FERNANDO PIMENTA INSPIRA CRIANÇAS EM VIANA DO CASTELO

Image

Foto do facebook do Fernando Pimenta

Hoje, o campeão Fernando Pimenta deslocou-se a duas escolas em Viana do Castelo, onde inspirou as crianças, falando sobre a canoagem e a sua experiência enquanto atleta olímpico. Vídeo da medalha de prata alcançada em Londres’12 AQUI.

“Hoje fui a duas escolas em Viana do Castelo para falar sobre canoagem. É sempre uma boa experiência ensinar algo aos jovens sobre o meu desporto. Talvez um deles possa vir a ser um olímpico.
Quando vi a sala de aula lembrei-me de quando era um jovem estudante com um sonho…”

Fernando Pimenta

TRÉGUAS À VISTA – Teresa Portela e Ryszard Hoppe

20140123-144825.jpg

A canoísta Teresa Portela e o selecionador Ryszard Hoppe sentaram-se à mesa pela primeira vez desde junho, altura em que a atleta bateu com a porta e recusou ir ao Mundial, alegando incompatibilidade com o treinador polaco.

Ontem, em cima da mesa, estiveram os critérios de quem levará o K1 ao Europeu da Alemanha, em julho, e ao Mundial da Rússia, em agosto. Foi em Montemor-o-Velho, onde a Seleção feminina se encontra a estagiar, que a atleta do Benfica reencontrou o técnico.

«Tivemos uma conversa que não foi decisiva, mas foi a primeira de muitas. Pelo menos foi a isso que nos propusemos. Foi um princípio e a primeira que tive com Ryszard Hoppe. Combinámos que não iríamos falar mais sobre o que se passou e cada um fica com a sua opinião, independentemente do que aconteceu», acrescentou a atleta do Benfica que, ontem, se juntou às suas companheiras de Seleção pela primeira vez desde junho.

«Tenho tido contacto com elas e, talvez por isso, senti que, apesar de não ter estado estes meses todos, foi normal», revelou satisfeita e pronta para competir.

«Quero continuar a competir a nível internacional por Portugal e, sim, espero estar no Europeu e no Mundial», assumiu a benfiquista, que pretende competir em K1. “É isso que quero, mas tenho de trabalhar para isso.”

E, para já, esse trabalho será feito de forma individual até abril, conforme a atleta pediu, opção que pode também ser de qualquer outro canoísta, de acordo com os novos regulamentos federativos. Em Abril, porque é entre os dias 11 e 13, em Montemor-o-Velho precisamente, que se realiza a Taça de Portugal, primeira prova de selecção de atletas e embarcações. Depois desta, duas outras oportunidades servirão para a Selecção: a Taça do Mundo em Racice (R. Checa), de 16 a 18 de Maio, e a Taça do Mundo de Piestany (Eslováquia). “Quem vencer duas destas provas conquista o direito de estar no Mundial e no Europeu”, esclarecer Ricardo Machado, o vice-presidente que apadrinhou o reencontro de Portela e Hoppe.

“Os dois melhores barcos serão os escolhidos”. Na conversa com a Teresa foram explicados os objectivos definido para a equipa e as condições de integração. Foi uma conversa cordial, cada um tem o seu papel e está clara qual é a sua função. A Teresa tem os seus objectivos e a equipa também. “Tem de haver vontade e conciliação de interesses”, explicou o dirigente, que ainda equaciona a presença de um K4 500 metros nas competições de verão.

JORNAL A BOLA 23/01/2013