ÁFRICA IMPULSIONADA POR NOVOS BARCOS – Parceria NELO, CAC, ICF

Imagem

Foto Nelo Facebook

Original – ICF News

A Confederação Africana de Canoagem (CAC), a Federação Internacional de Canoagem (ICF) e a NELO KAYAKS em Portugal anunciaram a criação do novo Projecto de Produção local de barcos em África.

O projecto irá fornecer as Federações Nacionais de Canoagem de países africanos com os recursos necessários para a fabricação de caiaques e canoas de competição, com a NELO proporcionando um seminário de duas semanas, de construção de embarcações para permitir a cada país produzir os seus próprios barcos.

Os pacotes iniciais terão 60 barcos de alta qualidade, totalmente equipados, com pagaias, que deverão custar cerca de € 25.000 cada, para cada país participante, com a finalidade de treino e competições locais nas modalidades Olímpicos de canoa e caiaque.

O projecto tem como objectivo estabelecer a modalidade em países que seriam incapazes de pagar o equipamento e, ao mesmo tempo, proporcionando-lhes as capacidades e conhecimentos para produzir os barcos necessários para manter a modalidade no futuro.

O projecto irá equipar cada Federação Nacional com um alto nível de capacidade científica; fornecer oportunidades económicas para a auto-suficiência, emprego, e o desenvolvimento de outros sectores como o turismo desportivo, fabrico de barcos e transferência de tecnologia.

A componente financeira do projecto é suportada igualmente entre a CAC, a ICF, NELO e cada Federação Nacional.

Para as Federações Nacionais que mais precisam de equipamentos, e que não pode fornecer os recursos financeiros suficientes, a CAC está a promover formas de angariação de fundos para ajudar estas Federações menos desenvolvidas.

A Federação Tunisina de Canoagem é a primeira a satisfazer as condições necessárias para o projecto.

O projecto está previsto para ser lançado na Tunísia em 1 de março.

Outras Federações Nacionais que mostraram grande interesse no projecto incluem São Tomé e Príncipe, Nigéria, África do Sul, Quénia, Marrocos, Costa do Marfim e Argélia.

ACTIVIDADES DESTE FIM-DE-SEMANA 1 e 2 de MARÇO

NELO WINTER CHALLENGE – AGUIEIRA CUP 2014

Na barragem da Aguieira vão estar mais de 600 atletas de 50 clubes e 13 países para esta prova internacional, organizada pela MAR KAYAKS (NELO) e que é controlo nacional para a Equipa Nacional Cadete e também selectiva de apuramento para o Campeonato Nacional de Fundo 2014.

Os 2000 metros são de manhã e da parte da tarde teremos as eliminatórias e final de 200 metros. Caderno de prova AQUI.

XX SLALOM INTERNACIONAL FRIDÃO

Em Fridão, Amarante, realiza-se nos dias 1 e 2 de Março mais uma edição organizada pelo Águas Bravas Clube e o Município de Amarante em colaboração com a FPC e a ACNP. Caderno de prova AQUI.

CAMPEONATO REGIONAL DE FUNDO E TAÇA DE TRIPULAÇÕES NA MADEIRA

No sábado, na baía do Funchal temos o Campeonato Regional de Fundo e no Domingo a Taça Regional de Fundo de Tripulações. Caderno de prova AQUI.

No domingo realiza-se a Taça de Madeira de tripulações de AQUI

ANGOLA FALHA PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS AFRICANOS JUVENTUDE

Imagem

O vice-presidente da Federação Angolana de Canoagem (FAC), Francisco Freire, confirmou a ausência nos jogos africanos da juventude nas especialidades de canoa e kayak, pelo facto de a sua instituição falhar a pré-inscrição do grupo junto da comissão da competição.

Falando à Angop, a propósito da participação de Angola, o responsável federativo avançou que a não inscrição do combinado nacional deveu-se à falta de condições financeiras e disponibilidades de canoas que permitissem a indicação da equipa técnica, os pré-convocados bem como a preparação da equipa.

