PORTUGAL MELHOR DESTINO DO MUNDO PARA CANOAGEM

Image

Vista aérea Montebelo Aguieira Lake & Resort – Foto NELO Kayaks

A canoagem mundial muda-se para o nosso país a partir do próximo mês, alojando-se nos Centros de treino Nelo. São 700 atletas de alta competição por ano e um encaixe de dois milhões. A modalidade é uma fonte de receita turística que poucos conhecem.

Eles começam a chegar a partir da próxima semana. Só na barragem da Aguieira, e entre russos, polacos, eslovacos, checos e portugueses, irão atingir a centena. É o início dos treinos de água da maioria das grandes seleções e o principal destino está escolhido há vários anos: Portugal.

Os Centros de Treino Nelo, que começaram a surgir desde 2004 por iniciativa do maior construtor mundial de caiaques de competição, transformaram o nosso país num dos mais procurados em todo o mundo e de longe no preferido das equipas europeias durante o inverno. Ao longo do ano, somos visitados por cerca de um milhar de atletas de alta competição, aquilo que André Santos, responsável da Nelo, considera «um interessante nicho de mercado para o turismo». E que representa quase dois milhões de euros de rendimentos diretos!

«A ideia de criar centros de estágio não foi nossa, mas dos atletas que cá vinham buscar e fazer afinações das embarcações. Começaram a perguntar porque não criávamos condições para cá ficarem mais tempo», recorda André Santos. Foi assim que nasceu o centro de treino do Porto Antigo, em 2004, em Cinfães, «uma das mais espantosas zonas de Portugal, pela água do Douro e pelo clima», diz.

Atualmente, a Nelo tem centros em Castelo de Paiva, o maior deles na Aguieira, perto de Mortágua, um, mais a sul, em Vila Nova de Milfontes e abriu recentemente outro em Cuba. Curiosamente, o objetivo nem é o negócio. «O que ganhamos nos centros de treino é reinvestido neles. O nosso negócio são os barcos e tudo o resto é uma forma de aumentar a aproximação aos atletas. Quem vem a Portugal e utiliza um barco Nelo não só vai querer voltar como ficará cliente. Os russos estagiam no nosso país desde 2004, sem falhas», narra André Santos, deixando claro que é a sua empresa a aumentar as vantagens do nosso país face ao maior problema da canoagem: os barcos, com comprimentos a partir dos 5,20 metros, não andam de avião.

«Quem vem estagiar para Portugal tem transfer desde o aeroporto, 300 barcos nossos prontos a utilizar, 20 barcos a motor para os treinadores, hotéis com tarifas acessíveis – na Aguieira, onde se instalam num resort de luxo da Visabeira, pagam cerca de metade da tarifa -, ginásios preparados para atletas de alta competição e serviço de massagem. Em nenhum outro país existe algo assim. Somos os melhores da Europa», garante André Santos.

E também os mais procurados, acrescentamos nós, com Emanuel Silva, já com três Jogos Olímpicos no currículo, a concordar. «Na Europa não conheço nada igual. Se a prioridade for o bom tempo, nesta altura do ano podemos ter Cuba ou a Florida, mas são destinos caros. Aqui, mesmo de chuva, o tempo é sempre espetacular para uma equipa como a russa. E não faltam locais para escolher», garante.

Se Espanha e Itália também têm centros de treino bem conhecidos, André Santos garante que «não se comparam com Portugal, sobretudo porque aos outros falta um fabricante da dimensão da Nelo, que resolva os pequenos problemas dos atletas, e também porque em Portugal há sempre um aeroporto a uma hora de viagem; em Espanha, Madrid fica a quatro ou cinco horas».

Mas o responsável da empresa de embarcações não limita as vantagens do nosso país à canoagem. «O remo tem um projeto interessante em Avis e o Algarve enche com equipas de futebol. A alta competição enquanto componente turística é um mercado interessante e a que o país nem sempre dá atenção. Há pequenas falhas. Era preciso apoio, e nem falo de dinheiro. As barragens do Alentejo têm lençóis de água fantásticos, mas não permitem barcos a motor. Logo aí, impedem o treino de equipas de competição», alerta.

Diário Digital com Lusa

Um pensamento em “PORTUGAL MELHOR DESTINO DO MUNDO PARA CANOAGEM”

Deixe um comentário