JOSÉ GARCIA “HONRADO E FELIZ”

Por continuar ligado ao “desporto e olimpismo”

O novo chefe de missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2016, José Garcia, assumiu hoje sentir-se “honrado e feliz” por prosseguir a sua ligação ao “desporto e olimpismo”.

“Sinto uma enorme honra por o presidente do COP, José Manuel Constantino, e os seus colegas da Comissão Executiva reconhecerem em mim a capacidade de trabalho para o desempenho de um cargo de tão grande responsabilidade e prestígio. Sinto-me feliz por desta forma, continuar a minha relação de longa data com o desporto e o olimpismo”, resumiu.

Em declarações reproduzidas no sítio oficial do COP, o antigo canoísta diz que este será um “momento ímpar” na sua longa carreira no desporto — atleta olímpico, treinador de alta competição e dirigente federativo — e reconhece que a sua experiência como atleta “será fundamental”.

Redação, 25 fev (Lusa)

JOÃO RIBEIRO LESIONADO FALHA NWT – AGUIEIRA CUP

Imagem

João Ribeiro, atleta do Sport Lisboa e Benfica, divulgou nas redes sociais, que se encontra lesionado na zona lombar. Pela primeira vez na sua carreira, vai falhar uma competição – a NELO WINTER CHALLENGE – Aguieira CUP – deste fim-de-semana.

O campeão Mundial de 2013, em K2 1000 metros, já se encontra em tratamento para regressar em força.

As melhoras Campeão!

JOSÉ MANUEL CONSTANTINO APLAUDE ESCOLHA DE JOSÉ GARCIA PARA O RIO’2016

Rio2016_logo

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, considerou esta terça-feira que José Garcia “reúne todas as condições” para a chefia de missão aos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro‘2016, para a qual foi eleito.

“José Garcia acumula a experiência de atleta olímpico com a de treinador de alto rendimento e de dirigente em competições internacionais. É uma pessoa com elevado grau de responsabilidade no trabalho, de experiência internacional e de muita dedicação ao desporto”, justificou o dirigente.

Segundo Constantino, o antigo canoísta reúne todas as condições que foram definidas pelo COP para a designação do chefe de missão, entendendo essa função não apenas como alguém que lidera a comitiva nacional aos Jogos Olímpicos, mas que passa a acompanhar toda a preparação olímpica numa relação de proximidade com as federações, os treinadores e os atletas”.

José Garcia, que a 10 de fevereiro completou 50 anos, é natural de Vila do Conde, foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, durante os mandatos de Mário Santos, que foi chefe da missão olímpica em Londres’2012 e que estava indigitado para o Rio’2016, antes de abdicar de todos os cargos desportivos, incluindo a vice-presidência do COP.

Em Londres’2012, José Garcia foi adjunto de Mário Santos, tendo sob a sua alçada a coordenação da aldeia que juntava os atletas de remo e canoagem. Primeiro português a vencer uma medalha em Mundiais na canoagem, José Garcia é mestre em Estudos da Criança e licenciado em Educação Física, sendo professor em Vila do Conde.

Jornal RECORD

JOSÉ GARCIA LIDERA PORTUGAL NO RIO/2016

O antigo canoísta José Garcia, primeiro português a vencer uma medalha em Mundiais na modalidade, vai ser o chefe da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, disse hoje à Lusa fonte oficial do Comité Olímpico de Portugal (COP).

José Garcia, de 49 anos e natural de Vila do Conde, foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, durante os mandatos de Mário Santos, que foi chefe da missão olímpica em Londres’2012 e que estava indigitado para o Rio’2016, antes de abdicar de todos os cargos desportivos, incluindo a vice-presidência do COP.

Em Londres’2012, José Garcia foi adjunto de Mário Santos, tendo sob a sua alçada a coordenação da aldeia que juntava os atletas de remo e canoagem.

Antigo atleta de atletismo, ciclismo e remo, foi na canoagem que alcançou os melhores resultados, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Seul’1988, Barcelona’1992 e Atlanta’1996, tendo sido sexto em K1 1.000 metros na competição espanhola, naquele que era o melhor resultado da modalidade até à medalha de prata em K2 1.000 metros de Fernando Pimenta e Emanuel Silva em Londres2012.

José Garcia, mestre em Estudos da Criança e licenciado em Educação Física, que leciona atualmente na Escola E.B. 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, em Vila do Conde, foi distinguido com medalhas de mérito desportivo, pelo Estado português e pelo município vila-condense, e de mérito “Nobre Guedes”, pelo COP.

Além de treinador de canoagem do Clube Fluvial Vilacondense, foi também responsável técnico de atletas das seleções nacionais, entre os quais José Ramalho, vice-campeão europeu e mundial de maratonas, assim como responsável pela organização de competições, como os Europeus de canoagem de velocidade, em 2012 e 2013, em Montemor-o-Velho, e do Mundial de canoagem de surfski, em Esposende.

De acordo com a mesma fonte, José Garcia foi eleito chefe de missão olímpica para Rio2016 na segunda-feira, por unanimidade, em reunião da comissão executiva do COP.

4245052_5l7Tf

3 de Agosto de 1992. ALBERTO FRIAS / LUSA ESP Barcelona LUSA © 2008 LUSA – Agência de Notícias de Portugal

RTP NOTÍCIAS