MUNICÍPIO de VILA VERDE DISTINGUIDO pela FEDERAÇÃO PORTUGUESA de CANOAGEM

Imagem

O Vice-Presidente da FPC – José Sousa – e o Dr. António Vilela – Foto Jornal o Vilaverdense

Na sequência do relatório do organismo que tutela a modalidade do European Canoe Association, que avaliou e supervisionou a prova realizada nas margens do Cávado, no ano transacto, a Federação Portuguesa de Canoagem distinguiu ontem em Aveiro, o Município de Vila Verde, pela excelente organização do europeu de canoagem que decorreu na Vila de Prado. A federação elogiou ainda a qualidade das infra-estruturas, bem como os meios colocados à disposição dos quinhentos atletas que passaram pela Praia do Faial.

Depois da realização do europeu, o Município apresentou recentemente uma candidatura para a Taça do Mundo de Maratona em Canoagem 2016 e do Campeonato do Mundo de Maratona 2018.
«Tivemos, logo na altura, uma convicção de que as entidades europeias, mesmo as próprias comitivas estrangeiras presentes, saíram com muito boa impressão sobre as condições colocadas à disposição de atletas e delegações, quer ao nível competitivo, quer de toda a logística e meios disponíveis, quer ao nível organizativo», sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.

VILAVERDENSE

KAYAK-POLO do CLUBE de CANOAGEM de SETÚBAL HOMENAGEADO com MEDALHA de BONS SERVIÇOS DA FPC

O Clube de Canoagem de Setúbal foi homenageado na Gala dos Campeões de Canoagem de 2013 com a “Medalha de bons serviços pelo 20º título Nacional consecutivo de Kayak-Polo” em 21 edições do campeonato.

O João Botelho fez um excelente vídeo sobre o percurso das equipas de kayak-polo do CCSetúbal nestes últimos 21 anos, como forma de agradecimento a todos os atletas que permitiram alcançar este feito.

Todos os atletas estão indicados mais abaixo.

CANOAGEM – MODALIDADE A PREMIAR NOS APOIOS ESTATAIS

O secretário de Estado da Juventude e Desporto mostrou-se sensibilizado “pelos feitos” que colocaram a canoagem no topo das modalidades mais medalhadas do desporto português.

O  “mérito do trabalho realizado nos últimos anos” vai ser levado em conta na nova matriz  de bolsas e prémios governamentais a ser divulgada no final deste mês (coincidindo com a entrega dos valores relativos a 2013), anunciou Emídio Guerreiro que esteve em Aveiro a assistir à gala anual da canoagem.

Além de muitas dezenas de diplomas de participação em provas internacionais de 2013, a FPC destacou três títulos do ano: jovem promessa (Diogo Lopes), atleta feminino do ano (Joana Vasconcelhos) e atleta masculino (no caso a dupla campeã mundial em K2 500m Emanuel Silva e João Ribeiro).

Notícias de Aveiro

DARQUE KC com 8 TÉCNICOS no CONGRESSO de PARACANOAGEM

DarqueKC

O Darque Kayak Clube participou com oito técnicos no I Congresso de Actividades Naúticas para pessoas com deficiência que se realizou a 17 de Fevereiro no Instituto português do desporto e da Juventude, no Parque das Nações, em Lisboa.

Devido à recente aposta na Naútica nas escolas, o executivo vianense providenciou o transporte para esta acção formativa a professores de Educação Física das escolas que participam no projecto, bem como os técnicos dos clubes náuticos envolvidos 
no mesmo.

A formação contempla painéis de conferências (práticas inclusivas das actividades náuticas e, ainda, inovação social) e outro momento de wokshops.

Na oficina sobre a formação de treinadores e a inclusão das actividades aquáticas e náuticas vão participar os seguintes membros do DKC: Abril Martinez Rivera, psicóloga, monitora de canoagem da DKC; José Américo Vieira de Castro, advogado, técnico principal, treinador 2º grau de canoagem; Joana Martins, Licenciada em desporto e natureza,  técnica da DKC,; Maria Brito e Faro. Licenciada em desporto e natureza, técnica da DKC; João Castro, licenciado em desporto e natureza, técnico de kayaksurf da DKC; Eduardo Enes, operador de máquinas, técnico de canoagem da DKC; Manuel Freiria, treinador de canoagem de slalom de grau 2 da DKC; e 
Cristina Pascoal, monitora de canoagem da DKC.

Este evento surge para que o “primordial movimento de regresso ao mar
tenha uma dimensão inclusiva. Melhorar o acesso das pessoas com
deficiência às actividades náuticas, na sua dimensão desportiva e turística constitui um dever cívico e uma oportunidade estratégica para o país”.

Adaptado de Jornal Alto Minho

PRÉMIOS de MÉRITO DESPORTIVO – PORTARIA ALTERADA em BREVE

Aveiro, 16 fev (Lusa) – O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, anunciou hoje, em Aveiro, que a nova portaria dos prémios de mérito desportivo, que vai aumentar o montante a pagar aos atletas, será alterada a breve prazo.
Durante a Gala dos Campeões 2013 da canoagem portuguesa, que decorreu hoje em Aveiro, Emídio Guerreiro disse que “os princípios da nova matriz” desta portaria vão ser apresentados durante a cerimónia de entrega de prémios de mérito desportivo de 2013, que deverá decorrer a 28 de fevereiro.

O secretário de Estado explicou que, e ao contrário do que acontece atualmente, com a nova portaria os atletas vão passar a receber o mesmo do que os treinadores e clubes.