Salientou que o prazo da confirmação das selecções encerrou hoje, situação que impossibilitará a presença de Angola na competição.

“Em condições normais o conjunto tinha de ser pré-seleccionado em Janeiro, mas fruto destas dificuldades não foi indicado nem se quer o técnico”, reiterou.

Os jogos africanos da juventude envolve “canoístas” de idades compreendidas entre os 14 e 17 anos e qualificativo para os II jogos olímpicos da juventude, a disputar-se em Nanjiing (China) de 26 a 29 de Agosto.

Na primeira edição, realizada em Singapura, em 2010, a selecção nacional teve uma brilhante exibição, tendo chegada às meias-finais na especialidade de canoa.

Novo Jornal Angola, 28/02/2014

HABEMUS CHEFE DE MISSÃO – Artigo de opinião de Mário Santos

Mario Santos

Jornal A BOLA – 28/02/2014 – Sem link

Antes de mais, uma declaração de interesses: conheço o José Garcia há mais de 35 anos. Foi a referência desportiva de muitas gerações de canoístas, com a primeira medalha em mundiais e o melhor resultado da Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos de Barcelona1992, com um brilhante sexto lugar. Acompanhou-me na direção da Federação Portuguesa de Canoagem de 2004 a 2013, exercendo, exemplarmente, funções de enorme responsabilidade, desde a gestão da pasta do Alto Rendimento à organização de Campeonatos da Europa e do Mundo, em Portugal. posso, por isso, garantir que tem a competência, resiliência e o sentido de Missão mais do que necessários para o cargo que vai exercer. Assim lhe concedam a latitude para poder demonstrar toda a sua valia. A nomeação de José Garcia é um sinal muito positivo do Comité Olímpico de Portugal (COP). A aposta em alguém assim tão qualificado prevaleceu a uma escolha de índole política. É também por isso que este momento deve ser aproveitado para inverter o modus operandi na atual operacionalização do Projeto Preparação Olímpica (PPO). Recorde-se que nos termos do contrato celebrado entre COP e IPDJ, a direção e a gestão do PPO é da responsabilidade da Comissão Executiva do COP. Contudo, a operacionalização da gestão do PPO cabe ao Departamento de Alto Rendimento e Representação Desportiva (DARRD). Este seria articulado por uma estrutura de técnicos superiores, assessorada pelos serviços do COP e coadjuvado por uma equipa multidisciplinar em regime de prestação de serviços. A ideia é potenciar a eficácia do apoio prestado às federações, aos treinadores e aos atletas. Nos ciclos de Pequim2008 e Londres2012 esta operacionalização foi garantida por uma comissão com poderes delegados, constituída por elementos com reconhecida competência na área do alto rendimento. Acontece que, durante o atual ciclo, esta operacionalização tem sido centralizada no seu presidente que, com o adensar dos processos de integração e o aproximar dos processos de qualificação, começará, em breve, a ver questionado o seu processo de decisão. Tendo o Chefe de Missão assento no referido departamento, esperemos assistir, em breve, a uma verdadeira operacionalização do projeto olímpico. Sempre numa perspetiva técnico desportiva, com um processo de decisão transparente e com base em critérios objetiva e unicamente desportivos.

Mário SantosPresidente FPC 2004-2013 e chefe de missão JO Londres’2012

ICF PROMOVE INQUÉRITO PARA DISTÂNCIAS OLÍMPICAS

brand-identity-icf-01

A Federação Internacional de Canoagem (ICF), em resposta à petição online para a manutenção do K2 200 metros masculinos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, criou uma votação online para que a comunidade da canoagem possa manifestar as suas preferências sobre as tripulações e distâncias para os futuros Jogos.

Não percam a oportunidade de votar. É oficial e no site da ICF. Podem votar AQUI.