso do Cadetes, Juniores e Seniores e nos 65 melhores no caso dos infantis.

A partir das 11:00 horas terá lugar o Campeonato nacional de Fundo com um total de 19 regatas que decorrerão até ao final do dia, sendo a última competição a prova de K1 Sénior, e que contará com a presença de atletas como Fernando Pimenta (CNPLima) e Emanuel Silva (SC Portugal), dois grandes candidatos à vitória em 2014. Também no setor Feminino, a luta será grande, com Teresa Portela e Joana Vasconcelos, ambas do SLBenfica a serem as grandes favoritas à vitória no final dos 5000 metros de prova.
Nas canoas Seniores, destaque para Helder Silva (CN Prado) que encontrará como principais adversários, Samuel Amorim e Rui Lacerda do CN Ponte de Lima e José Sousa do clube local, o Ligadura.
A nível coletivo o Náutico de Ponte de Lima irá lutar pela revalidação do título alcançado nos últimos anos.

Domingo, terá lugar a prova da Taça de Portugal de Tripulações de Fundo, com um total de 36 regatas a realizar ao longo de todo o dia, nas embarcações de K2,C2,K4 e C4.
Uma das novidades em 2014 neste Campeonato e Taça de Portugal são as novas distâncias para os escalões de Iniciados, Infantis e Veteranos B e C, que passam a realizar um percurso mais curto, entre 2 e 3 quilómetros.
A lista de partida de ambas as competições pode ser encontrada AQUI e os resultados podem ser acompanhados através da janela no canto superior direito desta página.

FPC – PRESS