“O DESPACHO DÁ-NOS RAZÃO” – VITOR FÉLIX

Image

Jornal O JOGO – sem link

1. O despacho que considera todos os barcos individuais dá razão à canoagem?

Este despacho só vem dar razão à Federação Portuguesa de Canoagem e àquilo que era reivindicado pelo meu antecessor, Mário Santos. É uma ambição nossa repor a justiça naquilo que diz respeito à comparticipação financeira de uma medalha, a única alcançada em Londres’2012. Espero que este despacho também venha repor a verdade e a justiça.

2. Sabe se é uma situação que pode ser invertida?

Na altura, eles tiveram de dividir o prémio por uma má interpretação da Lei. Foi uma situação criada e espero que se venha a clarificar de uma vez por todas o valor devido aos atletas. Há a questão da retroactividade ou não. Não sei se é possível… Mas quero dizer que a Federação vai desde já pedir esclarecimento à SEJD e ao IPDJ, para reclamar o devido pagamento.

3. Por exemplo, o K4 foi vice-campeão da Europa na época passada. Será considerado individual e todos receberão o prémio por inteiro?

As pessoas estão muito focadas no caso da medalha olímpica. A interpretação que fazemos é que também essa medalha [no Europeu] deve ser recompensada como individual e não como colectiva.

Ver também:

FEDERAÇÃO RECLAMA PRÉMIO DE LONDRES’12 PARA F.PIMENTA E E.SILVA

VENHA O PRÉMIO POR INTEIRO – LONDRES’2012

VENHA O PRÉMIO POR INTEIRO – LONDRES’2012

Image

Jornal O JOGO – sem link

Há cerca de um ano, Fernando Pimenta e Emanuel Silva só receberam 50% do prémio referente à medalha de prata obtida na prova de K2 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Londres’2012, pois o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) considerou o êxito colectivo, ainda que a canoagem seja considerada modalidade individual. Conforme estabelece a portaria 211/98 (ainda em escudos), cada um recebeu metade dos 22500 euros de uma medalha individual. Com a publicação despacho, o presidente da Federação, Vítor Félix, já adiantou que vai pedir esclarecimentos para saber se o despacho terá efeitos retroactivos, que permitam a Pimenta e Emanuel receber a verba por inteiro. No entanto, Paulo Marcolino, entende que o novo documento “não tem por objecto regulamentar a atribuição de prémios de mérito desportivos, contemplados noutro diploma legal, e por isso não se relacionarem”.

IV FASE DA LIGA IBÉRICA KAYAK-POLO – BEJA 8 FEVEREIRO

Image

Realiza-se este sábado, 8 de Fevereiro, a 4ª fase da Liga Ibérica de Kayak-Polo, na piscina municipal de Beja.

Organizado pela Associação Pagaia Sul de Beja, o torneio contará com a presença de várias equipas de Portugal e Espanha.